Share Button

O novo God of War já está entre nós e trata-se de um título que todo mundo deveria arranjar alguma forma de jogar, pois é sem exagero um dos jogos mais impressionantes lançados nos últimos anos.

Eu gastei algumas dezenas de horas até terminá-lo e ainda estou jogando para ir atrás do restante do vasto conteúdo opcional que o game oferece. Claro que embora God of War seja espetacular, há alguns aspectos dele que demoram para serem explicados, possuem explicações brandas ou nem mesmo são esclarecidos, cabendo ao próprio jogador ter de descobrir por conta própria.

Pensando nisso, decidi elaborar um pequeno guia, com 16 dicas (sem spoilers) que você poderá utilizar para melhorar sua experiência no começo da jornada que te espera em God of War.

  • Mude a dificuldade sempre que achar necessário

Por mais que você possa estar inclinado em jogar no nível “Quero um Desafio”, onde os inimigos lhe darão um pouco de trabalho logo de cara, ou até mesmo optar por “Quero uma História”, no qual as lutas são estupidamente fáceis, eu recomendo muito que você comece God of War em “Quero uma Experiência Balanceada”, que realmente lhe dará isso que propõe. Tenha em mente que se por qualquer razão estiver sentindo que o jogo está muito fácil ou muito difícil, você pode mudar a dificuldade a todo momento através do menu e sem afetar a obtenção de troféus. Vale lembrar também que boa parte do conteúdo opcional é bastante desafiador mesmo na dificuldade balanceada.

Agora se você for um jogador realmente hardcore e quiser encarar o nível “Quero God of War” em sua primeira jogada, prepare-se para sofrer, pois o desafio é desumano. Não recomendo de maneira alguma que você comece a jogar dessa forma, pois a frustração será maior do que a diversão. Além disso, essa é a única dificuldade que não pode ser alterada após escolhida. Mas claro, se ainda assim desejá-la, vá em frente.

  • Explore bastante, sem pressa em zerar

Existe tanto a ser descoberto em God of War que muitas vezes mesmo quando você realizar algo trivial, ganhará algum tipo de informação a respeito da história, dos personagens e assim por diante. Explorar os diversos locais disponíveis no game lhe dará a possibilidade de realizar novas missões, encontrar baús com recompensas ou até mesmo lutar contra algum tipo de chefe. Se estiver com pressa em terminar, pense duas vezes, pois God of War é um jogo imenso e possui uma história muito bem elaborada, que continua sendo atualizada com novos detalhes mesmo depois que você termina as missões principais, seja simplesmente navegando com seu barco ou adentrando em alguma ilha ou caverna.

  • Não ignore as missões secundárias

Chamadas de “Favores”, são aquelas missões representadas com ícones azuis pelo mapa. Se estiver se sentindo tentado em ignorá-los, resista a esta tentação, pois eles não apenas expandem seu conhecimento sobre a história, como dão recompensas muito boas em boa parte das vezes, especialmente os favores solicitados pelos ferreiros ou outros personagens que você encontrar pelo caminho. Há favores que você consegue obter somente quando estiver próximo de zerar o jogo, mas esses eu recomendo serem feitos somente depois de concluir a história principal, já que são bem mais complexos e demorados.  O bom disso tudo é que este conteúdo é tão bem feito que dificilmente você se verá enjoado dele depois que começar a se empenhar em fazê-lo.

  • Melhore seu machado sempre que puder

O Machado Leviatã é a sua arma de combate, portanto é sempre bom deixá-la bem forte. Eventualmente você receberá algum item especial obtido ao longo das missões principais, que permitirá aumentar o dano do machado. Faça isso o mais rapidamente que puder, pois faz uma enorme diferença nas batalhas, não somente pelo dano extra, mas também pelo fato de que libera novas habilidades que você pode comprar com XP.

  • Não se preocupe em comprar novos equipamentos no começo da aventura

Pouco tempo após o início do jogo você se verá com a oportunidade de adquirir armaduras e acessórios melhores nos ferreiros. Pode parecer uma boa ideia, mas não é. Gaste seu tempo explorando o mundo do game, abra os baús que encontrar, complete as missões secundárias e verá que conseguirá muitas armaduras boas sem gastar um centavo. Guarde o dinheiro e recursos para comprar somente os equipamentos realmente bons, que demoram várias horas até serem disponibilizados nos ferreiros.

  • Venda seus itens velhos sem peso na consciência

Haverá um momento no jogo em que você terá armaduras e acessórios que não está usando mais. Pode vende-los sem rodeio, mesmo porque dá para recomprá-los depois, algo que provavelmente você nem fará já que a qualidade dos itens vai aumentando conforme você progride na história e na exploração do conteúdo opcional.

