Share Button

Lançado há pouco mais de um mês no ocidente para PS3 e PS4, Persona 5 é um desses títulos dotados de uma qualidade extremamente rara que surgem de tempos em tempos, obrigatório especialmente para qualquer pessoa que goste de RPGs japoneses.

Este, que foi o primeiro jogo da série que joguei, me cativou de tal forma que não apenas o terminei, mas fiz o New Game+ e o platinei também. Um total de 155h (95h só por zerá-lo da primeira vez) foram gastas por mim nesse processo, tendo ficado praticamente um mês inteiro só jogando isso.

Por ser um game demasiadamente longo, contendo um calendário que você deve seguir para fazer suas atividades diárias no jogo, é necessário administrar bem o seu tempo para desfrutar o máximo possível da história, algo que é mais fácil de se falar do que fazer.

Depois de tantas horas jogando, resolvi elaborar estas 14 dicas que visam fazer com que você usufrua do jogo de uma forma melhor. Não digo que são perfeitas, mas com certeza te ajudarão a curtir mais a história.

1- Tenha sempre um livro com você

Ler livros em Persona 5 é um dos meios de subir os seus cinco atributos de status social, necessários para aumentar sua afinidade com os personagens do jogo. Há alguns momentos onde você se encontra, por exemplo, sentado dentro do metrô, os quais você pode utilizar para ler seus livros, economizando tempo que poderá ser gasto para fazer outras atividades. Portanto, nunca deixe de estar com um livro no inventário. Dê preferência inicialmente àqueles disponibilizados gratuitamente na biblioteca da escola, lembrando também de ler eles de acordo com o status social que você quer aumentar.

2- Priorize ver filmes apenas na companhia de algum personagem

Depois de zerar o jogo pela segunda vez, concluí que alugar filmes em DVD e assisti-los sozinho para aumentar os status não é algo muito prático, por dois motivos. O primeiro é que há um prazo para devolvê-los que você pode acabar perdendo de acordo com os acontecimentos que estiverem ocorrendo na história, impedindo você de ir até a locadora, acarretando em uma multa. O outro motivo é que você gasta tempo em algo que serve apenas para subir seu status, sendo que ver filmes não dá troféu algum. Se quiser assistir algo no jogo, faça isso no cinema ou em casa apenas quando um dos personagens te convidar. Dessa forma, você aumenta não apenas um determinado status social, mas ganha a chance de elevar a afinidade com o personagem também. Filmes, vistos sozinho, devem ser usados apenas como último recurso para amplicação de status. Jogar videogame no jogo, por outro lado, é muito recomendado de ser feito sozinho, pois sobe seu status e também serve para garantir um troféu.

3- Verifique toda semana as máquinas de vendas automáticas de bebidas

Algumas dessas máquinas contém preciosos refrescos que regeneram seu SP, algo necessário para utilizar os poderes dos Personas. Sempre que checar uma das máquinas e houverem disponíveis estas bebidas de SP, compre todas e volte nelas na semana seguinte, para poder comprar novamente. Ter um estoque desses itens ajudará muito você a completar as dungeons em menos dias. Comprar as que recuperam HP também é altamente recomendado, pois permitirão que você regenere sua vida sem uso de magias, que gastam SP.

4- Assista televisão

Quando estiver em casa, assista um pouco de televisão. Às vezes está passando um programa de perguntas e respostas que lhe dá uma oportunidade rápida e sem gasto de tempo para aumentar seu “Knowledge” (Conhecimento), um status social demorado de subir em Persona 5.

5- Faça uso das promoções de vendas de produtos da TV

Uma vez por semana dentro do jogo passa na televisão um daqueles programas que vendem produtos para você comprar pelo telefone. É uma ótima oportunidade de obter algo que pode vir a ser bastante útil nas dungeons, por um preço promocional. Aproveite-as sempre que puder.

6- Procure sempre salvar seu jogo antes de fazer uma atividade

Esteja você planejando sair com algum personagem, jogar videogame, assistir televisão ou estar indo para cama, salve seu jogo antes. Faça disso algo corriqueiro. Existem determinadas situações que, dependendo das suas ações, resultarão em um ganho maior de afinidade ou status, como até mesmo nenhum ganho. Se errou uma pergunta que o professor te fez na sala de aula, dê loading para o dia anterior antes de você dormir e tente respondê-la novamente até acertar. Saiu com uma amiga e acha que suas respostas na conversa foram equivocadas? Dê loading e tente novamente.

