Share Button

Tendo superado a marca de 2,5 milhões de cópias vendidasNieR: Automata para PS4, XBO e PC provou que existem muitos jogadores interessados na franquia, tanto que o diretor Yoko Taro já está correndo atrás para ter algo novo pronto para ser lançado em 2020, quando a série completará 10 anos.

Para celebrar o primeiro aniversário de NieR: Automata, fique com nove fatos a respeito do game, alguns inclusive que poucos jogadores sabem.

1- Universo de NieR na verdade começou em outro jogo

Antes do NieR original ser lançado, acreditava-se que o último final de Drakengard para PS2 era uma brincadeira, por ser completamente bizarro. Nele, o protagonista principal do jogo e o último chefe são teleportados do seu mundo para a cidade de Tóquio dos dias atuais para uma complexa e famosamente intrincada luta de chefe.

Foi uma surpresa e tanto descobrir que estes eventos deram à luz ao mundo pós-apocalíptico de NieR e NieR: Automata, pois os protagonistas e viajantes dimensionais de Drakengard trouxeram ao nosso mundo uma doença fatal que ameaçou a humanidade de extinção.

2- O jogo original tinha duas versões – NieR Gestalt e NieR Replicant

Outra singularidade sobre o primeiro NieR era o fato de que haviam duas versões do protagonista principal quando foi lançado no Japão. Na versão original para PS3 no Japão, Nier é o irmão de Yonah e ele está fazendo seu melhor para ajudar a curar a doença de sua irmã. O jogo foi intitulado NieR Replicant.

Quando consideraram lançar o jogo no ocidente, a equipe de marketing para o ocidente acreditou que a história de uma figura paterna mais sábia e mais velha ressoaria melhor fora do Japão. Embora representasse trabalho extra para a equipe de desenvolvimento, eles criaram duas versões do jogo e lançaram NieR Gestalt com um Nier totalmente redesenhado que era agora o pai de Yonah.

3- Você pode pegar o Iron Pipe do prólogo do NieR original

Embora a história de NieR: Automata seja independente, ou seja, você não precisa jogar o título anterior para entendê-la, muitos pequenos detalhes conectam o jogo ao primeiro NieR.

Um dos easter eggs mais óbvios é a aparição da arma Iron Pipe – a primeira arma que você pega no prólogo de NieR – que você pode coletar quando estiver pescando nas águas do mundo de NieR: Automata, mais especificamente nos esgotos.

4- Muitos dos personagens que você encontra receberam nomes de filósofos

O tema principal de NieR: Automata mergulha profundamente no existencialismo, então não é uma surpresa descobrir que há muitas referências filosóficas espalhadas pelo jogo.

Fique de olho especialmente nos NPCs, pois irá perceber que eles são frequentemente nomeados com base em figuras filosóficas. Nomes mundialmente famosos como Blaise Pascal, Simone de Beauvoir, Jean-Paul Sartre, Karl Marx, Freidrich Engles e muitos outros estão presentes no game.

5- Você pode comprar troféus usando dinheiro obtido jogando

Quando você chega em um determinado ponto no jogo, uma loja secreta aparece no acampamento principal e propõe que você “gaste dinheiro para fazer certas coisas”.

Usando o dinheiro que você ganha jogando, você pode destravar qualquer um dos troféus do jogo. Não precisa esquentar a cabeça tentando pegar um troféu difícil de obter, bastando apenas gastar alguns milhares de créditos para consegui-lo na mesma hora. Se você sentirá orgulho de platinar o jogo dessa forma, no entanto, é outra história.

6- Você pode alterar as vozes para soarem como os Shades do primeiro NieR

No NieR original, os inimigos que você enfrenta são chamados de Shades, cujas falas são quase impossíveis de entender e tem um som muito característico. Conforme você avança na segunda rota de NieR: Automata, você irá destravar um alterador de voz que afeta 2B, 9S e A2.

O alterador está dentro das opções (Settings > Other) e irá ajustar o quão robótica a voz dos protagonistas soará. Deslize o alterador até o máximo e a voz parecerá a de um modem de internet discada. Por outro lado, deslizar até o mínimo fará com que os personagens falem com grunhidos estranhos da mesma forma que os Shades do primeiro jogo.

7- O chip Death Rattle fará com que inimigos emitem gritos de morte se forem derrotados via hackeamento

Outro modificador de voz está disponível no jogo, mas para os inimigos. Equipe o chip Death Rattle e hackear as máquina as fará emitirem barulhos estranhos quando forem derrotadas. Ele pode ser comprado na loja de Devola e Papola por 5.000 créditos.

8- Você pode enfrentar os CEOs da PlatinumGames e Square Enix no DLC

NieR: Automata possui algumas lutas memoráveis, mas aquela onde você enfrenta os CEOs da PlatinumGames e Square Enix, vai além. A música, visuais e padrões de ataque dessa luta pegam o ‘fator loucura’ da série e o eleva ao máximo.

9- Você pode lutar contra uma espécie de mecha-Godzilla

Um easter egg que muitos jogadores devem ter deixado passar, pois ele é encontrado apenas na rota C, dentro da floresta próximo da cachoeira mais perto do ponto de acesso. Ele surge pela primeira vez durante a missão “The Twin’s Request”, aparecendo muito raramente depois disso, sempre nos capítulos da rota C.

A máquina em forma de T-Rex parece com Godzilla mas é quando ela começa a disparar um raio laser roxo é que você percebe a referência visual óbvia ao filme Shin Godzilla de Hideaki Anno, lançado em 2016.