Share Button

Quem assiste Dragon Ball desde o começo provavelmente se lembra da primeira transformação marcante dos saiyajins, um poder que surgiu antes mesmo de se conhecer o conceito desta espécie extraterrestre: a habilidade de se transformar em um macaco gigante.

A transformação acontece em condições específicas. Primeiramente o saiyajin necessita estar com sua cauda, pois é de lá que vem o estímulo monstruoso, e além disso é necessário que o guerreiro receba 17 mil zenos de Raios Blutz através dos olhos. Os Raios Blutz são emitidos pela luz do sol que se reflete na lua e tem efeito durante sua fase cheia. Caso seja necessário usar a habilidade fora deste período o saiyajin pode criar uma lua artificial que emita a mesma quantidade de Raios Blutz que terá o mesmo efeito.

Ao se transformar em Oozaru (Grande Macaco), o saiyajin adquire uma forma de primata, com vários metros de altura e com uma forma 10 vezes maior que seu poder original. O guerreiro também perde sua sanidade, agindo de forma predatória e sedenta por destruição. O efeito desastroso pôde ser visto várias vezes através de heróis e vilões no anime, mas curiosamente um personagem “quebrou o protocolo” e exibiu uma outra face deste macaco. Estamos falando de Vegeta, que diferente dos demais apresenta controle de sua forma animalesca.

Mas afinal de contas, por que Vegeta consegue se controlar? Bem, a resposta é mais simples do que parece. Vegeta foi treinado para controlar seus instintos durante a transformação, uma habilidade que pode ser ensinada a saiyajins maduros, para que possam manter suas funções cognitivas intactas e também conseguir se comunicar verbalmente. Em complemento a esta explicação, nos games é citato que alguns guerreiros de classe média, como Nappa também poderiam adquirir este poder, mas membros de classe baixa, como Raditz, não.

Com a evolução do anime os macacos gigantes praticamente desapareceram, tendo uma participação notável apenas em um arco de Dragon Ball GT. Os membros que vieram depois de Gohan tiveram suas caudas cortadas ao nascimento para evitar transtornos. Nem mesmo Vegeta optou por treinar seus filhos. E assim, a transformação Super Saiyajin (e suas variações) tornou-se a mais popular e recorrente na série.