Curiosidades

Opinião | As músicas nos videogames podem ser tão importante quanto o gameplay

Depende do jogo, é claro!

A trilha sonora está em todas as mídias audiovisuais e elas são muito importantes para ajudar na “atmosfera” do momento proposto. As músicas são capazes de despertar uma emoção, uma memória, fazer você se sentir feliz ou triste, ou todos os sentimentos ao mesmo tempo.

Quer um exemplo? Se você está na casa dos 30-40 anos provavelmente se lembra da música “Green Hill Zone” do Sonic 1, não é verdade? Além disso, provavelmente você acabou de esbanjar um sorriso só por ter lembrado dela, não é?

A música faz parte da nossa vida e foi fundamental para a espécie. De acordo com o artigo “A evolução da música e a capacidade social humana”, é provável que os seres humanos primitivos cantassem ao invés de falar, talvez explicando a razão pela qual ela é tão presente e tão importante em nossas vidas.

Já nos videogames, a trilha sonora sempre se fez presente mesmo com as limitações técnicas de uma época, onde as músicas eram na verdade “barulhinhos” que formavam algum tipo de som que estimulasse o jogador.

“A maior parte do tempo você fica sentado em seu quarto, sozinho, jogando um jogo. É brilhante. O mundo vai embora. A música leva você para outro mundo. Essa é a glória dos videogames”, disse o compositor Grant Kirkhope (via Hook Sounds), em uma entrevista a Mashable.

A trilha sonora em um jogo de videogame ajuda o jogador a ficar mais atento a ele, e pode ser a diferença entre uma experiência profundamente divertida ou simplesmente chata; ajuda na imersão, já que um bom compositor consegue pegar o clima proposto e dar o sentimento de estarmos em “uma floresta” ou “em um local gelado”; ajuda a transmitir emoções e também ajuda nas memórias afetivas de um jogador perante a experiência.

De fato, as músicas não devem ser negligenciadas e elas são fundamentais para que o jogo transmita uma boa experiência. Até mesmo quando o jogo enfatiza os efeitos sonoros, como é o caso de muitos jogos de terror, o som é levado em consideração.

O final de Valiant Hearts é um dos mais emocionantes dos games. Sem dúvidas, a trilha sonora contribui fortemente para este momento. 

Artigos relacionados