Tops

5 jogos que mudaram drasticamente a fórmula original e foram bem sucedidos

Afinal, inovar faz parte de uma série longeva

Fazer sucesso com um game já é um baita desafio para as desenvolvedoras, agora imagina uma série perdurar por 10, 20, 30 anos e manter sua popularidade em alta ao longo de todos esses anos? Para isso, é necessário muita competência dos desenvolvedores, escolhas acertadas e mudanças substanciais ao longo do tempo para atender ao grande público. Isso é bem desafiador, já que as críticas podem vir de ambos os lados: se muda tudo, “perde a essência”, e se mantém a fórmula, “não inova nunca”. Pensando nisso, decidimos escolher hoje cinco jogos que mudaram completamente a fórmula de seus games e, mesmo assim, continuam bem sucedidos.

5 – The Legend of Zelda Breath of The Wild

Saindo do gênero RPG de ação para ir ao mundo aberto, o Zelda Breath of the Wild tem mecânicas inéditas e um nível de exploração nunca antes vista nos jogos protagonizados pelo Link. Foi a primeira investida da Nintendo no gênero e, para muitos, este é o melhor jogo da série.

4 – Phantasy Star Online

Quem conheceu a série clássica no Master System e Mega Drive levou um “susto” com este aqui, já que de Phantasy Star ele só tem o nome. Desta vez era um jogo de RPG de ação, não tinha mais o sistema solar de Algol, e absolutamente nada remetia aos games clássicos da série. É uma nova franquia que se aproveitou do nome da antiga para ter força comercial, e deu certo, já que o game é excelente e acabou dando um novo rumo para a série.

3 – Resident Evil 4

Uma lista do gênero sempre tem que ter o Resident Evil 4, já que ele muda completamente a forma como conhecemos o Resident Evil (algo que rendeu muitas críticas aos fãs mais puristas!). A câmera estática dá lugar a “por cima dos ombros”, o terror fica em segundo plano para dar mais ênfase a ação, não há mais zumbis, nem Umbrella Corporation. De Resident Evil clássico só o nome e o protagonista Leon (e claro, a Ada Wong que também aparece no jogo).

2 – Final Fantasy XII

Outra série dos primórdios dos videogames, o Final Fantasy XII contou com uma equipe bem diferente dos jogos até então e representa um marco para a série. As batalhas em turnos “saem de cena” para dar lugar a um sistema mais semelhante ao de Kingdom Hearts; a história passa a ser mais geral e menos focada nos personagens individuais com suas questões; os cenários e a trilha sonora são bem diferentes também. Rendeu críticas dos fãs mais puristas, mas o grande público gostou bastante.

1 – Castlevania Symphony of the Night

Alguém lembra dos jogos clássicos da série? Hoje em dia, quando pensamos em Castlevania lembramos quase que automaticamente do estilo metroidvania da série, sendo que a ideia original era que este fosse um spin-off justamente por ser muito diferente da fórmula dos games clássicos. No entanto, ele fez tanto sucesso, que o spin-off acabou se tornando “o principal”. Chegou em boa hora, já que o estilo antigo era bastante travado e estava ficando datado em meados dos anos 90.

Artigos relacionados