Análises

Golden Axe

Legendário. Clássico. Atemporal.

Um dos maiores clássicos da história dos videogames 

Se a palavra “clássico” algum dia precisar de uma nova definição, então que essa seja “Golden Axe”. O clássico dos clássicos, o preferido de muitos jogadores da “velha guarda“. Muito antes de “Street Fighter II” ganhar uma versão doméstica, “Golden Axe” era lançado como um dos primeiros games do Mega Drive e que mostrava o que um 16 Bits podia fazer. Lembro a primeira vez que joguei “Golden Axe”: perto da minha antiga escola havia um barzinho com fliperamas (coisa comum na época, hoje em dia só em shoppings,  e olha lá) e eu sempre passava pra dar uma jogadinha no fliper das “Tartarugas Ninjas“. Certo um dia tinha um fliperama novo, era “Golden Axe”. Rapidamente o jogo chamou a minha atenção pelos seus gráficos no estilo “Conan“, e as suas magias e personagens pitorescos. Pouco tempo depois eu comprei um Mega Drive (japonês) e uma das fitas que veio junto era justamente o “Golden Axe”, em uma conversão quase perfeita do arcade. “Golden Axe” é um dos melhores e mais recordados arcades da história. Embarque nesse fantástico game de fantasia com personagens que poderiam ter sido tirados de filmes como “Conan” e “O Senhor dos Anéis”, escolha um dos 3 guerreiros e detone as tropas de Death Adder!

arcade vs mega drive

 

A lei da espada e da força anim_tyris_turningslash1.gif

1064199164-01.gif

Nossa história acontece em um lugar onde a magia e a lei da espada dominam, um mundo selvagem de bárbaros, guerreiros e magos onde apenas os mais fortes sobrevivem. Este lugar chama-se Yuria, uma estranha terra possuída pela destruição, ganância e barbarismo do terrível opressor Death Adder.

Suas tropas maléficas invadiram inúmeras vilas, destruindo e matando inocentes. O próprio Death Adder já massacrou milhares de pessoas para conquistar Yuria. Não satisfeito, ele raptou o rei e a sua filha, apenas para demonstrar a sua força e que ninguém podia impedi-lo. Ele ainda se apoderou do legendário machado Golden Axe, símbolo de Yuria e que garante poder incrível para o quem possuir. Death Adder é agora praticamente invencível, e somente os mais fortes e corajosos guerreiros poderiam ao menos tentar em pensar em desafiá-lo. É quando aparecem três destemidos guerreiros dispostos a tal propósito:

Ax-Battler o terrível bárbaro (e parente do Conan) chegou das altas colinas com força e coragem para enfrentar qualquer inimigo. Usando uma pesada espada, ele procura por vingança pela morte de sua mãe. E ele não irá descansar até encontrar o assassino, Death Adder. Além da espada, ele também usa magias baseadas em Earth.

Tyris-Flare, a amazona, veio das profundas florestas para encontrar o opressor maligno, é a última sobrevivente da sua tribo nas florestas. Ela viu seus pais serem massacrados por Death Adder e agora ela jurou vingança e só irá descansar depois de matá-lo com as suas próprias mãos. O poder da mágica é forte nela, que possui controle total sobre o elemental Fire.

Gilius Thunderhead, o anão, vindo das minas de Wolud onde seu irmão foi cruelmente assassinado por Death Adder. Manejando um mortal machado, Gilius é um adversário perigoso em busca de vingança. Ele controla as magias do elemental Thunder.

Estes três guerreiros, assim como muitos outros, perderam seus entes queridos para a tirania e poder maléfico de Death Adder. E agora eles juraram se vingar, mesmo que custe as suas vidas. E juntos talvez eles tenham uma chance.

O desafio está apenas começando, para derrotar Death Adder eles terão que atacar todo o seu exército de soldados e feras, viajar por uma perigosa rota até o seu castelo, derrotar Death Adder Jr., e então encarar o mais mortal de todos os inimigos: Death Adder.

Gráficosax.gif

3.gif

Uma conversão quase perfeita dos arcades para a tela do Mega Drive. Os gráficos e visuais do game estão muito bons, ainda mais se comparados com outros games da mesma época. Os sprites dos personagens são excelentes, grandes e cheios de detalhes e animação.

Você vai passear em cenários dignos de filmes do Conan, como florestas, vilas, penhascos, castelos e calabouços, sem dizer que você vai andar nas costas de uma tartaruga e águia gigantes. Para completar, você ainda terá inimigos pela frente, como os brutamontes Twin Brutes, cavaleiros, amazonas e esqueletos.

A variedade não é muito grande, é verdade. Muitos deles voltam com cores de roupas diferentes e mais fortes, mas pelo menos eles são bem interessante e isso não vai estragar a sua diversão. Cada um dos três personagens possuem golpes, força, velocidade e magias em níveis diferentes, e cada nível de magia tem a sua animação. As magias da Tyris, baseadas no Fire são as mais legais e as mais fortes.anim_gaxe_tyrissummondragon.gif

Falando em Tyris Flare, os marmanjos irão gostar das animações da moça, que usa um “bikini” super hiper mega curto, mostrando aquela bela bunda para alegria dos mais tarados. Além da bunda da Tyris, as magias também possuem belas animações, especialmente as magias de fogo da amazona, sendo a mais forte um Dragão que aparece na tela tostando todo mundo. Mas vale a pena usar os outros níveis de magia apenas para ver as animações.

