Tops

5 jogos que copiaram séries famosas “na cara dura”

Quando a inspiração vai um pouco "longe demais"

Quando algum jogo faz sucesso, é comum que ele estabeleça normas para um gênero e outros desenvolvedores busquem fazer jogos semelhantes, “bebendo” de uma mesma fórmula, com muitas inspirações visíveis, porém tendo suas individualidades. No entanto, há alguns games que não “se inspiram”, mas copiam, “na cara dura” outros games, e hoje vamos explorar cinco jogos que copiaram séries famosas.

1 – Great Giana Sisters (1987)

Programado por Armin Gessert e com gráficos de Manfred Trenz, o primeiro jogo de Giana Sisters foi lançado para o Commodore 64 e depois portado para diversos computadores da época. Sendo uma cópia bem óbvia do Super Mario Bros para o Nintendinho,  a BigN entrou com um processo contra os desenvolvedores que, rapidamente, tiraram o game das lojas. Curiosamente, o game foi bem recebido na época e anos mais tarde recebeu outros jogos, incluindo um para o Nintendo DS, mas aí com uma identidade mais própria.

2 – Duludubi Star (2008)

E por falar em clones do Mario, o jogo chinês Duludubi Star é um game para PC de 2008 desenvolvido na China que é uma cópia do Super Mario Galaxy.  Basicamente, eles substituíram o Mario por um outro personagem.

3 – PlayStation All-Star Battle Royale

Lançado em 2012 para o PlayStation 3 e Vita, este é provavelmente o game mais conhecido da lista de jogos que copiaram uma série famosa. Este é uma cópia do Super Smash Bros, pegando vários personagens famosos em arenas para batalharem entre si.  Um jogo competente e bem feito, mas um pouco “inspirado demais” no SmashBros.

4 – Limbo of the Lost (2007)

Este é um jogo de aponte e clique lançado para PC que foi acusado de ter vários lugares idênticos ao The Elder Scrolls IV: Oblivion e outros gráficos extraídos de games como Sea Dogs e World of Warcraft. Além das acusações, o game também ficou notório pelas análises extremamente negativas e um final “nonsense”

5 – Way of the Warrior (1994)

Desenvolvido por nada mais nada menos que a Naughty Dog para o 3DO, o Way of The Warrior é uma cópia do Mortal Kombat, com direito a fatalities, pessoas digitalizadas e cenas de violência. Foi muito criticado pela jogabilidade ruim, mas foi o suficiente para salvar o estúdio da falência na época. Curiosamente, o game foi capturado no apartamento de um dos desenvolvedores, que pintou a parede de amarelo para conseguir fazer as  capturas.

Artigos relacionados