AnálisesGames

Fallout 4

O jogo é oficialmente classificado como: “RPG de ação em mundo aberto“. Desenvolvido pela Bethesda Game Studios e distribuído pela Bethesda SOftworks. Será a 5ª grande iteração da série. Fallout Tatics e Van Buren, este último cancelado, não são considerados jogos canônicos. O próprio “Fallout: New Vegas” não foi muito levado em conta na criação do Fallout 4, uma ótima notícia pra quem odiava os cazadores e o sistema linear de quest atrás de quest do New Vagas.

fallout-4-4jun2015-1

O jogo vai ser lançado no mundo todo (exceto no japão onde será lançado em dezembro) no dia 10/11/2015, pra nós brasileiros ele estará disponível na Steam à partir das 3:00 da manhã do dia 10, Tanto para PC, como Xbox One e PS4.

fallout-4-31out2015-9

Ele vai se passar em Setembro de 2287, praticamente 10 anos após Fallout 3 e isso terá um impacto muito grande na história do jogo em especial com a Irmandande de Aço (Brotherhood of Steel). O ambiente do jogo será a cidade de Boston agora conhecida como “Commonwealth“. Ao contrário dos outros jogos da franquia Fallout 4 começa no dia em que as bombas caíram em 23 de Outubro de 2077, mas chega de spoilers sobre a história, vamos falar sobre o jogo.

Sobre o Jogo

O jogo infelizmente não está 100% traduzido para o português, mas foi todo legendado. Considerando que o jogo, segundo a produtora, tem mais falas que Skyrim e o Fallout 3 juntos eu não os culpo. Ele usa a mesma engine de Skyrim denominada “Creation Engine” porém um pouco mais moderna. E que fique bem claro que Fallout 4 não vai ser um Skyrim 2. Os jogos tem sim algumas similaridades, mas o Fallout 4 é claramente uma evolução do Fallout 3 onde os Devs pegaram todos os mods que a comunidade amava do New Vegas e incorporaram no jogo.

maxresdefault

O sistema famoso do Fallout, o S.P.E.C.I.A.L., permanece, mas foi totalmente retrabalhado. Os perks tem um requerimento mínimo de cada atributo para serem selecionados e o que cada atributo faz é algo equiparável. Não existe mais personagem com 10 de Inteligência para você poder ter o máximo das habilidades do jogo. Você começa o jogo com 21 pontos para distribuir e a cada nível você ganha 1 ponto extra que pode ser distribuído da maneira que quiser. Vale a pena comentar que o jogo não tem limite de nível, e essa é a unica similaridade com Skyrim, alguns NPCS vão fornecer quests repetíveis que você pode fazer quantas vezes quiser. O que não penaliza o jogador que fez uma má escolha na ficha de personagem no começo, novamente algo genial.

Fallout4_E3_GarageRun

Um fato curioso é que o jogo tem interatividade com equipamentos móveis que te permite usar o “pip-boy” (basicamente é o inventário do jogo pra quem não conhece) do seu dispositivo móvel em tempo real.

maxresdefault (1)

O sistema de diálogo do jogo é descaradamente copiado de Mass Effect, onde seu personagem pela primeira vez num jogo de Fallout tem voz própria (Brian Delaney ou Courtenay Taylor dependendo do sexo). Onde você sempre terá quatro opções de diálogo e ao contrário do que os rumores falaram elas são apenas um resumo da fala do seu personagem para deixar a conversação mais fluida. Sem mencionar que você poderá virar as costas e deixar qualquer personagem do jogo falando sozinho. Inclusive, atirar nele, a única ressalva são crianças (lei americana proíbe violência infantil em jogos).

andcwu

O sistema de combate do jogo é algo MUITO mais dinâmico do que os anteriores, possuindo um sistema de cover muito inteligente, basta encostar em uma parede e ao clicar com o botão direito do mouse seu personagem coloca a cabeça e a arma pra fora pra devolver tiros, o que não “trava” seu personagem na posição de cover em momento algum. Para atirar uma granada é bem simples, você segura a tecla ‘Q‘ pressionada por cerca de 2 segundos e ao soltar, atira a granada (desde que a mesma esteja equipada em seu inventário), mesma coisa pra ataques melee, se algum inimigo estiver no combate corpo a corpo só pressionar a tecla ‘Q‘ que você dará uma coronhada nele ou se sua arma tiver uma baioneta poderá ser usada no combate.

fallout-4-31out2015-23

Falando de mods, todas as armas do jogo sem exceção, inclusive as “lendárias” podem ser totalmente customizáveis. O que mais me chamou a atenção é o seguinte: Vamos supor que você achou uma pistola laser, dependendo dos “mods” que você colocar nela pode por fazer virar uma pistola, uma escopeta, um rifle, um sniper ou até mesmo uma metralhadora, ou uma combinação maluca de tudo isso. E pra conseguir esses materiais é simples, todos os itens que você achar no jogo viram algum material de crafting, desde a caneca de café (que vira cerâmica) até o microscópio eletrônico que vira vários componentes que podem ser usados pra fazer um rifle laser.

