Share Button

Nem Mac e nem PC, em meados dos anos 80 era o computador AMIGA que chamava a atenção e despertava o desejo de consumo de muita gente. Lançado pela canadense Commodore – que já havia lançado no mercado o Commodore 64 – o AMIGA impressionava seus usuários pelo seu hardware robusto, que permitia jogos com gráficos poderosos e som de primeira qualidade (graças ao seu microprocessador MOTOROLA 68000 de 16/32 Bits). Abaixo você confere 7 curiosidades da empresa/sistema:

Atari – Joyboard

Antes de lançar o Amiga, seus desenvolvedores criaram o Joyboard, um controle em forma de prancha no qual a pessoa subia em cima e jogava com os pés (muito similar à prancha do Wii Fit da Nintendo), lançado para o Atari 2600 em 1982.

B-52s

Curiosamente, alguns modelos do Amiga 500/Amiga 600/Amiga 1200/A590 contêm referências de canções da banda de rock dos anos 70 The B-52s, escritas em suas placas, como “B52/ROCK LOBSTER”, “JUNE BUG”, “Party Mix” e “Spellbound” (canção da banda Siouxie And The Banshees).

Microsoft

Um dos primeiros Sistemas Operacionais do sistema foi o AmigaBasic, desenvolvido por ninguém menos do que a própria Microsoft em 1985, utilizado em suas versões 1.1 até 1.3 (quando foi substituído pelo Amiga OS 2.0 ARexx).

Música eletrônica

Além de jogos, o Amiga servia para outras inúmeras tarefas, como a criação de álbuns de música eletrônica e uso de sintetizadores. O músico Calvin Harris, por exemplo, lançou em 2007 o álbum “I Created Disco”, que foi todo composto utilizando um Amiga 1200.

Mary Poppins

O que o Amiga e o filme clássico Mary Poppins têm em comum? A resposta é o veterano ator, cantor, dançarino e comediante Dick Van Dyke, que participou do filme de 1964 e nos anos 90 se tornou um grande fã do sistema Amiga e a criação de animações 3D.

Chelsea Football Club

O time de futebol inglês Chelsea teve patrocínio da Commodore e Amiga entre 1987 a 1994.

Star Trek

O ator Wil Wheaton, Wesley Crusher da série “Star Trek: A Nova Geração), ajudou na criação do Video Toaster 4000 da NewTek, uma placa de vídeo para o Amiga que permitia edição de vídeos robustas e que foi usado para criar efeitos especiais em séries como “Babylon 5″ e SeaQuest DSV”.