Share Button

O aclamado God of War para PlayStation 4, foi um dos lançamentos mais aguardados do ano de 2018.

O jogo provou, ao menos de acordo com os reviews publicados no Metacritic, que está não somente à altura dos títulos anteriores da série, mas é provavelmente o melhor game da franquia.

O novo God of War conseguiu a impressionante façanha de se tornar o exclusivo mais bem avaliado do PS4 (The Last of Us saiu para o PS3 também), posição que até então pertencia a Uncharted 4: A Thief’s End.

Com o lançamento do documentário mostrando como o jogo foi feito, que tal relembrar algumas curiosidades a respeito desta série grandiosa? Separamos dez delas para você conferir abaixo.

1- O início de tudo

Cory Barlog, diretor do novo God of War, explicou ano passado um pouco de como começou sua jornada no Santa Monica Studio e seu envolvimento no jogo original para PS2. “A equipe só me explicou que o protagonista seria uma mistura de Martin Riggs (interpretado por Mel Gibson no filme Máquina Mortífera) com Maximus (interpretado por Russell Crowe em Gladiador). Achei incrível, pois era um jogo onde tudo era possível e isso seria viciante.”

2- Jogabilidade inspirada em Devil May Cry e ICO

David Jaffe, diretor do primeiro God of War, declarou inicialmente que o título teve suas lutas inspiradas em Devil May Cry, clássico jogo de ação da Capcom, e que seus puzzles buscaram inspiração nos encontrados em ICO, dos mesmos criadores de Shadow of the Colossus e The Last Guardian.

3- Fugindo do politicamente correto com ajuda de Conan, o Bárbaro

Pouco tempo após God of War ser lançado para PS2 em 2005, David Jaffe disse a Eurogamer que a ideia com o jogo era sair da onda do politicamente correto que estava começando a tomar conta dos Estados Unidos naquela época. “As coisas haviam se tornado tão politicamente corretas e o que eu estava planejando era uma volta no tempo para algo mais animalesco e brutal com uma vibe de Conan, o Bárbaro.”

4- Fúria de Titãs

O filme do ator Arnold Schwarzenegger não foi a principal influência cinematográfica na criação de God of War. Na verdade, esse papel pertence ao já falecido produtor, Ray Harryhausen, gênio dos efeitos especiais nos filmes Simbad e a Princesa (1958), Jasão e o Velo de Ouro (1963) e Fúria de Titãs (1981).

5- Originalmente Kratos tinha roupas e tatuagens azuis

Quando David Jaffe divulgou a primeira imagem conceitual de Kratos, as marcas em seu corpo eram da cor azul. Na época, alguém comentou que o visual deixava ele parecido com a classe Bárbaro de Diablo II, o que fez com que a equipe mudasse a cor das roupas e suas tatuagens para vermelho. Na ocasião, Jaffe disse que tanto ele quanto a maioria da equipe nunca havia jogado o título da Blizzard, razão pela qual esse pequeno detalhe passou desapercebido.

6- Participação na série Frango Robô

A popularidade do sanguinário espartano chamou a atenção do pessoal do Adult Swin, responsável pela série de TV, Frango Robô (Robot Chicken nos EUA), tanto que em 2011 decidiram dedicar um quadro de um dos episódios do programa ao personagem.

7- Deus da Guerra e dos refrigerantes

Em 2010, Kratos foi utilizado para anunciar a bebida Slurpee, uma espécie de refrigerante em forma de raspadinha gelada. Criado pela rede de lojas de conveniência norte-americana, 7-Eleven, o produto prometia “a fúria espartana de Kratos”, que podia ser consumida em quatro copos temáticos diferentes, que traziam códigos que davam recompensas exclusivas para God of War III, incluindo uma armadura para o personagem.

8- Vísceras da Guerra II: Entranhas de Intestinox

O anti-herói espartano também apareceu em um dos episódios da imortal série animada, Os Simpsons. Durante o episódio “The Food Wife”, da 23ª temporada, Bart joga uma versão fictícia de God of War II durante uma feira de videogames.

9- God of War pixelado

Kratos deu as caras em vários jogos de outras franquias, mas talvez sua aparição mais interessante tenha ocorrido recentemente, na versão para PlayStation do indie Shovel Knight, onde o Deus da Guerra pode ser enfrentado na forma de um chefe opcional.

10- Filme de God of War sai ou não sai?

Teoricamente em pré-produção desde 2005, o filme de God of War ainda é uma incógnita. Em agosto de 2017, Jason Momoa, conhecido por ter interpretado Khal Drogo em Game of Thrones e Aquaman em Liga da Justiça, disse que gostaria de viver Kratos nos cinemas, o que fez os fãs suspeitarem de que a Sony poderia estar planejando algo. Talvez isso somado com o sucesso do filme de Uncharted, com Tom Holland no papel de Nathan Drake, pode fazer com que uma adaptação cinematográfica da saga de Kratos finalmente vire realidade.