vlcsnap-2015-06-14-23h15m40s620.0

O que nos leva a falar sobre os inimigoslendários“, a IA e o nível de dificuldade do jogo. No “Fallout 4” não existem “armas únicas” existem armas especiais chamadas de “lendárias” que dão algum bônus especial, como gastar 10% a menos de PA no VATS, ou fazer 10% a mais de dano contra insetos. Essas armas caem de monstros que tem uma estrela do lado no nome, mas tome cuidado, eles são considerados “mini bosses” e dão um desafio extra para o jogo.  Por falar em desafio, cuidado com seu posicionamento, a inteligencia artificial sempre procura uma parede ou pilha de latões para se esconder ou ela ficará “dançando” na sua frente para dificultar ao máximo seus tiros, e não é só isso, enquanto você luta com um inimigo, o outro fora do seu campo de visão estará procurando um meio de te flanquear.

Fallout4_E3_Behemoth_1434323954.0

Honestamente é a inteligência artificial mais bem feita que jamais vi em um jogo de tiro. Porém, nem tudo é um mar de rosas, o seu companheiro compartilha dessa inteligência, e na pática o que ele vai fazer é ficar o tempo todo se enroscando em você tentando pegar a posição de vantagem que você escolheu. Sinceramente, eu recomendo a todos pegarem o DogMeat como companheiro, apesar de ele não ter os perks, como hackear os computadores pra vocês, dar um bônus extra de XP ou de tempos em tempos dar água potável, ele atrai muito bem o fogo inimigo e existem alguns perks que você pode escolher pra deixá-lo mais eficaz em combate, a outra alternativa envolve um companheiro em power armor que não quero dar detalhes pra não spoilar o jogo pra vocês.

maxresdefault (1)

Falando em power armor, eu vou resumir pra vocês power armor em 1 frase, ele é como se fosse um Mech (da série mech warrior) só que usa bateria de iphone. Traduzindo mesmo, os temidos DeathClaws não tem muita chance contra você, porém a sua armadura é cara de manter e gasta bateria, o que além de deixar ela mais “realista” pros padrões do universo Fallout deu mais uma opção de variedade do jogo. Você está em uma parte do jogo que é muito difícil? Ou contem níveis de radiação absurdos, é a hora de queimar seus “Núcleos de Fusão“, pegar sua power armor e limpar o chão com a face dos inimigos.

Fallout-4-Strength

Outro mito é o tamanho do mapa, horizontalmente falando o mapa de Fallout 4 realmente é muito pequeno, mas ele é bem instanciado, pensem nele como um prédio de escritórios, cada andar é pequeno, mas ele tem 50 andares, no momento em que fiz esse artigo estava com mais de 100 horas de jogo, indo o mais rápido possível pra poder fazer o review mais completo possível e eu não consegui visitar nem 30% do mapa, e devo ter chegado em 50% da quest line principal. Um dos produtores do jogo anunciou em seu tweet algum tempo atrás que ele estava com mil horas de jogo e ainda não viu tudo que tinha pra ser visto no game.

yiydbr

Outro “mini-game” do jogo é que você pode construir seu próprios vilarejos, pra quem gosta de brincar de minecraft é uma opção legal e com certeza você vai perder muitas horas da sua vida tentando fazer a sua fortaleza pós-apocalíptica. De tempos em tempos os raides irão atacar esses vilarejos e você tem a opção de ajudar ou não (aparece uma notificação de ajuda no seu pip-boy), também pode estabelecer rotas de troca e várias outras coisas.

arstechnica_all-things-gaming-fallout-4-mobile-pip-boy-atomic-command-mini-game

Dentro de “Fallout 4” existe uma infinidade de jogos famosos (em versões paralelas) do Atari 2600, perdi horas jogando Atomic Command (Missile Command), tem um lore impressionante, gráficos maravilhosos e o jogo é surpreendentemente leve. Você só percebe o peso do jogo nas partes em que você está voando, com os vertibirds, mas no combate em solo o jogo é super leve pros gráficos que tem e em momento algum passei por qualquer problema técnico que me impediu de progredir no jogo ou me fez querer tacar meu computador pela janela.

omglvd

O “Fallout 4” apresenta poucos bugs, nesse tempo todo, ele travou apenas 4 vezes comigo e a culpa provavelmente foi do programa de gravação de vídeo. Encontrei apenas um bug irritante, quando você coloca as armas em atalhos, às vezes elas não trocam quando você aperta o botão, o que te força a entrar no pib-boy e fazer de maneira manual.

Artigos relacionados