Dê uma olhada no que te aguarda pelo caminho:

Nas Florestas – onde você começa sua jornada e onde você fica sabendo da patética morte de seu amigo “Alex” (no arcade ele até aparece todo arrebentado para falar umas últimas palavras) e é aqui que você vai começar a encontrar os soldados de Death Adder, que não são muito inteligentes mas são numerosos.

Alex se foi, mas você continua aqui. Dê umas bicudas nos duendes pra pegar poções

Turtle Village – você continua seu caminho passando por uma vila, onde tropas sanguinárias o aguardam. Pegue os bichinhos como o dragão e vá abrindo caminho metendo fogo em todo mundo que aparecer na frente.


Faça bom uso dos penhascos, esse aí em cima já era. Não vá assustar os “vileiros” com o seu dragãozinho

Cruzando a Turtle Island – nessa fase em forma de tartaruga tem uma ponte quebrada no caminho. Jogue os inimigos lá e seja feliz. Mais adiante 2 grandalhões e um cavaleiro para enfrentar.

pule esse troço e vá ao encontro do cavaleiro de armadura do outro lado

Na Eagle Island – Você vai estar numa ilha com forma de águia gigante. Pelo caminho esqueletos irão levantar das suas covas para te pentelhar, e eles são bem chatos, muito cuidado ao enfrentá-los.

Use o terreno como vantagem, disperse os inimigos. Não tenha dó dos esqueletos e bata sem piedade

To the Palace – você está quase chegando ao castelo de Death Adder, passando por uma ponte onde você vai enfrentar mais esqueletos, amazonas e dinos cuspidores de bolas de fogo (hadouken).

Jogue esses monte de ossos no penhascos, no final dois cavaleiros te aguardam

Portões do Castelo – Você finalmente chegou aos portões principais do castelo. Derrote os animais que aparecerem na tua frente e encare Death Adder Jr (exclusivo do Mega Drive) e salve o rei e a princesa.

O grandão vai vir pra cima, dê uma bem no saco dele. Depois Jr. aparece para brincar

The Dungeon – Depois de salvar o rei e a princesa, eles te dirão que há outro cara mais fodão no comando das coisas. Passe pelos portões e vá até os calabouços (fase exclusiva do MD). No final Death Adder em pessoa estará te esperando em seu trono. Depois é só pegar uma taça de hidromel, mulheres e comemorar a vitória.

duas fases extras que não tem no arcade, prepare-se para enfrentar Death Adder

Músicas gilius.gif

1050068990-00.gif

As músicas, com temas “mitológicos” e medievais encaixam-se perfeitamente com o game, e são excelentes, poderiam até fazer parte da trilha sonora do Conan (ou Escorpião Rei, só pra citar outro) com temas memoráveis no melhor estilo “herói” que irá embalá-lo para destruir os soldados de Death Adder.

Os sons de efeitos são bacanas, não são excelentes, mas dão conta do recado direitinho, com sons de espadas, magias e dos bichos.

O Sega CD ganhou uma versão de Golden Axe, quase totalmente idêntico ao cartucho, a única diferença estava na trilha sonora e sons de efeitos, que agora estavam com qualidade digital.

Confira a inspiradíssima trilha sonora abaixo: g1.gif

quem poderia pensar em fazer mal a tão adorável garota?

Jogabilidade sprite_tyrisflare_cap_magicuse.png

1048691490-00.gif

A jogabilidade é perfeita, direto dos arcades para o controle do Mega Drive. Os comandos são simples e eficazes, você pode dar pulos, ataques, correr e magias. Pode até fazer alguns mini combos se souber bem usar o botão de ataque. Além disso você ainda pode controlar uns “dinos” chamados Bizarrians, que são os bichinhos de estimação de Death Adder que seus soldados usam. Alguns Bizarrians possuem ataques mortais com a cauda, enquanto outros cospem fogo ou bolas de fogo.

Você ainda vai encontrar pelo caminho uns duendes que carregam sacos de poções mágicas. Dê uns pontapés neles que eles te liberam poções de magia ou pedaços de carne para recuperar sua energia. Durante sua jornada, você vai parar para descansar durante a noite. Enquanto você está dormindo, os duendes malinhas irão vir sorrateiramente surrupiar suas poções de magia.

O game ainda possui duas fases a mais do que o arcade e dois modos extras para se jogar, além do arcade mode: o begginer mode, que é uma versão mais curta e mais fácil do jogo e o duel mode, que jogado por um jogador irá enfrentar 12 lutas seguidas com os soldados de Death Adder, e se for de dois jogadores, uma luta normal até um dos dois morrer.

E claro, não vamos esquecer o mais importante: o jogo é compatível para dois jogadores simultâneos, o que vai render muito mais diversão! Arranje um colega para distribuírem espadadas e machadadas juntos, correndo o risco de um acertar o outro (eu por exemplo adorava jogar os meus colegas dos penhascos).

com dois jogadores a diversão é mais do que garantida

Death Adder

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!