Share Button

A SEGA tem um lugar especial no coração de muitos brasileiros! Afinal, a parceria com a brasileira Tectoy durante os anos 90 fez a alegria de muitos que hoje estão na casa dos 30 anos (sim, o tempo passa rápido!) . É clássico “pra lá e pra cá”, e todos estão guardados na memória de muita gente. Por isso, resolvemos trazer algumas curiosidades sobre a “casa do Sonic”. Se liga!

5 – A SEGA foi criada por norte americanos

PqEPRNq

Ao contrário do que muitos pensam, a SEGA originalmente não é japonesa. Sendo uma abreviação de SErvice GAmes, a empresa foi fundada em 1945 em Honolulu, no Havaí, para venda de máquinas de caça níquel (foto acima) e outros jogos de divertimento pago para as bases militares americanas que atuaram na época da Segunda Guerra Mundial.

Apenas 9 anos depois, um oficial da força aérea americana, David Rosen, se apaixonou pelo Japão após o fim da Guerra da Coreia e decidiu permanecer no país. Logo em seguida, ele montou uma importadora chamada Rosen Enterprises, que inicialmente importaria e exportaria obras de artes. Com o negócio crescendo, a empresa fechou parceria com a SEGA para importar as máquinas caça-níquel.

Devido ao grande sucesso das máquinas na terra do sol nascente, em outubro de 1965 as duas empresas se fundiram e formaram a Sega Enterprises, e o escritório japonês foi fundado.

4 – Bandido brasileiro usando pistola do Master System

9473

Em 2009, um maluco em Brasília manteve uma mulher refém durante 10 horas intimidando-a com a pistola “Light Phaser”, uma pistola de brinquedo usada para os jogos de tiro do Master System. Por incrível que pareça, os policiais no entanto até o momento da prisão não sabiam que a pistola era de ‘brinquedo’.

3 – Presidente da SEGA doa sua fortuna pessoal e morre em seguida

isao

Após os prejuízos na época do Dreamcast, que forçou a empresa a abandonar o ramo de consoles e se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento de títulos como empresa terceirizada, o presidente da SEGA, Isao Okawa, doou 695 milhões de dólares de sua fortuna pessoal para ajudar a empresa a sair da falência. Poucos dias depois, ele morreu com um ataque do coração aos 74 anos.

2 – Primeiro PlayStation teve contribuição indireta da SEGA

PlaySEGA

Os gamers já sabem que o PlayStation inicialmente seria um periférico do Super Nintendo. No entanto, após a parceria desfeita com a empresa detentora do Mario, a Sony começou a negociar com a SEGA para produzirem um novo console, e a ideia eventualmente foi rejeitada pelos superiores da empresa de Sonic.

A informação veio a tona quando Tom Kalinske, ex-CEO da Sega Americana, disse que o primeiro PlayStation utilizou ideias de algumas propostas que ocorreram durante as negociações, assim como o foco do primeiro PlayStation ser nos gráficos em 3D poligonais veio graças a uma sofisticação técnica do Virtua Fighter.

1 – Sega e Ayrton Senna
4990
Em 1993, a SEGA patrocinou o Grande Prêmio de Fórmula 1, colocando diversas imagens de seu mascote junto com seu tradicional logotipo ao longo da pista. Curiosamente, um troféu com o azulão foi levantado por Ayrton Senna quando este venceu a corrida, e logo em seguida veio o troféu tradicional.