GamesHistória do Videogamer7

A história dos jogos que exploram as viagens no tempo!

Eles existem desde os anos de 1980

Viagens no tempo são exploradas na ficção em todos os segmentos, como livros, filmes e, evidentemente, os videogames. Assim como a maioria das coisas que vemos hoje em dia, os jogos de viagens no tempo existem desde os primórdios dos games, mas você sabe qual foi o primeiro de todos?

O primeiro foi um de aventura em texto chamado “Time Traveler“, ou “Viajante do Tempo” em nosso idioma e foi desenvolvido pela Krell Software e lançado para o Apple II, Commodore PET e o Atari 8-bit family.  Ele conta uma história bem simplória de um protagonista que precisa voltar no tempo e obter 14 anéis espalhados nas mais diferentes épocas e, cada uma delas, tem um poder diferente.

Na ocasião de seu lançamento, o repórter da revista “The Dragon” chamado Mark Herro tinha inicialmente odiado o game, mas a medida que ele foi imergindo na aventura, ele acabou entendendo seu valor e passou a gostar, mesmo com alguns problemas e por ser difícil saber em que época o jogador está, já que isso não é tão detalhado nos textos.

Ainda no início da década de 1980 foram lançados outros jogos do gênero para computadores, como Adventure in Time de 1981 e Dino Eggs de 1983. Vários destes exploram, na história, o conceito de viajar no tempo, incluindo o primeiro Final Fantasy, sendo que na gigantesca maioria dos games lançados até hoje, esse conceito faz parte da trama e não da jogabilidade.

Já o primeiro game que implementa as viagens no tempo como parte do gameplay é o RPG para Nintendinho chamado “The Magic of Scheherazade” (vídeo acima) lançado em 1987, que tem um gameplay semelhante ao primeiro Zelda. Nele, o jogador viaja no tempo através de portais, e pode chegar ao passado, presente e futuro, teletransportando o jogador para o mesmo local, mas em uma outra época.

Em seguida, veio o “Day of the Tentacle” para PC lançado em 1993 que também implementa as viagens no tempo no gameplay e na história. No mesmo ano também foi lançado o “Sonic CD“, conhecido pelos jogadores pela possibilidade do ouriço viajar para o passado ou o futuro no meio da fase.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!