Share Button

Lançado oficialmente no Brasil em junho de 2016 (o segundo país a receber o game, após a China), Naruto e cia chegam ao universo dos MMOs através de “Naruto Online“. Baseado no famoso anime/mangá japonês, ele foi desenvolvido pela chinesa Tencent Games em parceria com a Bandai Namco, contando com suporte dos estúdios responsáveis pela criação do anime: Shueisha, TV Tokyo e Studio Pierrot.

O jogo está disponível diretamente para navegadores e é distribuído no Brasil pela Oasis Games totalmente gratuito e em português, com o site Boa Compra a cargo das microtransações do game.

Um dos seus principais atrativos é oferecer aos fãs uma narrativa que acompanha a saga de Naruto desde os seus primórdios, passando pelos diversos acontecimentos e batalhas inesquecíveis que marcaram a história do ninja no desenho animado e nos quadrinhos.

Naruto Online Imagem 02

O jogador começa como um novo membro na Aldeia da Folha, onde são treinados os ninjas do universo de Naruto, podendo escolher entre cinco classes distintas (criadas e desenhadas pelo criador do personagem e do mangá, Masashi Kishimoto) com habilidades e características únicas. São elas:

– Olhos das Chamas (Fogo), especialista em Genjutsu e jutsus do elemento fogo;

– Punho de Ferro (Terra), especialista em Taijutsu e jutsus do elemento terra;

– Garra das Aguas (Agua), especialista em Jutsus de cura e do elemento água;

– Dançarina dos Ventos (Vento), especialista nos jutsus do vento e usuária da técnica “Grande Rasengan“;

– Lâmina das Trevas (Raio), especialista em jutsus do elemento raio, além de contar com uma mortal e poderosa espada.

Apesar de não ser possível jogar diretamente com os personagens clássicos, é possível recrutá-los para a sua equipe. Na verdade, eles aparecem o tempo todo na narrativa e cenários, sendo que seu personagem é um convidado especial na história, digamos assim. Sua missão é bem simples: explorar esse mundo e crescer como um ninja, junto de Naruto e seus companheiros.

Naruto Online Imagem 03

Por ser um título gratuito para navegadores, “Naruto Online” é um MMO com mecânicas bem simples e acessíveis por qualquer pessoa, por isso não espere por um jogo com opções e menus complexos, como em outros títulos do gênero.

Ao jogador são apresentados várias missões principais e paralelas, bastando clicar nelas para o personagem se mover automaticamente para o objetivo. A aventura e os mapas são bem lineares, mas é possível dar pequenas exploradas e encontrar itens e baús de tesouros escondidos.

A medida em que o seu ninja vai ganhando pontos de experiência e ganhando níveis, novas habilidades, opções de jogo, missões, personagens, equipamentos, entre outros elementos, vão sendo desbloqueados. Há uma grande variedade de coisas para se fazer, o que é excelente para entreter o jogador por horas.

As batalhas são em turnos e praticamente automáticas, cabendo ao jogador escolher opções simples como magias e habilidades especiais. A partir do nível 13 é possível ainda optar por combates automáticos, perfeito para os jogadores preguiçosos ou para lutar contra grupos de inimigos mais fracos para ganhar XP – mas em inimigos mais poderosos é recomendado o controle manual para administrar melhor o seu grupo.

O nível visual também é bem leve e acessível a máquinas mais modestas, e apesar de estar longe de impressionar, principalmente comparado aos MMOs tradicionais de última geração, “Naruto Online” consegue apresentar gráficos bonitos e consistentes ao material de origem, tanto do anime como do mangá. Quem já conhece o universo da série certamente vai curtir as várias referências e a presença dos personagens já consagrados.

Naruto Online Imagem 04

A trilha sonora é muito boa, mesclando temas orientais com rock e música eletrônica, que combinam bem com a ação rolando na tela – mas vozes dubladas nos diálogos fizeram falta. Mas a melhor notícia é que o jogo está 100% em português, tanto nos menus como na narrativa, o que facilita bastante a vida daqueles que não têm grande domínio na língua inglesa. Apesar de alguns termos meio estranhos surgirem de vez em quando, o trabalho de tradução está satisfatório e competente – o que nem sempre acontece em jogos asiáticos traduzidos para o Brasil.

Conclusão: “Naruto Online” é um MMORPG divertido e descontraído, sem as complexidades dos jogos tradicionais do gênero, para ser curtido diretamente no seu navegador. Agradável de jogar, ele é altamente recomendado para os fãs da série e também para as pessoas que desejam conhecer esse mundo de ninjas que já conquistou milhões de fãs aqui no Brasil e mundo afora. Mas, se você procura por um MMO mais complexo e tradicional, provavelmente um outro título se encaixe melhor nas suas preferências do que “Naruto Online”.