r7Tops

5 séries mais antigas (e ainda ativas) no mundo dos games

Só os fortes resistem ao tempo

Os videogames existem desde os anos de 1970, e com o avanço da tecnologia, os games vão mudando e tudo vai se transformando. No entanto, há aquelas séries clássicas que sempre “estiveram aí”, e vamos lembrar hoje as 5 mais antigas que ainda estão na ativa.

OBS: Colocamos aqueles que estão ativas até hoje, comparado o primeiro lançamento com o último.

5 – Space Invaders (38 anos)

Desenvolvido pela Taito, Space Invaders foi um verdadeiro fenômeno de popularidade e ajudou a transformar os videogames em uma indústria global de grande interesse. Seu primeiro lançamento foi em 1978 e o último em 2017 com Arkanoid vs Space Invaders.

4 – Galaxian (39 anos)

Lançado em outubro de 1979 e tendo seu último jogo lançado em janeiro de 2019, o Galaxian não deixa de ser uma “cópia” do Space Invaders que acabou ganhando popularidade o suficiente pra virar uma série isolada. Atualmente, é uma marca que pertence a Namco e a Bandai.

3 – Mario (41 anos)

O bigodudo da Nintendo estreou no Arcade Donkey Kong em julho de 1981 com o nome de Jumpman e, de lá pra cá, não parou mais. Até hoje, é a franquia de games mais bem sucedida de todos os tempos, o “carro-chefe” da BigN, e Mario é, quase sempre, sinônimo de um bom produto.

2 – Pac-Man (42 anos)

Lançado em julho de 1980, o Pac-Man, mais conhecido como “Come Come” aqui no Brasil durante essa época, dispensa apresentações e, provavelmente, é o nome mais lembrado quando se pensa em franquias de séries antigas. A franquia foi desenvolvida pela Namco e lançado originalmente para Arcades, contando com uma jogabilidade bem simplória em que devemos comer todas as bolinhas do cenário e fugir dos fantasmas. Ao longo de mais de 40 anos de história, o Pac-Man já rendeu mais de US$ 14 bilhões de dólares, e conta com diversos jogos para as mais diversas plataformas, explorando diferentes gêneros.

1 – The Oregon Trail (50 anos)

A série mais antiga do mundo dos games está na ativa até hoje, sendo que seu primeiro lançamento data de 3 de dezembro de 1971, o que contabiliza incríveis 50 anos de existência (!). Este é mais conhecido nos Estados Unidos por seu conteúdo educativo, que ensina aulas de história Já o game em si, foi desenvolvido para as aulas em colégios, e devido a sua popularidade, foi lançado comercialmente em 1975. Já seu último game veio para iPhone em 2021.

Artigos relacionados