Share Button

Nos últimos dias houve um alvoroço em relação ao neuro cirurgião Sergio Canavero, que está trabalhando para fazer o primeiro transplante de cabeça da história humana. Muitas pessoas no site NeoGAF achavam que ele tinha alguma relação com Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, por ser muito parecido com um personagem encontrado no jogo, além do fato dele ter escrito diversos documentos a respeito do fenômeno conhecido como dor fantasma (phantom pain).

doutor-canavero-semelhanca

Em 2010, Kojima havia feito uma declaração que dizia: “O próximo projeto vai desafiar um tipo de tabu. Se eu fizer besteira, é provável que terei de deixar a indústria. No entanto, não quero continuar evitando isso. Farei 47 este ano, são 24 anos desde que comecei a criar jogos. Hoje possuo um aliado que felizmente poderá me apoiar nesse desafio, apesar de ser apenas uma pessoa. Para o começo, está bom.”

Somando tudo isso com o fato de que o projeto de transplante de cabeça do Dr. Canavero chama-se HEAVEN, ele mencionar diversas vezes em suas conferências a respeito da clonagem humana (um dos principais temas da série Metal Gear Solid), as coisas começaram a sair do controle. Algumas das conexões que estavam sendo feitas pelas pessoas faziam inclusive sentido, mas outras não. Abaixo você pode conferir um infográfico que dá uma ideia de toda essa teoria conspiratória:

doutor-canavero-infografico

Seria parte disso tudo verdade e estaríamos diante da maior ação de marketing já feita? Não é bem assim. O site Kotaku entrou em contato com o cirurgião e ele explicou que não tem nada a ver com o jogo e, inclusive, apresentou já uma queixa contra Kojima e enviou uma carta para a Konami por usarem sua imagem sem autorização dentro do jogo.

O cirurgião disse não saber como haviam conseguido criar um personagem tão parecido com ele. Mas acrescentou que de acordo com seu advogado, um dos patrocinadores de uma de suas conferências foi um produtor de jogos, que talvez tivesse filmado essa conferência, com tomadas de seu rosto de vários ângulos e daí usado o que foi gravado para copiar a aparência.

No final das contas, ele se disse surpreso com a popularidade ganha com este episódio. “É surpreendente que apesar de viajar ao redor do mundo, ter falado em mais de 300 conferências a respeito daquilo que pode ser a maior conquista da história da medicina, eu sinto que só agora estou no auge da minha popularidade e graças a um jogo de videogame…com o qual eu nem estava envolvido para início de conversa.”