Share Button

Por estarmos extremamente empolgados com o remake de Final Fantasy VII tendo novas informações sendo divulgada aos poucos, nós da Gamehall resolvemos trazer 1 curiosidade referente a cada jogo de uma das séries de JRPG mais famosas do mundo inteiro.  Aqui vamos explorar os títulos da saga principal, desconsiderando os spin-offs, jogos para celulares, etc.

FINAL FANTASY I
Originalmente seria Fighting Fantasy

Final_Fantasy_I_Battle

Durante muitos anos houve um boato de que o primeiro título da série foi batizado de “Final Fantasy” (Fantasia Final) devido aos sucessivos fracassos da Squaresoft em lançar jogos de qualidade nos anos 80.

No entanto, o produtor de longa data da série, Hironobu Sakaguchi, confirmou que isso é apenas uma “lenda urbana”, já que originalmente o nome do jogo seria “Fighting Fantasy”, dando a possibilidade de contrair para “FF”. O problema é que já havia um livro de RPG com este nome, e para não haver disputas por direitos autorais, Sakaguchi achou melhor alterar “Fighting” para “Final”.

Mesmo assim, Final Fantasy seria o último jogo dele na Squaresoft, e caso este não fizesse sucesso, ele voltaria para a faculdade para terminar os estudos e sairia do mundo dos videogames. Porém, o game foi um fenômeno de popularidade, e Sakaguchi permaneceu na Squaresoft.

FINAL FANTASY II 
O jogo sairia no mercado americano em 1991

ff2a

De acordo com uma informação divulgada no fórum “Lost Levels”, originalmente o segundo título da franquia para o Nintendinho seria lançado nos Estados Unidos com o nome de “Final Fantasy 2: Dark Shadows over Palakia”. No entanto, a localização foi cancelada devido ao lançamento do Super Nintendo no mesmo ano.

FINAL FANTASY III
Muitos elementos apareceram aqui primeiro

ff3

Diversos elementos que passaram a aparecer regularmente na série Final Fantasy surgiram primeiramente aqui: este foi o primeiro a ter moogles (imagem); Fat Chocobo para guardar itens; foi o primeiro em que podíamos trocar livremente as profissões dos personagens, algo que veio a se repetir em jogos posteriores; e também o primeiro a ter uma música de chefe.

FINAL FANTASY IV 
Erro grave de tradução

ff4

Tanto a tradução de Final Fantasy IV quanto o VI para o Super Nintendo foram alvo de severas críticas devido a inconsistências com o enredo, e às vezes até erros de gramática. No entanto, há uma cena no Final Fantasy IV (nomeado como II no lançamento americano da época) em que Cecil apresenta Tellah como o pai do príncipe Edward, sendo que ambos os personagens não possuem parentesco.

FINAL FANTASY V
Chefe baseado na árvore Yggdrasil

ff5

Um  dos chefes do jogo (calma, sem spoilers!) lembra muito a Yggdrasil, que é a árvore que “sustenta o universo” na mitologia nórdica.

FINAL FANTASY VI
Referência a Star Wars

FF6

Na cena em que Locke resgata a Celes, caso ele esteja vestido com o uniforme de soldado do império, a Celes pergunta “Você não é um pouco pequeno para um soldado imperial?”. Essa é uma referência a um diálogo que acontece no filme Star Wars: Episódio IV – Nova Esperança, quando a Leia diz ao Luke exatamente a mesma frase quando ele está vestido como um Storm Trooper.

 FINAL FANTASY VII
O “7” não está só no título!

ff7

AVALANCHE está no setor 7 de Midgar.
O bar da Tifa é chamado 7th Heaven.
No início do jogo, sete pessoas estão perto do 7th Heaven.
Os livros da mansão Shinra formam um “VII” .
O avião vermelho do Costa Del Sol tem o “VII” pintado.
Gold Saucer tem 7 áreas de atrações.
A Ancient Forest tem 7 tesouros.
Aeris e Ifalna foram mantidas em cativeiro pelo Hojo por 7 anos.
Cloud saiu de Nibelheim para entrar na SOLDIER há 7 anos.
Tifa fica 7 dias inconsciente.
Deixando o personagem com o HP 7777, ele atinge o status All Luck 7.
Red XIII diz que o Meteoro vai chegar ao planeta em 7 dias.
Cloud chega ao nível 7 depois da primeira batalha.
A maioria dos personagens possuem 7 limit breaks, excetuando Cait Sith e Vincent.
Há sete personagens obrigatórios ao longo da história, os outros dois são opcionais.
FINAL FANTASY VIII
Fujin e Rajin originalmente seriam do jogo anterior
ff8
De acordo com uma apuração feita pelo canal Flare Gamer, os personagens Fujin e Rajin fariam parte da história de Final Fantasy VII. No entanto, ambos foram descartados devido a presença dos Turks neste jogo, tornando a presença de ambos desnecessária.
FINAL FANTASY IX 
O jogo que mais faz refências aos jogos anteriores 
ff9
Final Fantasy IX é uma espécie de “tributo” aos fãs de longa data e é visivelmente o título que os desenvolvedores mais tiveram liberdade criativa para criarem o jogo como eles queriam. Talvez por isso ele é o título que mais homenageia os jogos anteriores da série:
O Castelo de Alexandria lembra o Castelo de Cornelia do Final Fantasy I; a esposa do Cid se chama Hilda, uma referência ao nome da líder da Fynn de Final Fantasy II; a nave dos vilões, Invincible, é uma referência a aeronave homônima do terceiro título; Vivi utiliza a magia de fogo para liberar a passagem para a Ice Cavern, similar ao que a Rydia faz em Final Fantasy IV, e assim com todos os outros jogos lançados até então.
FINAL FANTASY X
Adaptando a cada cultura
ff10
Em uma das cenas mais emocionantes do jogo, Yuna diz ao Tidus que o ama. No entanto, isto é exclusivo da versão ocidental, já que na japonesa ela simplesmente agradece a ele com um “muito obrigada”. A mudança se dá pelas diferenças culturais, já que no Japão um simples agradecimento tem um “peso” muito maior que no ocidente.
FINAL FANTASY XI
Referência a Michael Jackson
final-fantasy-xi-01
O primeiro Final Fantasy de MMORPG tem a possibilidade de fazer o personagem controlável cantar a música “Heal the World. Make it a better place. For you and for me and the entire Mithran race”. Essa é uma referência a música de Michael Jackson “Heal the world”.
FINAL FANTASY XII
As espadas de Gilgamesh 
ff12
Todas as espadas do Gilgamesh são referências aos equipamentos dos protagonistas dos jogos anteriores da série.
FINAL FANTASY XIII
Lightning seria completamente diferente
ff13
No início do desenvolvimento, a protagonista Lightning seria mais sexy, porém eles resolveram mudar de ideia para ela combinar mais com uma personalidade mais séria nos mesmos moldes de Cloud Strife (FF7) e Squall Leonhart (FF8). Além disso, o cabelo dela seria prateado, mas foi mudado para rosa.
FINAL FANTASY XIV
Há um estabelecimento no Japão em referência ao jogo
ff14
Batizado em homenagem ao país que há dentro do universo de Final Fantasy XIV, Eorzea, o Eorzea Café é um estabelecimento localizado no distrito de Akihabara, em Tóquio, Japão. O local oferece réplicas dos itens do jogo, assim como todas as comidas e bebidas também referenciam os alimentos do game.