Notícias

“Ainda estou chocado”, diz Tim Schafer sobre fechamento da LucasArts

O fechamento da LucasArts não afetou apenas funcionários da empresa, mas aqueles que tiveram algum envolvimento com ela no passado, como Tim Schafer (que trabalhou em “Full Throttle“) e Ron Gilbert (de “The Secret of the Monkey Island“).

Ambos divulgaram que estão tristes com a decisão, tendo em vista que os dois tiveram participação quando a LucasArts foi reconhecida como uma empresa importante no desenvolvimento de adventures.

Ainda que parte de mim soubesse que isso aconteceria, ainda estou, de certa forma, chocado. Nunca pensei que a LucasArts realmente seria fechada. Sinto mal por todas as pessoas talentosas de lá. A LucasArts deu a minha primeira oportunidade na indústria, e é triste ver toda essa história acabar, bem como perder artes conceituais. Vou revirar o escritório deles para ver se encontro alguma arte antiga de ‘Full Throttle‘”, disse Schafer ao site Kotaku.

É difícil eu não ficar triste. Não trabalho lá desde 1992, mas é como um lar para mim. Cresci lá, aprendi quase tudo que sei sobre produzir games lá, onde me tornei um programador de verdade. Fiz amigos de longa data, e oito dos mais memoráveis e influentes anos da minha vida foram investidos lá. Não seria quem sou hoje sem a LucasFilm Games“, escreveu Gilbert em seu blog, onde também disse que espera conseguir de volta os direitos sobre “Monkey Island“.

De rainha dos adventures ao esquecimento

A história da LucasArts surgiu como uma extensão da LucasFims em 1982, empresa fundada por George Lucas. A intenção do criador de “Star Wars” era levar as franquias de seus filmes para outras áreas de consumo, como o entretenimento eletrônico. Seu primeiro game da empresa, ainda sob o nome de LucasFilms Games, foi “Ballblazer“, que chegou ao mercado em 1984.

No final da década de 80, a empresa colocou no mercado um dos mais emblemáticos adventure de apontar e clicar: “Maniac Mansion“. Mas foi na década de 1990 – e com o nome de LucasArts – que a desenvolvedora ganhou uma legião de fãs ao lançar games como “The Secret of Monkey Island“, “Indiana Jones and the Fate of Atlantis“, “Sam & Max Hit the Road“, “The Dig“, “Full Throttle” e “Grim Fandango“. Games estes criados e desenvolvidos por pessoas como Ron Gilbert e Tim Schaffer, considerados mestres dos adventure games.

Já nos anos 2000 a empresa foi perdendo a relevância no mercado, se focando praticamente a jogos com o selo “Star Wars“. Porém, os jogos mais emblemáticos do início desse século foram títulos desenvolvidos por outras desenvolvedoras, como é o caso de “Star Wars: Knights of the Old Republic“, que foi desenvolvido pela BioWare.

Os últimos jogos feitos pela LucasArts“Star Wars: The Force Unleashed”“The Force Unleashed II” foram bem recebidos pela crítica, algo que não aconteceu com “Kinect Star Wars”. No decorrer destes 31 anos de existência, a LucasArts conta com um portfólio com mais de 130 jogos.

Sammy Anderson

Fundador do GameHall e produtor do programa Versus.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!