7- Esteja sempre com um Persona da Arcana de quem você quer elevar sua afinidade

Algo importantíssimo, pois há situações onde isto faz você ganhar um ponto adicional de afinidade com o personagem de acordo com o que vocês conversaram. Portanto, antes de decidir dar um rolê com um dos seus amigos no jogo, certifique-se de ter um Persona que fará seus laços com ele se estreitarem mais rapidamente. Qualquer um serve, bastando apenas ser da mesma Arcana que a dele.

8- Tente fazer os Palácios em apenas um dia

Quanto menos tempo dentro deles, mais dias você terá para dedicar-se a outras coisas no jogo. Lembra da dica número 3? Pois é. Essas bebidas farão a diferença nessa hora, permitindo que você consiga avançar mais no Palácio até chegar em seu “Tesouro”. Enviar o “Calling Card” após isso é altamente recomendado também, pois dependendo do seu nível de afinidade com os personagens do seu grupo, eles não interagirão com você até que isso ocorra.

9- Na noite após enviar o “Calling Card”, faça ferramentas de infiltração

É a única atividade que Morgana permitirá que você faça nessa noite, então aproveite-a. Lembre-se da dica 6 e salve o jogo antes. Repita o processo de criação das ferramentas até conseguir três pontos do atributo social “Proficiency” (Perícia) ao invés de dois. O tutorial disso não conta, pois nele você sempre receberá apenas dois pontos. A chance de obter três pontos aumenta de acordo com o seu nível de Proficiency.

10- Não tenha pressa em entrar no Mementos

Este é o lugar do jogo onde você passará uma boa parte do tempo “farmando” inimigos para subir seu nível e obter certos itens para construir ferramentas de infiltração. Contudo, espere até obter pelo menos umas 3 ou 4 das missões para serem feitas nele antes de resolver gastar seu dia lá. Ir no Mementos tendo poucas missões ou nenhuma não é uma ideia recomendável, a não ser que você esteja com tempo sobrando e não exista literalmente nada melhor para fazer.

11- Fique sempre atento às preciosas dicas que o jogo fornece

Algumas das atividades que você pode fazer no game só são possíveis ou dão melhores resultados em determinados dias e horários da semana. Há aquelas que gastam seu tempo e outras que não. Sempre que o jogo quer indicar algo importante relacionado a isso, a informação estará destacada, mostrando que você tem de prestar atenção no que está escrito ali, pois trata-se de uma coisa que te ajudará a subir mais rapidamente seu status social.

12- Pense bem antes de aceitar sair com seus amigos quando eles te convidarem

Haverá momentos onde um de seus amigos irá acordá-lo no meio da noite perguntando se você está afim de fazer algo com ele. Dependendo da situação, isso pode valer ou não a pena. Se for alguém com quem você está com afinidade baixa e quer aumentar, vá em frente e tope, pois isso fará você ganhar mais pontos com ele neste evento em específico, ainda mais se o personagem estiver te convidando para ir em um lugar que você não conhece, lhe garantindo um novo ponto de acesso para que você mesmo convide alguém para ir lá depois. Caso seja simplesmente ver um filme ou jogar videogame, pode ser uma boa topar também para aumentar não apenas sua afinidade, mas também o status social. Se for alguém com quem você já tem uma afinidade alta ou até mesmo já está com isso no máximo, é melhor recusar o convite.

13- Preste atenção nos dias e horas em que as interações com os personagens estão disponíveis

Há dias e horários específicos nos quais você pode tentar estreitar seus laços com cada personagem. Tenha isso em mente na hora que for escolher com quem você vai interagir, para optar pela opção que estará disponível naquele momento, mas não no dia seguinte. Lembre-se da dica 6, salve seu jogo antes e dê loading para optar sair com outro personagem se achar mais conveniente.

14- Jogue o New Game+

Mesmo com todas essas dicas, não é garantido que você consiga terminar Persona 5 maximizando sua afinidade com todos os personagens, algo que só é possível com uma organização impecável de tempo, ou então usando um detonado, o que faz a experiência da descoberta ser anulada, deixando tudo sem graça. Pelo fato de haverem tantas coisas a serem feitas, é provável que algumas delas você acabe deixando de fazer. O New Game+ mantém todos os atributos de status social obtidos por você na primeira jogada, juntamente com as armas, equipamentos e Personas, lhe deixando com bastante tempo livre nas mãos para fazer tudo aquilo que não conseguiu fazer antes. Acaba virando um jogo novo em alguns aspectos.

E aí, gostou das dicas? O que mais você acredita que pode ser feito para aproveitar melhor o tempo no jogo? Caso queira, dê sua opinião nos comentários da página ou no Facebook.