Share Button

Caso não esteja familiarizado com o termo “quarta parede”, trata-se de um muro invisível que separa o que é fictício daquilo que é realidade. No que diz respeito aos videogames, isso é apresentado neles de várias formas diferentes. Entre as mais comuns estão situações onde é requisitado que o jogador tome uma atitude inusitada para avançar no jogo, apresenta um personagem estando ciente de que não é real ou então exibe alguém dentro do game falando diretamente com o jogador.

São muitos os jogos que de alguma maneira quebram a quarta parede, mas poucos fazem isso de uma forma especial, que marca o momento para sempre na mente dos jogadores. Seguem abaixo cinco títulos que executaram essa quebra entre realidade e ficção de forma genial e são lembrados até hoje por causa disso:

1- Eternal Darkness

Um dos melhores títulos de GameCube também é um dos jogos que usam de forma brilhante o conceito de quebra da quarta parede. Quando seu medidor de sanidade está baixo, muitas coisas estranhas começam a acontecer. A tela da TV pode ficar preta dando a entender que tem algo errado com o sinal do vídeo, o áudio do jogo desaparece, ir salvar seu progresso lhe mostrará uma mensagem perguntando se você quer “deletar” todos os seus arquivos de salvamento, um texto falso aparece parabenizando você por ter terminado a demo do game e assim por diante. São dezenas de situações inusitadas que surgem propositalmente para te deixar bastante confuso, uma mais criativa do que a outra.

2- Metal Gear Solid

Hideo Kojima adora brincar de quebrar a quarta parede e fez isso na saga Metal Gear desde os jogos para MSX. Contudo, o momento mais marcante onde isto é feito na série, sem dúvida, ocorre em Metal Gear Solid para PlayStation, quando você enfrenta o vilão Psycho Mantis e ele consegue “ler sua mente” (na verdade o cartão de memória) e comenta a respeito de outros jogos da Konami que você jogou, como Castlevania, caso tenha um arquivo salvo de Symphony of the Night no cartão de memória. Mantis também “move” o controle usando seus poderes mentais ativando a função de vibração e, para ser derrotado, requer que você desconecte o controle da entrada do jogador um e o plugue na entrada para o jogador dois, referindo-se aos lados esquerdo e direito do cérebro. Simplesmente genial.

3- Batman: Arkham Asylum

Em um dado momento no jogo, você está com Batman indo por um corredor para chegar no objetivo de sua missão principal quando, de repente, o jogo trava de uma forma a qual te leva a crer que o videogame pifou, com diversos artefatos surgindo na tela. Depois de alguns segundos desesperadores, o jogo é resumido e lhe revela que isso foi apenas um efeito causado pela toxina do medo do Espantalho. Ufa!

4- Bravely Second

Imagine você na batalha final com o último chefe de um longo RPG, quando de repente ele se vira para você, toma o controle de seu 3DS e começa a usar os personagens do seu grupo para atacar uns aos outros. Não satisfeito com isso, ele resolve “deletar” todos os arquivos de salvamento que você possui. Quando tudo parecia perdido, os heróis do game lhe pedem diretamente para que você não perca a esperança e o ajudam a retomar o controle do portátil para que você possa voltar a lutar contra o último chefe deste que é um dos mais incríveis jogos lançados nos últimos anos e que também possui uma das situações de quebra da quarta parede mais memoráveis já feitas.

5- X-Men

O game exclusivo para Mega Drive do poderoso grupo de mutantes liderado pelo Professor Xavier não é apenas lembrado pela sua dificuldade, mas também em como quebrou a quarta parede. Há um momento avançado no jogo que vem logo após derrotar Mojo, onde surge uma mensagem a qual pede que você dê um reset o computador. Na verdade, ela quer dizer que você deve apertar levemente o botão reset do console para seguir até a última fase. Algo impensável para a época. A maioria dos jogadores que não utilizaram alguma revista para entender o que precisava ser feito levaram muitas horas até solucionar este quebra-cabeça, mesmo porque boa parte deles não cogitava fazer isso, pois pensavam que iriam perder todo o seu progresso feito até aquele momento. Algo que acontecia aliás, caso o botão reset fosse pressionado por mais tempo do que o necessário.

Gostou da lista? Quais outras situações inesquecíveis de quebra da quarta parede você lembra e acha que deveriam ter sido mencionadas? Dê sua opinião nos comentários!