EspeciaisNotícias

8 produtos da Nintendo que não tem relação com videogames

Criadora de Mario, o personagem mais popular que existe, além de consoles marcantes como NES, SNES e Game Boy, a Nintendo já existia muito antes de se tornar a gigante dos videogames de hoje. Fundada em 1889, em Kyoto, a empresa sediada no Japão era conhecida como Nintendo Koppai em seus anos de formação e produzia inicialmente diferentes tipos de cartas de baralho antes de começar a fabricar brinquedos e jogos de tabuleiro. Abaixo você pode conferir 8 produtos dela que não tem relação com videogames, feitos durante seus quase 127 anos de história:

1- Cartas de baralho

cartas-de-jogar

Uma das mais populares séries de cartas de baralho da Nintendo era a Ehon Trump, uma espécie de livro de fotos que possuía caixas em forma de TV com famosos personagens de anime e mangá dentro, como Astro Boy e Ultraman. Em 1959, a empresa adquiriu a licença da Disney para produzir brinquedos e jogos para o mercado japonês, e adicionou ao catálogo personagens muito queridos tais como Mickey Mouse e Pato Donald.

2- Rabbit Coaster

Após décadas produzindo cartas de baralho, a Nintendo expandiu-se para o mercado de brinquedos e jogos em 1964 com o Rabbit Coaster, um brinquedo no qual os jogadores podiam disputar corridas com feijões coloridos que iam descendo pelas pistas inclinadas até alcançarem a linha de chegada. A popularidade deste brinquedo levou a Nintendo a lançar uma série inteira de jogos “coaster”, incluindo My Car Race, Punch Race e uma sequência para Rabbit Coaster.

3- Ultra Hand

ultra-hand

Lutando contra peso-pesados como a Bandai no mercado de brinquedos japonês, a Nintendo pediu ao famoso designer Gunpei Yokoi bolar algumas ideias novas para a empresa. Em 1966, Yokoi revelou a Ultra Hand, um brinquedo de pegar feito de plástico que podia se expandir e contrair. O brinquedo se tornou um imenso sucesso no Japão e foi o primeiro produto da Nintendo a vender mais de 1 milhão de unidades.

Fato curioso nº1 – Em 1989 – mais de duas décadas depois – Gunpei Yokoi também criou o Game Boy para Nintendo.

Fato curioso nº2 – Em 2010, foi lançado um jogo no Wii Ware chamado Grill-Off with Ultra Hand, que fazia uma homenagem ao famoso brinquedo. Ele era exclusivo para membros do agora extinto Club Nintendo.

4- Mach Rider

mach-rider

Em 1972 a Nintendo lançou no mercado japonês o Mach Rider, um carrinho de corrida à pilha que ficava em uma rampa conectada a um velocímetro e uma alavanca de câmbio. Quando o usuário trocava a marcha, o carro começava a carregar e aumentava sua velocidade enquanto continuava estacionado. Ao chegar na quarta marcha, o Mach Rider era arremessado da rampa.

Fato curioso – Em 1985, a Nintendo lançou no Japão para o NES um jogo com o mesmo nome do brinquedo. Nele você era um herói em uma motocicleta e precisava buscar sobreviventes em uma Terra destruída e derrotar seus inimigos pelo caminho. Pode ser comprado hoje no Virtual Console para Wii U e 3DS.

5- Ultra Machine

Em 1967, seguindo o sucesso da Ultra Hand, Gunpei Yokoi criou a Ultra Machine, uma máquina de arremesso à pilha que vinha com bolas de pingue-pongue e um bastão colorido de plástico. O brinquedo se tornou outro sucesso para a Nintendo, e deu à empresa a oportunidade de se expandir no mercado externo. Quando a Ultra Machine foi lançada nos Estados Unidos e Austrália, a Nintendo trocou o nome para Slugger Mate, pois a marca “Ultra” era reconhecida apenas no Japão.

6- Magic Roulette

Lançada no meio dos anos 60, a Magic Roulette foi feita visando o mercado adulto. O sofisticado jogo vinha com fichas de aposta de plástico, um plano de apostas também de plástico, esferas de metal e, claro, uma roleta. A Magic Roulette podia ser jogada como uma roleta tradicional ou uma variação do pôquer de cinco cartas usando cinco esferas metálicas durante o giro da roleta ao invés de apenas uma.

7- Light Telephone

light-telephone

Em 1971 a Nintendo lançou o Light Telephone, um walkie-talkie de duas vias que usava a luz para se comunicar no lugar das ondas de rádio. Ao invés de fazer o marketing do Light Telephone para crianças, a Nintendo o divulgou como um item inovador para adultos fissurados em tecnologia. Estava disponível apenas no Japão, mas conseguiu chamar a atenção da famosa revista Popular Science, que o chamou de “lanterna walkie-talkie”.

8- Chiritori

No final dos anos 70, a Nintendo lançou um pequeno aspirador de controle-remoto. Era chamado de Chiritori, que quer dizer “pá de lixo” em japonês. Apesar do Chiritori conseguir pegar pó e outras porcarias do chão, ele se destinava a ser um brinquedo, e não um eletrodoméstico para limpeza da casa. Talvez sem surpresa, Chiritori não foi um sucesso de vendas para a Nintendo; a empresa fez apenas uma quantidade limitada de peças, e o brinquedo foi descontinuado após seu lançamento.

Acesse o blog Before Mario e conheça mais produtos da Nintendo que ela fez antes de começar a produzir videogames.

Artigo criado pelo site Mental Floss, traduzido e complementado pela GameHall

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!