Share Button

Quem não conhece a Nintendo? A empresa famosa por suas séries clássicas e por sempre conseguir a medida certa entre inovação e tradição no mundo dos games, seja em seus consoles, ou em seus jogos. Pensando nisso, trouxemos algumas curiosidades sobre a empresa detentora de Mario Bros, se liga!

10 – A Nintendo já investiu em um MOTEL 

Love-Hotel

Na década de 1960, muito tempo antes de entrar no mundo dos jogos eletrônicos, a Nintendo resolveu investir em um empreendimento batizado de “Love Hotel” lá no Japão, que basicamente servia para “casais terem privacidade para atividades sexuais”

9 – HAL Laboratory e IBM

HAL_Laboratory

A subsidiária da Nintendo “HAL Laboratory“, responsável por jogos de sucesso como Kirby e a série Smash Bros, possui este nome em homenagem a IBM. Cada uma das letras de “HAL” é uma a frente de “IBM”, dando a entender que eles estão sempre a frente.

8 – Console exclusivo na China

IQue_Player

A Nintendo lançou na China um videogame exclusivo chamado iQue. Sendo apenas o joystick, ele é baseado no Nintendo 64 e possui 14 jogos do console para baixar via internet, incluindo Super Mario 64, Zelda Ocarina of Time, Wave Race, Star Fox 64, e outros clássicos.

7 – Shigeru Miyamoto queria desenhar mangás

miyamoto-624x420-1364236868

O “pai” das séries Mario e Zelda originalmente queria ser um ilustrador de mangás e não tinha nenhum interesse no mundo dos jogos eletrônicos. Ele eventualmente mudou de ideia ao jogar Space Invaders no final dos anos 70, e desde então passou a se interessar pelo universo dos games.

6 – “Sucrilhos” Nintendo

2476

A Ralston Cereal Company lançou em 1988 um cereal chamado “Nintendo Cereal System“, sendo uma sátira ao “Nintendo Entertainment System”. Havia dois sabores: um basedo em Super Mario Bros, com sabor de frutas, e um baseado no Zelda, com sabor de baga. Foi descontinuado em 1989.

5 – Provocando a Sony

4u71vt

Durante o evento Game Developer Conference em 2007, o COO da Nintendo Americana, Reggis Fils-Aime estava dando autografos e posando para fotos. Eventualmente uma pessoa da plateia grita “Acabe com ele e pegue seu nome!”, Reggie pergunta “Quem?”, e logo em seguida ele diz “Phil Harrison, ele está na sua frente!”

Harrison era diretor representativo da Sony na época, e estava sentado na frente da multidão. Reggie deu um sorriso e respondeu “Algumas pessoas podem dizer que já fizemos isso”, se referindo ao sucesso do Nintendo Wii, comercialmente mais bem sucedido que o PlayStation 3.

4 – Origens em jogos de cartas

1432

A Nintendo iniciou suas atividades em 1889 com o nome de Nintendo Koppai e produzia jogos de cartas Hanafuda, que se tornaram bastante popular no Japão. Este foi o principal ramo de negócios até 1928, quando a empresa passou a investir em diversos outros segmentos, como macarrão instantâneo, arroz, cartas, e o já citado motel.

3 – Dona de um time de Baseball

yjn098gmwnvkzxwnxulr

A Nintendo já foi sócia majoritária da equipe “the Seattle Mariners”, famosa no mundo do Baseball.

2 – Pauline, do primeiro Donkey Kong, originalmente seria Louise

pc-game-and-watch-2-dsf

De acordo com uma propaganda referente ao jogo original de Donkey Kong para o Game & Watch, a princesa que deveria ser salva se chamava “Louise”, e não Pauline. Curiosamente, este foi o primeiro produto da Nintendo a ter o famoso “D-Pad”, que é o controle direcional.

1 – Nintendo nos celulares desde 2001

nintendo-smartphone-tablet-mobile-5-jogos

A Nintendo registrou uma patente para o desenvolvimento de jogos para celular no dia 27 de Novembro de 2001. O registro veio a público somente cinco anos mais tarde, no dia 27 de Junho de 2006, e o conceito de jogos para iOS e Android só foi utilizado recentemente.