Share Button

Se você é fã de jogos de naves espaciais retrôs, certamente deve se lembrar da série Darius, lançada originalmente pela Taito para arcades em um longínquo 1987 e que ganhou sequências e ports em vários sistemas e plataformas.

Além das tradicionais guerras espaciais futuristas, o game ganhou bastante popularidade ao apresentar uma opção de escolha de cenários durante o gameplay, múltiplos finais, enormes chefes de fases parecidos com criaturas marinhas – e no caso dos arcades, por usar três monitores no gabinete.

Assim sendo, foi lançado recentemente para PlayStation 4 e Nintendo Switch as coletâneas Darius Cozmic Collection – Arcade/Console, que tem como objetivo reunir todas essas versões lançadas em dois pacotes.

E aqui já vale uma crítica: porque dois pacotes se todos os jogos certamente caberiam em um único disco – as duas coletâneas juntas não chegam nem a 400 MB. Fica óbvio o desejo de se ganhar uns trocados a mais, ainda mais observando os valores absurdos cobrados na PS Store (R$249,90/186,90).

Mas vamos lá, se o seu desejo pelos clássicos de navinha for muito grande, confira o que você vai encontrar nestas coletâneas.

Darius I – arcade original tinha três telas

Versão arcade – 4 títulos (7 versões)

  • Darius (Arcade, versão original)
  • Darius (Arcade, versão nova)
  • Darius (Arcade, versão extra)
  • Darius II (Arcade, versão Dual Screen)
  • Sagaia (Arcade, vers. 1)
  • Sagaia (Arcade, vers. 2)
  • Darius Gaiden (Arcade)

Além do jogo de arcade original, o pacote traz duas revisões (nova e extra) com algumas pequenas modificações, como inimigos novos, mudanças na dificuldade, entre outros detalhes. A Taito lançou a sequência em 1989 (arcade com tela dupla), que traz um gameplay bem semelhante ao original.

Por razões desconhecidas, o arcade ao ser lançado fora do Japão foi renomeado para Sagaia, nome inclusive utilizado em algumas versões para consoles como o Master System e Mega Drive.

arcade de Darius II vinha com tela dupla

Em 1994 a Taito lançou o terceiro game, batizado de Darius Gaiden – sua história ocorre entre o primeiro e segundo game – e que traz refinamentos audiovisuais muito melhorados aos títulos anteriores, fechando assim essa coletânea.

Caso você não conheça a série, fica a sugestão de começar a jogar por esse disco, que traz os três primeiros títulos (as variações não trazem muitas diferenças) e fizeram grande sucesso na época.

Darius Gaiden trouxe várias melhorias audiovisuais

Versão console – 6 títulos (9 versões)

  • Darius II (Mega Drive, versão Japão)
  • Sagaia (Mega Drive, versão EUA)
  • Sagaia (Master System, versão Europa)
  • Darius Twin (Super NES, versão Japão)
  • Darius Twin (Super NES, versão EUA)
  • Darius Force (Super NES, versão Japão)
  • Super Nova (Super NES, versão EUA)
  • Darius Alpha (PC Engine, versão Japão)
  • Darius Plus (PC Engine, versão Japão)

O pacote com as versões consoles traz títulos lançados para o Master System, PC-Engine, Mega Drive e Super Nintendo. Curiosamente as excelentes versões G-Darius (Arcade, Saturn, PlayStation, PC) e DariusBurst (PSP, Arcade), com edições revisadas (PS Vita, PS4, PC, Android, iOS) ficaram de fora – o que é lamentável, já que G-Darius, especialmente a versão de Saturn, é idolatrada pelos fãs.

Representando o primeiro game temos as versões Darius Plus e Alpha do PCE. O primeiro é uma conversão para HuCard de Super Darius (que também não está presente no pacote), lançado para o PCE-CD (com redução de chefes e trilha sonora mais simples). Já o Alpha é uma edição super limitada, criado como prêmio de concurso, que simplesmente apresenta as batalhas contra todos os 26 chefões, um após o outro.

Darius II no Mega Drive

O pacote também apresenta os belos ports de Darius II/Sagaia no Master System e Mega Drive e as edições exclusivas do SNES, Darius Twin e Force/Nova.

Vale citar que essa coletânea não traz todos os títulos e versões lançadas, faltando por exemplo versões de Darius I para Amiga, Zx Spectrum, Game Boy Advance e Atari ST – além de G-Darius e DariusBurst, citados anteriormente.

Também vale lembrar que recentemente o Mega Drive recebeu um port oficial de Darius I, lançado como um jogo bônus no Mega Drive Mini.

o exclusivo Darius Force no SNES

Quanto aos extras, infelizmente os discos não apresentam conteúdos muito interessantes, poderiam ter investido mais em um estilo de museu com entrevistas com os desenvolvedores, artes raras, curiosidades, etc.

Temos uma tela inicial com informações básicas de cada jogo (data de lançamento, plataforma, mini biografia). É possível salvar as partidas a qualquer momento e exibir as informações na tela fora da área de jogo.

Conclusão

As coletâneas Darius Cozmic Collection – Arcade/Console incluem jogos clássicos e nostálgicos dessa série que anda esquecida. Os pacotes são recomendados para fãs da série ou de jogos de navinha 2D, que estão intactos em suas versões originais lançadas. No entanto, puxão de orelha pela falta de extras melhores e de games como Super Darius, G-Darius, entre outros, deixando buracos em coletâneas que poderiam ser bem mais completas.

Prós

  • Poder revisitar jogos clássicos

Contras

  • Valor absurdo em ambos PS4/Switch
  • Conteúdo poderia ser oferecido em um único disco
  • Falta de extras melhores
  • Ausência de versões e títulos como Super Darius, G-Darius e DariusBurst

Nota – 7.0

Uma cópia do jogo (PS4) foi fornecida pela Taito para elaboração desta análise