Especiais

Empresas que caçoam da Nintendo

A Nintendo é uma empresa de sucesso incontestável que pode gerar um sentimento de raiva e rancor nas concorrentes. A primeira grande “rixa” da empresa foi com a Sega, lá nos anos 80 e 90. Hoje em dia as duas são parceiras e suas mascotes dividem espaço num mesmo título. Atualmente é com a Sony as trocas de farpas.

E nesses anos todos de estrada podemos presenciar várias empresas “alfinetando” e caçoando da Big N em comerciais e propagandas (alguns até bem engraçados e criativos). Vamos ver alguns exemplos abaixo.

Vamos começar com um exemplo mais atual, par deixar num contexto moderno. Vejam abaixo o comercial da Activision, uma empresa que dá suporte à todos os consoles da Nintendo, mas que não perdem a piada, comparando o recente game de corrida Blur para PC, Xbox360 e PS3, com Mario Kart (com direito a soco nas bolas):

Mas em se tratando de “zoar” com a Nintendo, a Activision é ainda uma amadora. Vamos pegar a pioneira Sega, que nos anos 90 investiu pesado em propagandas anti-Nintendo.

Assista abaixo, um dos mais clássicos comerciais do gênero de 1990 “Genesis Does What Nintendon’t” (havia outros, com o mesmo tema, mas com jogos diferentes – além das propagandas impressas em revistas, com o famoso slogan):

Uma coisa eu digo, o cara que compôs esse jingle fez um ótimo trabalho, a música gruda igual chicletes! Além do mais o video conta com nomes de peso americanos da época, como o campeão de boxe James Buster Douglas (na época um jogo em resposta do Mike Tyson’s Punch-Out da Nintendo – detalhe que Douglas havia recentemente derrotado o ‘imbatível’ Mike Tyson e a Sega aproveitou para usar isso em suas propagandas), o jogador de futebol americano Joe Montana e o cantor Michael Jackson.

Quer mais um? Que tal um comercial comparando a velocidade de processamento do Mega Drive com o do Super Nintendo? A vítima novamente é Mario Kart:

Mas é claro que o símbolo da Sega não poderia ficar de fora e também tirou uma casquinha da Big N. O jogo Sonic sendo comparado com o Super Mario World (e reparem na diferença de valores dos dois consoles em destaque):

Fala sério, esses comerciais antigos eram sensacionais não? Mas os comerciais não se restringiam ao Mega Drive, os outros consoles da empresa também entravam na dança, como o portátil Game Gear (esse comercial é muito hilário).

E o Sega CD, com um cara negro nervoso perguntando “Você ainda não tem um Sega CD? O que está esperando? A Nintendo fabricar um?”.

Mas não era só a Sega não. A Atari também quis tirar uma da cara da Nintendo quando lançou o seu portátil, o Lynx, que era bem poderoso mesmo. Aqui podemos ver o cara perguntando “Você vai sempre comprar o mesmo Game, Garoto (Boy)?”. Também tinha propagandas impressas em revistas, comparando os dois.

Até a Square Enix, quando “brigou” com a Nintendo, fez sua provocação com o lançamento de Final Fantasy VII, para o PlayStation, sugerindo que a empresa deveria ser executada. Confira na propaganda abaixo, com o canhão apontado (certamente para a sede da Nintendo) e com a frase: “Alguém por favor dê aos caras que fazem games em cartucho um cigarro e uma venda”.

Caso você não saiba, a Square na época tinha planos de lançar um Final Fantasy VII para o N64, mas como o projeto era muito ambicioso e o console ainda usava os ultrapassados cartuchos, a empresa mudou o projeto para o PlayStation, deixando milhões de nintendistas furiosos e gerando essa obra-prima das propagandas acima. Mas atualmente a Square Enix voltou a produzir games para a Nintendo. Sem rancores.

Crash Bandicoot, antigo mascote da Sony, também se divertiu às custas da Big N. Crash chega à casa de Mario falando “Hey encanador, bigodudo, o seu pior pesadelo chegou. Saca só isso aqui, o que você acha disso?”, e então começa a falar do seu jogo.

Mas isso foi tempos atrás. Os jogos do Crash agora também estão nas plataformas Nintendo. Mas a Sony arranjou recentemente uma nova mascote, o personagem fictício Kevin Butler para propagandas do PlayStation 3. No comercial abaixo podemos ver ele falando que está no futuro e que o PlayStation Move é um grande sucesso comercial e tirando sarro do Nintendo Wii (e do Kinect também – pew pew pew):

E então, em quanto tempo Kevin Butler estará aparecendo nos consoles Nintendo? 2016 talvez?

Claro que tirar sarro da Nintendo é engraçado, mesmo que ela tenha esmagado a maioria de seus rivais e esteja hoje na liderança do mercado de videogames. com mais de 70 milhões de unidades de Wii vendidos no mundo. E de vez em quando a Nintendo dá o troco nos comerciais, apesar deles serem meio sem graça e não tão provocativos como os dos concorrentes. Mas ela se superou com esse aqui embaixo, quando do lançamento do Wii (na verdade uma paródia dos comercias do Get a Mac da Apple), e um ótimo video para finalizar esse post.

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!