Share Button

Com o anúncio de Elden Ring, o interesse por jogos da série Souls vem aumentando exponencialmente.

Caso você não esteja muito interessado em outros títulos como o remaster de Dark Souls neste momento, seja por achar que está parecido demais com o original ou porque gostaria mesmo é de jogar um título totalmente novo e não uma remasterização, existem algumas boas opções de jogos que lhe darão uma experiência similar àquela encontrada na franquia da From Software e que você deveria dar uma olhada mais perto.

Segue abaixo uma lista com alguns dos títulos que todo fã de Dark Souls precisa jogar.

  • Nioh

Muito antes do Dark Souls da From Software, o Team Ninja já havia deixado bastante animado os jogadores que gostam de títulos de ação com dificuldade elevada, com a série Ninja Gaiden. Algum tempo depois, a equipe desenvolveu Nioh, um jogo onde o papel do jogador é usar armas como espadas e machados para fazer picadinho de monstros do folclore japonês, enquanto se aventuram por um período da história do Japão, repleto inclusive de figuras históricas.

As similaridades com Dark Souls saltam à vista logo após os primeiros minutos jogando, como santuários servindo como pontos onde você renasce e sobe de nível com a Amrita que você pode perder caso morra, e certos inimigos que lhe tratarão sem piedade caso não os ataque da maneira correta. Há também dezenas de chefes memoráveis, um mais difícil do que o outro.

  • Hollow Knight

Essa mistura de Metroidvania com Dark Souls em 2D muito provavelmente passou batida por boa parte dos jogadores e imprensa.

Com sua atmosfera sombria, jogabilidade diversificada que vai melhorando ao longo da aventura, bancos de praça que servem para recarregar as energias e renascer, a necessidade de voltar ao lugar onde você morreu para recuperar itens que perdeu ao morrer, dificuldade elevada, cenários interligados, dezenas de segredos e desafios opcionais, este é um dos melhores indies que você pode comprar atualmente.

Os visuais cartunescos e animações soberbas, feitos à mão, ajudam ainda mais você a se ver mergulhado na exímia experiência que o game oferece.

  • Lords of the Fallen

Com a febre em volta de Dark Souls em alta, esse game chamou a atenção de muita gente quando foi lançado em 2014. Embora não chegue aos pés da franquia da From Software, Lords of the Fallen foi uma tentativa muito competente do estúdio Deck13 em se aventurar nesse gênero, graças a sua boa ambientação e jogabilidade onde o peso da armadura e arma contribuem de maneira significativa para a velocidade e poder de cada ataque desferido.

  • The Surge

A segunda empreitada da desenvolvedora Deck13 em fazer algo inspirado em Dark Souls conseguiu ser melhor do que a primeira, trocando a ambientação medieval gótica por uma futurista. O grande chamariz do game é a jogabilidade, que pode ser melhorada por meio de seu exoesqueleto, fazendo customizações nele usando partes e materiais obtidos dos inimigos.

Embora possua uma história completamente ignorável e chefes que carecem de criatividade, The Surge vale seu tempo pela boa jogabilidade, dificuldade acima da média e combates brutais.

  • Salt and Sanctuary

Esse game é literalmente um Dark Souls 2D. Ao invés de almas, sal é coletado dos inimigos, que você também perde se morrer. Dá inclusive para deixar mensagens para outros jogadores usando palavras e frases pré-definidas, dá mesma forma que na série da From. Chefes bastante impiedosos também fazem parte da receita, os quais para serem derrotados requisitarão que você decore os padrões de ataque e detecte os pontos fracos.

Se trata de um jogo que acerta muitíssimo mais do que erra, combinando de maneira eficaz quase todos os elementos presentes em Dark Souls, com suas próprias ideias originais.

E aí, gostou da lista? Que outros jogos similares a Dark Souls você recomenda? Dê sua opinião nos comentários da página ou Facebook!