r7Tops

5 jogos que estiveram muito “a frente de seu tempo”

Alguns jogos apresentam experiências que vieram a se popularizar anos mais tarde

Um jogo é considerado “a frente de seu tempo” quando ele apresenta mecânicas, conceitos e experiências que vieram a se popularizar anos depois. Muitas vezes, o pioneirismo deles acaba influenciando os games posteriores.

5 – System Shock

Clássico lançado para computadores em 1994, este é um RPG de ação que se passa no ano de 2072. Ele chama a atenção por ter gráficos inteiramente 3D, não ter progressão linear, e os jogadores participam de uma história bem elaborada e um sistema complexo no inventário que dá muitas possibilidades ao jogador. Tudo isso é extremamente comum hoje em dia, mas System Shock foi pioneiro e estava muito a frente de seu tempo.

4 – Phantasy Star Online

Por falar em pioneirismo, o Phantasy Star Online foi o primeiro MMORPG lançado para videogames e veio para o último console da SEGA, o Dreamcast. Nele, há customização de personagens, e um modo de RPG de ação bem  semelhante aos jogos atuais, deixando um legado enorme. Na época foi massivamente bem recebido e é considerado um dos jogos mais influentes da década de 2000.

3 – Clock Tower

Lançado  originalmente para o Super Nintendo e depois ganhando versões para o PlayStation e PC, o Clock Tower é pioneiro entre os jogos de terror e survivor horror (surgindo 1 ano antes de Resident Evil!) e conta com uma atmosfera sinistra e medonha, além de usar o sistema de aponte e clique o estilo de “coletar um item aqui” para “destravar alguma coisa acolá”. Para hoje em dia a experiência pode soar datada, mas é um game que está a frente de seu tempo.

2 – Starflight

Lançado em 1986 para o IBM PC, o game chegou a ser portado para o bom e velho Mega Drive em 1991. Ele se diferencia dos games de sua geração por você controlar uma espaçonave que pode explorar uma galáxia, não tendo o sistema de fases e nem uma progressão linear. O jogador fazia o que queria e ia para onde quisesse, sendo um predecessor do que hoje conhecemos como jogos “sandbox”. Foi massivamente bem recebido em sua época de lançamento e seria bem interessante ter um remake dele.

1 – Shenmue

Clássico do Dreamcast, este projeto extremamente ambicioso acabou sendo um grande fracasso comercial (todos os donos do console precisariam comprar o Shenmue duas vezes só pra cobrir os custos!), mas acabou por se tornar um dos títulos mais respeitados da SEGA e deixando um legado gigantesco para os dias de hoje.

Sendo predecessor do que conhecemos hoje como jogos de Mundo Aberto, o título também apresenta um sistema de dia e noite,  mudanças climáticas como chuva e sol, rotina de todos os personagens NPCs, vários minigames e também foi pioneiro nos Quick Time Events. Você explora o mundo, faz o que quiser e tem um nível de interatividade que, até hoje, impressiona. Um trabalho de gênio do Yu Suzuki.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!