AnálisesGames

Assassin’s Creed: Syndicate

Assassin’s Creed: Syndicate” é um jogo disponível para PC, Xbox One e PlayStation 4. O título anterior, “Unity”, dividiu as opiniões dos fãs com um lançamento conturbado em que apresentava uma série de problemas como baixos frame rate, bugs, glitches, e outros problemas técnicos que não agradou em nada a galera. Será que desta vez acertaram a mão? Continue conosco e descubra.

Desta vez o enredo, assim como nos jogos anteriores da série, nos leva para um cenário histórico, no ano de 1868 durante a Revolução Industrial em Londres. É apresentado para nós os gêmeos Jacob e Evie Frye como os jovens Assassinos protagonistas, que mais uma vez lutam para deter os planos dos Templários.ac8

Apesar de muito próximos, é fácil perceber que as personalidades dos dois são bem divergentes: enquanto Jacob é o macho man despreocupado, Evie é mais responsável e cautelosa. Essas diferenças ajudam a criar uma boa narrativa, com uma dinâmica e textos criativos, com uma pitada de humor, que vai garantir a atenção do jogador – mesmo não sendo a melhor trama que já apareceu em um jogo da série, e com algumas chupinhações de outras franquias, como “Uncharted” e “Tomb Raider”.

Um ponto que merece ser destacado é que as diferenças entre os dois também se apresentam durante os combates, não ficando naquela velha e batida repetição. Jacob é mais agressivo e melhor nos combates corpo-a-corpo, enquanto sua irmã é mais ágil e melhor nas ações furtivas, cada qual com a sua árvore de desenvolvimento e habilidades. E pela primeira vez na história da franquia, é possível trocar livremente entre os dois protagonistas, sendo que algumas missões serão mais facilmente resolvidas com um ou com outro personagem.

No entanto, apesar dessa dinâmica adicionada pela dupla, a velha fórmula da perspectiva de terceira pessoa e exploração em mundo aberto continua basicamente a mesma, com escaladas, parkour e assassinatos furtivos, mas com algumas novidades. A principal delas é o gancho e corda, que reduz drasticamente o tempo de escalada em uma altíssima chaminé de uma fábrica, por exemplo, como atravessar grandes distâncias de um telhado para outro.

Mas, se por um lado esse instrumento deixou a ação mais dinâmica, por outro facilitou demais o sistema do jogo, deixando de lado locomoções mais desafiantes por ter um uso de cordas infinitas, trazendo momentos de fazer inveja ao Batman da série “Arkham”. O uso do gancho/corda deveria ser mais restrito, o que daria um ar mais estratégico ao jogo, fazendo o jogador ter que pensar quando usar ou quando comprar mais cordas. Aliás, a dificuldade do game de modo geral está bem baixa, sem apresentar grandes desafios ou inimigos com uma inteligência artificial mais apurada.

As carruagens é outro elemento importante que ajuda na locomoção no mapa do jogo, poupando um valioso tempo, além de ser possível dar uma “turbinada” nelas, deixando-as mais resistentes e velozes. Elas também servem como bons esconderijos, ocultar inimigos raptados ou ainda ser usadas durante combates e perseguições em parkour.

No departamento visual “Syndicate” não faz feio, apesar de também não chegar a impressionar. O destaque fica com o design artístico em retratar uma belíssima Londres vitoriana de forma bem fiel, com vários prédios altos, becos escuros, pessoas com suas roupas da época e as icônicas fábricas esfumaçantes.

É claro que os inúmeros pontos turísticos da maior metrópole do Velho Continente estão presentes de formas marcantes no game, como o Big Ben, o Rio Tâmisa, os palácios de Wenstiment e Buckingham, entre outros.

Além disso, inúmeras figuras históricas também marcam presença, com nomes ilustres como Charles Darwin, Karl Marx, Alexander Graham Bell, Charles Dickens e até mesmo a vossa majestade Rainha Vitória. Uma boa maneira de melhorar o seu conhecimento cultural e a história de Londres.

Os bairros e ruas apresentados são cheios de vida, com a população passeando, enquanto carruagens, carroças e locomotivas dão o aspecto de uma cidade moderna. Para compensar a ausência do modo multiplayer, o jogo apresenta uma grande quantidade de missões e atividades secundárias, especialmente as que envolvem o controle de áreas contra a gangue rival Blighters.

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!