  • Não se esqueça de gastar sua XP

O mundo de God of War te prende de tal forma que é bem provável passar muitas horas jogando sem preocupar-se em acessar o menu. Lembre-se sempre de dar um pulinho lá depois de algum tempo matando os inimigos que cruzam seu caminho para gastar toda a XP que foi obtida. Há árvores de habilidade para o combate a distância, combate corporal, escudo e até mesmo uma para o arco e flecha de Atreus. Não se esqueça da dica 4, de sempre focar primeiro no seu machado, pois todas as habilidades iniciais dele são extremamente úteis nas lutas já que ajudam na hora de realizar combos e aumentar a dinâmica do combate. Eventualmente, quando estiver com dezenas de horas de jogo nas costas, você se verá lotado de XP, então não se preocupe em achar que não terá experiência o bastante para liberar as habilidades que faltam ou aumentar a força dos ataques rúnicos.

  • Acostume-se o quanto antes a usar Atreus nas batalhas

O filho de Kratos pode parecer um peso morto em primeiro momento, mas a verdade é que o jovem garoto franzino é uma parte importantíssima da jogabilidade, e aprender a usá-la faz muita diferença. Assim como o pai, Atreus também vai ficando mais forte com novas habilidades ao longo da aventura, chegando a um momento onde ele se mostrará quase tão essencial para derrotar os inimigos quanto o próprio Kratos.

  • Lembre-se que existe o Giro Rápido

Pelo fato da câmera de God of War estar bem próxima de Kratos, muitas vezes você terá de se virar para poder visualizar os inimigos que estão te cercando. Embora você possa fazer isso com o analógico na maior parte das vezes, nas situações mais extremas o recomendado é que você aperte d-pad para baixo de modo a executar o Giro Rápido, que te permite virar rapidamente, a tempo de por exemplo desviar do golpe de um inimigo que estava prestes a te acertar.

  • Faça uso de todas as opções de combate oferecidas

Você não precisa ficar executando o mesmo tipo de ataque com todos os inimigos. Aliás, isso nem é o recomendado nesse God of War. Diferentes adversários requerem estratégias distintas, portanto preste atenção e faça testes com o vasto repertório de ataques e habilidades a medida que forem sendo liberados. Perceberá que um combo ou golpe que funciona bem num inimigo, pode não ser tão eficaz em outro. Não se esqueça de usar os ataques rúnicos, pois fazem toda a diferença numa situação de aperto. Desviar, contra-atacar e defender também é fundamental, especialmente contra inimigos poderosos, então pratique!

  • Na dúvida, escute Atreus

Se em algum momento estiver indeciso a respeito de onde deve ir, preste atenção nas falas do filho de Kratos, pois ele sempre dá dicas do que precisa ser feito em seguida ou do que ele recomenda que você faça.

  • Olhe para cima

Em God of War há muitos itens que ficam pendurados nas partes superiores dos cenários e precisam ser acertados com o arremesso do machado para caírem. Portanto, não olhe somente para os lados e para baixo em busca de coisas escondidas, mas também para cima. Isso é válido inclusive na hora de localizar objetos de alguns quebra-cabeças.

  • Abra todos os baús Nornir que encontrar

São aqueles baús maiores e mais elaborados, com runas na parte da frente. Para abri-los, você precisa destruir três runas escondidas no cenário, acertar três sinos com runas em um curto espaço de tempo ou modificar sinalizadores com runas para que mostrem as exibidas no baú. É importantíssimo abrir este baús pois é neles que você encontra os itens que aumentam a sua barra de vida e de fúria. A maioria deles não é difícil de achar e as runas que os destrancam estão sempre nas proximidades de cada um, portanto vasculhe bem a área onde se localizam, ache as runas e abra o baú antes de continuar sua jornada.

  • Acerte os barris na água com seu barco

Remando pelo mapa em seu barco, você verá vários barris flutuando na água. Passe por cima deles sem medo, pois ao quebrá-los com sua embarcação obterá um pouco de dinheiro.

  • Fique de olhos e ouvidos abertos para encontrar os Corvos de Odin

Há vários corvos esverdeados voando por Midgard e acertá-los com seu machado lhe fornece um pouco de XP. Para encontrá-los, não use somente seus olhos, mas também seus ouvidos, pois eles emitem um som bastante característico quando estão por perto.

  • Nunca deixe de coletar os orvalhos da Yggdrasil

Este itens fornecidos pela Árvore do Mundo dão para Kratos benefícios duradouros em um de seus atributos. Portanto, sempre gaste alguns segundos de seu tempo para ir atrás deles quando os ver.

 

E então, gostaram das dicas? Tem alguma que você gostaria de compartilhar pois não foi listada? Dê sua opinião nos comentário da página ou do Facebook.