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Alcahest

O início da era de glórias em RPGs da era 16 bits.

O Super Nintendo começa a receber seus primeiros RPGs gloriosos, e grande parte graças à Square, que se empenhou em mostrar o quão forte era sua parceria com a Nintendo, e lançando este game juntamente com outra empresa gamística, a Halken, a Square consegue colocar no mercado um projeto deveras interessante, que eu recomendo que você dê uma olhadinha!

Misturando aspectos antigos, Alcahest foi mais um game revolucionário para a época, 1993, pois conseguiu juntar em um só cartucho dois estilos de games totalmente diferentes que estavam fazendo a cabeça de multidões totalmente diferentes! Primeiro, o RPG, que agradava mais aos adolescentes, e depois a AÇÃO, que agradava mais as crianças (apesar que pegar um Contra de vez em quando faz a cabeça de qualquer um hehehe).

A história do game é bem simples, mas é impressionante como a Square conseguiu alongá-la a ponto de você conseguir se prender a história por alguns instantes: De mil em mil anos uma estrela vermelha brilha no céu, e dela, Alcahest, a entidade do mal, vem do mundo obscuro para o nosso mundo. Na primeira vez em que isto ocorreu, um guerreiro dotado de força, inteligência e dos quatro manés… Digo, Guardiões Elementais conseguiu selar por mais mil anos o monstro Alcahest. Porém, mil anos se passaram e você, Alen, deve selar Alcahest novamente. Mas primeiro você deverá capturar os quatro Guardiões Elementais: do vento, da água, do fogo e da terra e fazer como o primeiro guerreiro, selar com a força dos quatro guardiões Alcahest na dimensão Chaos!

Durante a jornada você encontrará cinco guerreiros dotados de cinco habilidades especiais. Primeiro você encontrará Garstein, o mago que está atravessando o mundo em busca de novos conhecimentos. Em seguida será a vez da princesa Elikshil, capaz de curar seus machucados (uh-hu… uuuuuh-huuuuu… ebaaaaa, demoroôôô… yiepieee!!!!!), ela está nesta jornada para ter sua vingança contra Alcahest, que destruiu seu reino! O guerreiro Sirius, defensor de diversas nações, está com você pela mesma causa de Elikshil! Já Magna, o cibórgue, está com você pois você o salvou da destruição de sua cidade ao reenergizá-lo e ele o ajudará com seus tiros refletores! E por fim, Nevis, a Deusa Dragão, está junto de você porque você a venceu em combate, e também porque Alcahest invadiu sua dimensão!

Bem, agora vamos discutir a parte técnica do bichinho né? Bom, começando pelos gráficos: Alcahest oferece gráficos muito bons levando em conta a plataforma e a época. Primeiramente falando sobre os cenários, estes oferecem muitas atrações, pois a diversidade é gigantesca. É impressionante como o que uns efeitos bobos podem fazer! Logo no começo, repare no fundo, em constraste com o espaço em que você esta pisando, lembra um tipo de arte Impressionista, com profundidade e tudo mais.

Além das montanhas do começo do game você passará por cavernas escuras com Lava (rochas derretidas) por todos os cantos, palácios destruídos como é o caso do castelo de Elikshil, fortalezas tecnológicas, masmorras e outras dimensões. Por fim você se verá em um lugar medonho, através de um portal demoníaco em que o ambiente não é nada agradável (não sei por que, mas o cenário me lembra a pele do Alien). Quanto aos personagens, bem, eles são até bem detalhados, exibem diversos frames para todas as direções e são muito coloridos. Ponto forte é a animação, tanto dos seus companheiros de viagem, quanto para você e quanto aos Guardiões Elementais. Fora de série são os chefes, cada um mais bem feito que o outro.

O podre são os inimigos, sem dúvida, que se repetem ao longo da jornada, mudando apenas a cor, se é que você me entende. Tem alguns que aparecem três vezes durante a jornada, amarelo, vermelho e depois verde! Um dos momentos mais legais do game é quando se chega em Alcahest, dá até gosto de ver as animações das magias que ele lhe lança! Desde a summon Chaos até a magia Void!

A jogabilidade é sem dúvida o ponto forte de Alcahest. Basicamente você deve guiar o personagem através dos cenários, porém, estes por sua vez possuem obstáculos! Alguns deles se baseiam em apenas paredes a se transpor, ai entra a exploração complexa, e outros apenas se baseiam em pular e correr, exploração simples. No cenário você vai encontrar estas duas classificações de desafios, basicamente. Os simples são os botões no chão, que ao serem atacados revelam um super dash ou um super pulo! Já os mais complexos se baseiam em coletar Key Itens pelas fases para poder passar por certos desafios! Por exemplo, a primeira caverna: você precisa de Ice Boots para não torrar os pés na Lava, da Torch para poder enxergar no escuro e de Hammer para poder abrir as paredes!

A exploração técnica se por alguns comandos: apertando duas vezes numa direção e segurando você dá um dash. Com Y você ataca e com B você invoca o Guardião Elemental. Para mudar de Guardião, se é que você tenha um ou mais de um, basta apertar L. Futuramente você poderá mudar seus companheiros através de A. Para poder usufruir mais ainda de suas habilidades, carregue a barrinha no canto inferior direito com Y e depois solte, dependendo do guardião que estiver o golpe será diferente! Com o Guardião do Fogo você dará uma seqüência de golpes seguidos, com o Guardião da Água você solta uma giratório mágica e por fim lança um projétil. Com o Guardião do Vento você dá um salto e pula diretamente no inimigo! Já com o Guardião da Terra você dá um dash direto no inimigo com um golpe!

Quanto às summons, o Guardião de Fogo solta bolas de energia contra o inimigo, o Guardião da Água o envolve como um campo de força e fica atirando projéteis aonde você estiver olhando. O Guardião do Vento persegue incessantemente os inimigos distribuindo diversos socos e por fim, o Guardião da Terra se torna um escudo que envolve você, tornando-o invulnerável! As Summons gastam MP, que são as bolinhas azuis no canto inferior direito, já seu Life são os cubos laranjas do outro lado. Em baixa estão os Talismãs, que são usados nas habilidades dos seus companheiros! Durante sua jornada você vai encontrar Max Orb e Max Life, que aumentam seus valores de HP e MP. Ah, e aqui não existe Level nem nada, porém matando muitos inimigos você ganha experiência e com muita experiência você ganha uma… Vida nova!

Som?! Talvez um dos piores aspectos de todo o game. Os efeitos sonoros são muito toscos, aonde explosões se tornam chiados e os monstros e chefes emitem barulhos que até seu estomago faz melhor. Um dos poucos efeitos sonoros que é dos bons é a espadada que ficou bem bacana. Já a música também não tem muito a se comentar, apesar de algumas temas serem bem interessantes, como a de introdução e de combate com chefes! No mais eu prefiro sem som

Conclusão: Bem, acho que não posso falar mais nada, quanto à diversão você terá muita, agora a Replay nem tanto, apesar de que o game é bem estilão Contra, e olha que Contra eu já fechei muitas vezes! Explore o game muito, e se travar nele uma, duas ou três vezes, explore muito, pois não é muito difícil!!

+ Jogabilidade muito boa, misturando ação e RPG
+ História simples, porém se destrincha fazendo com que o jogador se prenda à ela
+ Cenários tem construção inteligente e diversificada
Inimigos que se repetem muito, trocando apenas as cores em níveis superiores
O som é ruim de dar dó. Efeitos sonoros ridículos, e músicas que não chamam a atenção

Spider

RPGs do Super NES são os melhores, ponto final.

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