Share Button

Mega Man é uma das franquias mais queridas da Capcom, que foi deixada em hiato devido a diversos motivos, como a saída de seu co-criador Keiji Inafune, entre outras tretas. Com o lançamento de Mega Man 11 ano passado, vamos conferir uma curiosidade para cada Mega Man de sua série cânone original.

Mega Man 1 
O chefe Bond Man 

1

O primeiro Mega Man é o único da saga principal a não ter os tradicionais oito robôs, mas sim seis. Curiosamente, era planejado que o jogo tivesse, de fato, oito chefes, e o único que se tem conhecimento se chamaria “Bond Man”, que usaria uma cola como arma. Quando o MegaMan o vencesse, ele poderia deixar os inimigos temporariamente presos no lugar, similar a Ice Slasher, quando derrotamos o chefe de gelo.

No remake para PSP, há dois robôs inéditos, porém estes não possuem conexão com o BondMan. Em nota oficial, os desenvolvedores explicaram que não reviveram o chefe para manter seu status de “cult”.

Mega Man 2 
Pássaros ao invés de estrelas

Em Mega Man 2, caso você segure o botão “A” ao escolher um dos chefes, as estrelas que aparecem no céu quando apresentam o vilão se tornam passarinhos.

Mega Man 3
Salas com layouts diferentes

 3

Em uma das salas no primeiro ato das fases do Dr.Wily, há uma diferença regional. A versão japonesa (na esquerda), possui uma plataforma central com os dois itens que recuperam o armamento, enquanto na americana fica no lado direito da parede. Supõe-se que essa diferença veio para facilitar a vida dos jogadores norte americanos, sendo mais fácil de alcançar a plataforma com o Rush Jet.

 Mega Man 4
Cartucho que vale 8.000 dólares

4

Já é de conhecimento dos fãs que os chefes-robôs da série Mega Man se dão, em geral, por concursos promovidos pela Capcom no Japão. No entanto, os oito vencedores do Mega Man 4 ganharam gratuitamente um cartucho dourado do título, sendo um item extremamente raro e valioso hoje em dia, custando 628 mil ienes, ou 8.000 dólares.

Mega Man 5 
Banido no Vietnã?

mm5napalm_01

De acordo com uma teoria publicada no VG Facts, o Mega Man 5 teria sido banido no Vietnã devido a fase Napalm Man. Isso porque o design da fase inclui túneis com armadilhas e inimigos inspirados nos animais que existem na região. Será?

Mega Man 6
Referência a um mangá de sucesso

6

O chefe na terceira fase do Mr.X se chama Metonger Z, sendo claramente uma homenagem ao robô Mazinger Z, vindo de um mangá homônimo de grande sucesso nos anos 70.

Mega Man 7
Diferenças regionais e outros
7

Na versão norte americana, o Mega Man sempre encontra o Dr. Light logo após a derrota de um chefe. Já na japonesa, há a possibilidade de encontrar a Roll e o Auto.

Mega Man 8 
Pronúncia errada de “Bass”

8

Na dublagem americana, o rival do Mega Man é chamado de “Béss” pelos dubladores, sendo que o correto seria “Beisi”. A conclusão de que esta é a forma certa de dizer vem pelo nome de seu cachorro, Treble, sendo que ambos são palavras em inglês que se referem ao mundo musical (Bass – Baixo ou Contrabaixo / Treble – Agudo)

Mega Man 9
Chun-li virou apresentadora de telejornal

9

Na cena de abertura, a apresentadora do noticiário é a Chun-Li da série Street Fighter. Além disso, vale dizer que a Capcom emitiu um comunicado dizendo que há um segredo no jogo que ninguém descobriu ainda!

Mega Man 10 
Referência a um romance de ficção científica

SheepMan

Sheep Man é, muito provavelmente, uma referência ao livro de 1968 de Philip K Dick chamado “Do Android Dreams of Electric Sheep?” (Andróides sonham com ovelhas elétricas?) , que eventualmente virou o filme de grande sucesso Blade Runner com Harrison Ford em 1982.