Análises

Soul Calibur IV

Espadas e sabres-laser neste belíssimo jogo de luta –

Uma das franquias de luta mais celebrada dos videogames, Soul Calibur chegou à sua quarta edição para Playstation 3 e Xbox 360 em 2008. Como esquecer da antológica abertura do primeiro game, ainda conhecido como Soul Edge, lançado para Playstation em 1996 (com a música de abertura “to love, to shine”). Mas a grande popularidade foi alcançada quando a versão de Dreamcast foi lançada, há quase 10 anos. De lá para cá a série ficou bem conhecida e gerou uma grande expectativa no lançamento de Soul Calibur IV. Eram trailers lindíssimos que saiam, imagens que chamavam a atenção do seu belíssimo character design, eram personagens antigos e idolatrados que voltavam e personagens novos e exclusivos trazidos direto do universo de Star Wars (afinal, um jogo em que o forte são as espadas, estava demorando para aparecer uns sabres lasers, para a nossa alegria). Confira agora se Soul Calibur IV atendeu às expectativas ou não.

ws_Soul_Calibur_4_1920x1200

Visuais Espetaculares

Com certeza a primeira coisa que você irá notar quando colocar o aguardado disquinho na bandeja do seu console será os gráficos, que simplesmente atingem a perfeição. Percebe-se um tremendo cuidado e dedicação com um visual de deixar qualquer um de queixo caído, com o grande destaque para o design dos personagens, com uma modelagem e movimentação sensacionais. Simplesmente lindos e merecedores de aplausos e admiração.

Não é aquela coisa realística, como podemos ver em Metal Gear Solid IV, mas sim uma arte de mangás/animês estilizados numa obra de arte. Os personagens são muito bem construídos, sua movimentação pela tela é bem graciosa e fluída. Tudo impressiona, desde os fios de cabelos balançando no ar ao brilho das armaduras e espadas. Tudo é muito bem feito, roupas, pele, iluminação, cenários…. tudo com muita beleza e bom gosto da arte oriental. Você vai se impressionar com a riqueza de detalhes das roupas/armaduras dos personagens e com a ambientação dos cenários que possuem características de cada lutador.

E para a alegria dos barbudos, temos uma quantidade bastante considerável de personagens femininas…. uma melhor que a outra! Esqueçam de Dead or Alive, depois de ver as belas “deusas gregas” como Shophitia, Cassandra e Ivy, balançando os seus “atributos” (espadas? Onde?) você certamente estará com um sorrisão no rosto.

dieci-donne-videoludiche-di-un-certo-livello_4ph4

Soul-calibur-41

Soul-Calibur-IV

Mas outros personagens que merecem destaque (apesar de não serem mulheres), são as celebridades de Hollywood especialmente convidadas: Yoda (Xbox 360), Darth Vader (PS3) e o Aprendiz de Darth Vader (personagem principal do jogo Star Wars: The Force Unleashed) em ambos os consoles. Todos os três estão muito bem equilibrados (não sendo apelativos) e incrivelmente animados e fiéis aos filmes. Você fã de Star Wars, pode ficar relaxado que a Namco fez um trabalho de primeira nos personagens da famosa franquia de George Lucas. Que a força esteja com você!

soul-calibur-iv-yoda

Trilha Sonora

Outro aspecto que sempre teve uma produção toda especial na série, é a trilha sonora e os efeitos sonoros. Seguindo a tradição, o gamer pode esperar por temas orquestrados de uma qualidade sem igual. É até meio irônico, um jogo de luta selvagem, com duelos de espadas até a morte, embalados por um tema épico algumas vezes até meio leve e tranqüilo, mas certamente com uma qualidade indiscutível.

Cada personagem possui o seu tema musical, e isso inclui os personagens de Star Wars. Destaque especialíssimo para o tema do Aprendiz, Duel of Fates, que é a belíssima trilha composta por John Williams para o filme A Ameaça Fantasma (tema de Darth Maul). Um combate com o Aprendiz versus Yoda com essa música de fundo no hangar de um cruzador imperial é realmente fenomenal!
Destaque também para os efeitos sonoros, muito bem aplicados e variados. Golpes variados possuem efeitos sonoros diferentes, são espadas que se chocam, armaduras que se quebram, sons dos cenários ao fundo. Perfeito.

E para fechar com chave de ouro a parte sonora, não poderia faltar uma ótima dublagem. Aqui você pode escolher entre a dublagem em japonês (impecável, como sempre) ou em inglês, não tão boa, mas que em compensação traz Yoda e Vader com interpretações muito mais realistas e empolgantes.

sc4-s2

Jogabilidade

A jogabilidade traz algumas inovações. Em comparação com SC III, ele está mais lento e técnico, mas bastante semelhante, com uma vasta lista de golpes para cada lutador. Falando nisso, você pode escolher entre mais de 30 personagens, todos muito bem feitos e com histórias de pano de fundo que os deixam mais interessantes e carismáticos (outro ponto forte da série, contar com detalhes a história de cada personagem).

maxresdefault

Uma novidade interessante é o sistema de dano das armaduras, que podem ser destruídas, se você ficar defendendo o tempo todo, mas que não altera muito a dinâmica das lutas. Alguns combos da versão antiga ainda funcionam, outros são totalmente novos e com timing variado, mas não tão precisos como nos jogos anteriores, o que torna uma boa opção para os iniciantes, mas pode acabar frustrando os jogadores hardcore. Com um pouco de treino será possível extrair o máximo de todos os personagens disponíveis.

sc4-s6

Temos também o Critical Finish, um golpe bem difícil de se aplicar, mas que pune de forma mais severa àqueles que não atacam.
O game ainda permite a edição dos lutadores selecionáveis ou a criação de novos personagens, oferecendo bastantes opções para você criar o seu lutador (infelizmente não dá para se criar Jedis). Com empenho você poderá reproduzir alguns personagens famosos do mundo dos games e cinema. No youtube já há vídeos com o Mario, Solid Snake, Link, Sub Zero, entre outros.
Além do modo Arcade, em que você deve derrotar oito oponentes, há o modo Story (ótimo para se inteirar na história de cada personagem) e o interessante Tower of Lost Souls, um modo especial para destravar equipamentos para personagens. Nada de muito inovador nesta área, infelizmente.

Com os vários personagens e golpes novos disponíveis, o fator replay é muito bom para um jogo de luta, que também está disponível via online.

83

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!