r7Tops

5 excelentes jogos de RPG para o Playstation 1 (sem contar os da Squaresoft)

Por que há outras desenvolvedoras de talento

Quando pensamos em RPG japonês, é quase que automático em associarmos a Squaresoft (atual Square-Enix). Afinal, ela é quem desenvolveu os bem sucedidos games de Final Fantasy e a série Chrono. No entanto, não é só ela que desenvolveu bons jogos do gênero e, pensando nisso, hoje selecionamos cinco jogos de RPG bons para o PS1, sem contar com os da Squaresoft.

1 – RPG Valkyrie Profile

Desenvolvido pela Enix, o Valkyrie Profile é um dos games mais lembrados do gênero para o PlayStation 1.  Misturando plataforma 2D com batalhas em RPG em turno e uma história bastante lenta para os padrões ocidentais, porém muito aprofundada, o Valkyrie Profile é um game bom em absolutamente tudo e feito para os amantes do gênero.

2 – Legend of Legaia

Este veio pelas mãos da Contrail, a mesma que desenvolveu o Wild Arms, que também é outro RPG excelente. Seu diferencial é o sistema de batalha, em que podemos criar nosso próprio combo de ataques em cada turno para dar sucessivos danos no inimigo. Do resto, tem todos os pontos que fazem um bom jogo: gráficos legais considerando o primeiro PlayStation, músicas boas, e uma história envolvente.

3 – Grandia RPG

Entrando facilmente na lista de bons jogos de JRPG, este jogo da GameArts originalmente foi lançado para o Sega Saturn e depois portado para o PlayStation 1 e atualmente também tem uma versão em HD. Tem uma história boa, um ritmo fluido, personagens carismáticos, e é um daqueles títulos que “envelheceu bem”. Para muitos, é o melhor “JRPG” que já jogaram na vida.

4 – Lunar: Silver Star Story Complete

Também da GameArts, o Lunar ficou muito famoso no SEGA CD e este é uma espécie de remake do jogo lançado por lá. A história é bem basicona: você é Alex que sai de uma pequena cidade para se aventurar para ser um DragonMaster, e acaba entrando em uma história para derrotar um feiticeiro malvado que quer dominar o mundo. Mesmo tão clichê, a aventura é cativante, o ritmo é muito bom, a trilha sonora é ótima e os visuais são “simpáticos”, com diversas cenas em FMV.

5 – Suikoden II

Este é um RPG da Konami que se destaca pela quantidade absurda de personagens jogáveis: 100, sendo que 40 podem ser usados em combate. Curiosamente usando gráficos em 2D que parecem vir do Super Nintendo, o jogo usa visuais tridimensionais nas batalhas usando bons efeitos de câmera. Suikoden 2 é mais um game bom em tudo.

Artigos relacionados