AnálisesGames

Análise | My Time at Portia para Android é divertido e mais confortável de se jogar

Nos últimos anos os simuladores influenciados por Stardew Valley começaram a pipocar em todas as plataformas. Um dos mais populares é My Time at Portia, que foi lançado originalmente em 2019 e, de lá para cá, recebeu versões para PC, PS4, XOne e, nesta semana, uma adaptação para iOS e Android.

A aventura tem uma premissa familiar, onde o jogador assume uma pequena propriedade que foi deixada por um parente e agora tem o objetivo de transformar esse local. O grande diferencial de My Time at Portia é o cenário pós-apocalíptico que se aproveita desse gancho para explorar outras experiências e desafios no gameplay.

my time at portia android

O game manteve o mesmo design visto nas demais plataformas. Jogando em um smartphone Android com Snapdragon 845 e 4GB de RAM foi possível experimentar as configurações máximas. O resultado é satisfatório, principalmente pela riqueza de detalhes. Já nas configurações mid e low nota-se uma grande redução gráfica para manter o desempenho.

A jogabilidade consegue ser mais confortável e ágil do que num controle de videogame. A sensibilidade ao toque é precisa e não se corre o risco de confusão nos comandos por tocar um pouco mais abaixo ou acima da dela. Em outras palavras, a fluidez dos comandos torna a experiência agradável para se jogar por longas horas.

Como dito anteriormente, este é o um game de simulação. Seguindo as tradições do campo você deve cuidar de sua propriedade, craftar itens, criar animais, pescar, plantar, lenhar, dentre outras rotinas. Além disso, você encontrará animais humanoides e gigantes de diferentes levels que proporcionarão lutas não tão desafiadoras, mas que podem dar um certo trabalho e muita diversão, agitando as partidas.

Tudo isso ocorre enquanto você conhece os demais moradores da cidade, cria vínculos com eles e começa novas amizades, afinal são dezenas de NPC’s aptos a dialogar com você. Dessa maneira a vida vai passando enquanto seu empreendimento vai ficando maior.

my time at portia android

Para aumentar a acessibilidade o game está traduzido em português do Brasil. O que é essencial, para conseguir jogar um título desse porte repleto de objetos e itens diferentes. O que deixa a desejar é áudio que parece ter sido altamente compactado para reduzir o tamanho do jogo. Por isso a experiência fica melhor com fones de ouvido do que nas caixas de som do celular.

Conclusão

My Time at Portia é um jogo que consegue ter identidade no meio dos simuladores do gênero. Sua proposta agrega novas rotinas e variedades no gameplay que tornam o título interessante. Assim como outros games no mesmo estilo ele exige muito tempo e dedicação do jogador, mas esse investimento no gameplay é recompensado através das conquistas da exploração.

Para quem ainda não jogou as versões anteriores a edição mobile é uma ótima pedida, pois é a versão mais barata e tem o diferencial de poder ser jogado em qualquer lugar.

Prós

  • Jogabilidade refinada
  • Traduzido para pt-br
  • Ótima adaptação para a versão mobile
  • Preço acessível

Contras

  • O áudio poderia ser melhor
  • Seria interessante poder sincronizar o save entre plataformas
  • Pode ser pesado para smartphones de entrada

Nota: 7/10

Uma cópia foi cedida pela assessoria do game para a realização desta análise.

Artigos relacionados