“A Nintendo é uma companhia que pode fazer o que quiser”, diz Satoru Iwata

Satoru Iwata, presidente da Nintendo, fez uma entrevista nesta segunda-feira (28) publicada no site japonês Diamond.jp, em que diz que a companhia “pode fazer o que quiser“.

Para muitos, a Nintendo é um sinônimo para videogames, mas na realidade, a empresa com mais de 100 anos de existência, começou com produtos diferentes, como baralhos, até focar-se nos jogos eletrônicos.

Certamente, um grande número de pessoas ao redor do mundo devem pensar ‘Nintendo é uma empresa apenas para videogames’, e eu acredito que há mais e mais de nossos próprios funcionários que já começaram a pensar assim“, disse Iwata.

O fato de que o nosso foco são os videogames não vai mudar, mas sinto a necessidade de aproveitar esta ocasião para dizer que a Nintendo é uma companhia que pode fazer o que quiser“, declarou.

Este assunto veio à tona quando Yamauchi [antigo presidente da Nintendo que morreu recentemente, leia mais sobre ele clicando aqui] morreu, senti que os nossos arredores estavam a mudar. Precisamos redefinir o que a Nintendo deve fazer de agora em diante. Contudo, sinto em dizer que ‘A Nintendo fará qualquer coisa’ também é a ideia errada para a companhia“, continuou.

Yamauchi sempre disse que a ‘Nintendo é uma companhia para entretenimento e não deverá fazer outra coisa’, e ele não pensava necessariamente que entretenimento é igual a videogames. Estive pensando na forma de expressar os sentimentos de Yamauchi, e pensei sobre isso incessantemente, mesmo durante as férias de ano novo“.

As meditações de Iwata o levaram para as palavras QQL (qualidade de vida), e a ideia dele é usar o entretenimento, ou seja os games, para melhorar a qualidade de vida das pessoas, algo que já deu certo com o Wii e seus sensores de movimentos, com jogos usados em terapias de clínicas e hospitais.

A Nintendo anunciou em janeiro que ia começar a investir em uma “plataforma de melhoria na qualidade de vida e saúde“, que as pessoas usem no seu dia a dia. Porém, até o momento o projeto ainda não é bem claro, com poucas informações conhecidas. Por outro lado, o que se conhece, é que a empresa vem passando por dificuldades financeiras com o fracasso comercial do Wii U, considerado o videogame que menos vendeu na história da Nintendo – ao menos até o momento. Muitas pessoas culpam Iwata pelas decisões que levaram a empresa para essa situação, e caso as coisas não melhorem num futuro próximo, ele provavelmente será “convidado a sair” do seu cargo.

Em uma recente coluna, o controverso analista Michael Pachter (que adora malhar a Nintendo), disse que a empresa necessita de um novo líder, e que o presidente da filial americana, Reggie Fils-Aime, seria um bom candidato para ocupar o lugar.

Para ser sincero com vocês, e sei que isto não vai acontecer, Reggie seria um presidente muito melhor” disse Pachter perante uma questão relacionada com a rentabilidade da Nintendo neste momento.

Penso que o Reggie é um executivo capaz e é muito focado no consumidor. Eles não vão contratar um ocidental para liderar a Nintendo, terá de ser um japonês. Mas eu penso que a Nintendo simplesmente precisa de uma nova liderança” acrescentou.

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!