Análises

Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time Re-Shelled

Na época áurea do Playstation 2 a Konami, ainda detentora dos direitos, anunciou um game, que seria o primeiro dentre três, das Tartarugas Ninja. Eu, fã assumido das Tartarugas, dadas os maravilhosos games das décadas de 80 e 90 fiquei extasiado. As imagens era liberadas e a coisa ficava melhor ainda, pois tudo parecia correr bem, ora, a Konami, ela mesma, tinha produzido os games antigos afinal. Ninguém conhecia a franquia como ela.

O game saiu e alguma coisa aconteceu pois o game não era nem sombra dos antigos. E a coisa foi somente piorando a cada novo game das “cascudas ninja mutantes” que foram lançados desde então, sejam versões para Playstation 2, para Wii….

Veio a nova geração e seus games vendidos digitalmente. A franquia mudou de dona, saiu da Konami e veio parar na UbiSoft (que também já fez porcarias com a franquia) e eis que um game que parecia trazer as Tartarugas Ninja de volta a um bom game. O projeto parecia simples, dar uma maquiada no visual de um dos maiores games da geração dos anos 90, TMNT: Turtles in Time. Pense, um game com a mesma jogabilidade fantástica do original, com um visual moderno, seria algo para jogador Old School nenhum botar defeito.

Assim veio TMNT: Re-Shelled, e com ele, mais um game, o primeiro game atual, para a minha “secção” “Trash Games”. Dura realidade…


Feliz e contente com meu Playstation 3 que adquiri, passando da hora aliás, imediatamente corri atrás de alguns games para comprar via PSN Store, tanto para conhecer como funcionava o sistema, como para ter em meu HD games com espírito Old School repaginados, ou não.

Adquiri três games da PSN, o fabuloso 1942: Join Strike, o magnífico Super Street Fighter 2 Turbo HD Remix e o game que aqui será tratado, Teenage Mutant Ninja Turtles: Re-Shelled, afinal, queria muito jogar esse game das Tartarugas, apesar de algumas criticas ruins que vi por ai.

O game começa muito bem, musica clássica “repaginada”, menus iniciais belos e atraentes. Tela de seleção das tartarugas, agora com informações sobre pontos fortes e fracos de cada um dos anfíbios ninja…

Tartaruga selecionada.

Big Aplle 3AM”

A narração mudou um pouco, mas nada que incomodasse, afinal lá estava a silhueta do chefe girando, assim como no original. Todo o clima me levava a momentos nostálgicos, até ali tudo ocorria exatamente como eu esperava. Até que o game começa e as decepções suplantam minha nostalgia e esperanças.

Como o esperado, TMNT: Re-Shelled é o antigo Turtles in Time para Arcades refeito em um visual mais moderno, tridimensional, visando, além de trazer para si os jogadores da valha guarda, angariar gamers atuais devido à sua estética moderninha.

O visual do game, por se tratar de um game de distribuição digital da PSN está em um bom nível. Tartarugas bem representadas, assim como os inimigos e cenários. Os cenários, obviamente, tentando trazer ao máximo o clima que o game original o tinha.

Apesar de não ter um visual ruim, nesse aspecto ele tem dois deméritos terríveis, que ironicamente, o teria sendo o game belo ou não. O primeiro demérito é no quesito originalidade, pois a equipe de produção não se esmerou em momento algum em tentar trazer algo novo e interessante, tão somente pegou o que já existia e deu um “banho de loja”. O segundo demérito é o game não ter todo o teor artístico que o original o tinha, afinal, o game original era lindíssimo para sua época, com animações deslumbrantes, enquanto Re-Shelled é tão somente “na média”.


O visual do game nem é o problema na verdade, o problema aqui é outro. O problema aqui é com o controle na mão.

Desde o momento em que o primeiro inimigo aparece na tela a estranheza vem à tona. Apesar de o jogo responder com precisão e pontualidade aos comandos efetuados, a jogabilidade de Re-Shelled é muito atabalhoada.

As sequências de ataques de cada uma das tartarugas não possuem um fim, enquanto o jogador estiver pressionando o botão de bater, ela continuará a repetir os mesmos poucos movimentos de pancada ininterruptamente. Provavelmente isso ocorre para que seja possível derrotar todos os inimigos que aparecem na tela simultaneamente, que são muitos, mas muitos mesmo, muito mais do que em Turtles in Time. Tantos inimigos aliás inutilmente, pois são passivos e praticamente vão em direção ao jogador para apanhar tão somente. Você, jogador do game original, jogador Old School, vai finalizar esse game cochilando!

A sensação de impacto quando se acerta os inimigos também não é boa, dando a sensação de que não estamos acertando nada.

A locomoção das tartarugas também não é muito boa, em especial se estiver jogando com quatro jogadores simultâneos, pois dessa forma tudo fica congestionado demais, uma verdadeira bagunça. Isso acontece especialmente devido ao pequeno espaço para locomoção que temos nos cenários, substancialmente reduzido se comparado com Turtles in Time.

Esses problemas citados acima somados, não permitem que todos os aspectos da jogabilidade encontrem um “termo” em comum, tornando a experiência de se jogar Re-Shelled muito decepcionante, em especial, para os gamers que já experimentaram Turtles in Time.

O modo de se jogar não foi alterado, e o padrão dos botões de ação é o mesmo: Um botão ataca, um salta e ambos juntos realizam um ataque mais forte, mas que consome um pouco de vida do jogador.


O pacote auditivo do game é competente, e assim como no aspecto visual, tenta conquistar o jogador das antigas, chegando mais próximo desse intento aqui.

Os efeitos sonoros seguram bem a onda, assim como Turtles in Time o seguravam. Já com relação à trilha sonora, mais uma decepção. As composições, em sua totalidade as mesmas musicas de Turtles in Time remixadas (ou repaginadas, como preferir) não fazem jus ao original. Todas as trilhas aqui, eu quando eu digo todas, eu digo todas mesmo, são inferiores às de Turtles in Time. Deixando claro aqui que quando digo que são inferiores, estou falando de qualidade de composição, e não de qualidade de som, por motivos dedutíveis.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Re-Shelled foi mais uma ótima oportunidade desperdiçada de trazer as Tartarugas Ninja de volta ao mundo dos games em grande estilo. A única coisa, dado o trabalho final da Ubi Soft nesse game, que seria feito a contento, se possível ter sido feito fosse, seria a inclusão de Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time como um bônus para quem adquirisse Re-Shelled, mas como o original é da Konami, nem mesmo desse ponto positivo Re-Shelled “sofre”.

O única destaque aqui fica por conta da jogatina online fluir bem, mas não que seja bom jogar Re-Shelled, seja online, seja offline. Alias, das duas estrelas que dei como nota para o game, uma é devido a estabilidade do jogo online, a outra é por ter me recordado de como o game original é bom e ir no meu SNES jogá-lo; não é exatamente o mesmo game, mas ainda assim me muito superior a Re-Shelled.


Eduardo Farnezi

De volta como contribuidor freelancer do site GameHall, um dos fundadores do não mais existente blog Canto Gamer, fundador do blog Gamerniaco e ainda atuante nos projetos do grupo Game Champz e Agência Joystick. Gamer por paixão, cinéfilo por vocação, leitor de mangás e HQs por criação e nerd pela somatória dos fatores. Acredita que os únicos possíveis cenários de apocalipse são Zumbis e Skynet e não sai para noitadas por medo do que Segata Sanshiro pode fazer se encontrá-lo.

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