Share Button

Pan é uma das personagens mais queridas de Dragon Ball e também a garota Saiyajin mais famosa do anime. Entretanto, diferente dos homens de Dragon Ball, mesmo em combate a personagem nunca se transformou. Entenda agora o porquê.

Sem teorias mirabolantes. De acordo com Akira Toriyama o motivo é simples: primeiramente por que Pan e Bra (filha de Vegeta e Bulma) nunca foram incentivadas a se transformar em Super Saiyajins. O segundo motivo é o fato de Toriyama nunca ter desenhado uma versão feminina de SSJ e não conseguir imaginar suas personagens nesta situação.

Publicações extras de Dragon Ball complementam a explicação afirmando que o fato de Pan ser 1/4 Saiyajin não interfere na sua habilidade de se transformar em Grande Macaca ou guerreira de cabelos dourados. Isso é confirmado através de Goku Jr. que aparece no último episódio de GT, pois mesmo sendo um descendente mais distante de Son Goku ele consegue se transformar.

Segundo The Dragon Ball GT Perfect Files, lançado originalmente nos anos 90, Pan tem o potencial de se transformar e pode se tornar um tipo de Saiyajin nunca visto antes.

Para alguns fãs há furos nesta explicação, pois Goten e Trunks nasceram em uma época de paz e foram incentivados e treinados para serem guerreiros, por Chi Chi, Gohan e Vegeta. Mesmo que os garotos tenham desenvolvido a habilidade de transformação de maneira “autodidata”, é inegável que estavam sendo preparados para isso. Pan também com 4 anos participa de seu primeiro torneio de artes marciais e luta ao lado de Trunks e Goku em DBGT, o que leva fãs a questionarem o porquê de ambos não terem a ensinado Pan a se transformar.

Críticas a parte, em Dragon Ball Super, Pan está ganhando mais destaque e é possível vê-la usando seu Ki e dando os primeiros golpes. E você, concorda com a explicação? Gostaria de ver Pan como SSJ? Deixe sua opinião nos comentários!