Share Button

Um dos grandes lançamentos do ano para PS4, Nioh é também um dos jogos mais difíceis disponíveis no console. Apresentando uma mistura com elementos de séries como Ninja GaidenOnimushaDark Souls, trata-se de um ótimo game que, apesar de possuir uma jogabilidade excelente, vai te punir e muito caso você não use-a com sabedoria.

Para que você tenha uma vida um pouco mais tranquila ao encarar os muitos desafios de Nioh, seguem 12 coisas que eu recomendo que você não faça.

1- Não despreze o tutorial

Jogado de qualquer maneira ou até mesmo ignorado completamente em certos jogos, o tutorial é fundamental para que você aprenda o básico da jogabilidade em Nioh. Decidir enfrentar os impiedosos inimigos do game sem dar um pulinho no dojo é um dos piores erros que você pode cometer.

2- Não esqueça de treinar o pulso de Ki

Ao contrário de Dark Souls, sua barra de vigor (ou stamina) funciona de maneira diferente em Nioh. Chamada de barra de Ki, se ela esvaziar-se totalmente durante uma sequência de ataques, você ficará imóvel por alguns segundos, dando ao inimigo uma oportunidade de ouro para tirar sua vida. Por isso é muito importante que você treine exaustivamente o pulso de Ki, de modo que consiga executar uma longa sequência de golpes sem ficar completamente sem energia.

3- Não mantenha-se preso a uma única postura de luta

Existem quatro posturas de luta em Nioh. Usar apenas uma é um erro que alguns jogadores cometem durante as primeiras horas de jogo. Há inimigos que ficam muito mais fáceis (ou difíceis) de serem derrotados dependendo de qual postura você estiver usando. Experimente todas elas com cada um deles até encontrar a mais adequada para o combate. Praticar a troca de postura no meio de um combo também é uma boa pedida de acordo com a situação e, se um tipo de arma não está te agradando, não se acanhe e use outra.

4- Não se afeiçoe muito aos seus equipamentos

Por haver em Nioh um sistema de pilhagem similar ao encontrado em jogos como Diablo, você irá encontrar centenas de itens ao longo das várias horas que passará jogando, ou seja, não faz sentido algum em você se apegar demais a uma determinada arma ou armadura, pois a chance de você rapidamente achar algo melhor é bem alta.

5- Não ignore o ferreiro

Um lugar que você deve passar um bom tempo em Nioh é justamente no ferreiro, modificando seus equipamentos e forjando novos. Para isso, desmonte os itens de boa qualidade que você encontrou e não irá utilizar, para obter as melhores matérias-primas, e venda aqueles de pior qualidade para conseguir dinheiro. Quanto mais você utilizar os serviços do ferreiro, mais baratos e melhores eles ficam.

6- Não acumule muita Amrita

Está com bastante Amrita? Então trate de ir até um santuário e utilizá-la para subir seu nível e ficar mais forte. Não há sentido algum em ficar guardando ela para de repente morrer e não conseguir recuperar seu corpo, fazendo com que tudo aquilo que você fez para juntar amrita tenha sido em vão.

7- Não evite os túmulos de ressurgidos

Estes túmulos vermelhos que representam os personagens de jogadores que pereceram em combate são a maneira mais rápida de você adquirir equipamentos melhores. O desafio é maior do que aquele encontrado ao lutar contra um inimigo comum, mas as recompensas fazem valer a pena. Se passar por algum destes túmulos e achar que a arma e armadura do jogador que morreu ali podem ser superiores aos que você está usando, lute com ele sem pensar duas vezes.

8- Não deixe de fazer as missões secundárias

Estas missões não obrigatórias são ótimas para que você farme itens, amrita e dinheiro. Algumas delas lhes darão recompensas que você não encontrará nas fases principais. Estando mais forte, vale a pena também ir atrás das missões crepusculares, pois os espólios são ainda melhores já que o nível de dificuldade delas é consideravelmente mais alto.

9- Não rushe pelas fases

Tentar fazer as missões de Nioh sem explorar com afinco os cenários está bem longe de ser algo recomendável. Existem muitos itens ótimos espalhados pelas fases, isso sem falar dos Kodama, aquelas criaturas verdes que habitam os santuários. Encontrá-los lhe permitirá receber suas bênçãos e ainda por cima aumentará o número de remédios que você ganhará de graça sempre que chegar em um santuário. Portanto, não tenha pressa, explore bastante as fases para encontrar tudo que está escondido nelas.

10- Não realize oferendas

Entregar armas e armaduras no santuário em trocar de Amrita? Parece uma boa, né? Mas não é. Coletar Amrita no jogo é extremamente fácil, bastando apenas matar qualquer inimigo. Os equipamentos que você não usa tem uma serventia muito maior se vendidos ou desmontados no ferreiro para obtenção de dinheiro e matéria-prima, usados para conseguir com ele itens melhores para seu personagem.

11- Não menospreze seu espírito guardião

Lembre-se de que você tem um espírito guardião que lhe concederá um aumento de poder temporário quando for utilizado. Se a situação apertar, faça uso dele, pois isso poderá salvar sua vida. Você encontrará diversos espíritos ao longo da aventura, então equipe sempre aquele que se adequar mais ao seu estilo de jogo ou então a uma determinada tarefa que você deseja ou precisa fazer.

12- Não fique triste se morrer

Mesmo com todas essas dicas, você irá morrer em Nioh, e muito. Isso faz parte do aprendizado que o jogo impõe, determinando que você assimile seus erros e não os cometa novamente. Portanto, erga sua espada, recupere seu corpo e continue lutando até tornar-se um mestre samurai. Se empenhando bastante, haverá um momento onde o jogo se curvará perante você e não o contrário.

Gostou da lista? Há outra sugestão que você recomendaria para quem for jogar Nioh e não foi citada? Dê sua opinião a respeito nos comentários da página ou no Facebook.