No mais novo jogo da franquia Need for Speed, a EA decidiu simplificar e renovar, utilizando apenas seu nome original: Need For Speed.
Criada em 1994 para 3DO, a série teve em seu primeiro jogo um foco maior em simulação de corrida e tendo em suas sequencias uma mudança gradual para o estilo arcade que conhecemos hoje.
A franquia pisou fundo já no início do Século XXI com Hot Pursuit 2, Underground e Underground 2, este último sendo o meu preferido até pouco tempo atrás.
Este novo Need For Speed é uma mistura de reboot e evolução, já que aproveita algumas características dos anteriores e descarta algumas outras. O resultado é o equilíbrio entre desafio e diversão que utiliza uma história simplória para tentar motivar o jogador.
Logo de cara podemos notar a grande qualidade visual do jogo, tudo parece tão real que entre cenas filmadas (com atores e veículos reais) e as cenas de jogo fica muito difícil notar a diferença imediatamente.
A Ghost Studios se aproveitou bem da excelente engine Frostbite para trazer texturas e efeitos de luz impressionantes. E utilizando bastante brilho e bastante cor, disponibilizando uma excelente sensação e experiência para o jogador.
Você encarna um novato corredor de rua na cidade de Ventura Bay, e ao vencer um membro de um grupo acaba sendo convidado a integrá-lo.
Após escolher seu primeiro carro será necessário seguir as primeiras missões de história do jogo, atendendo a chamados de seus colegas. Vencendo os desafios você acumulará dinheiro e reputação e poderá desbloquear modificações e novos veículos. Nada muito diferente dos demais Need For Speed.
Após esse início, seguido por algumas cutscenes, a exploração do mapa será mais livre e o jogador poderá aproveitar mais do visual noturno acelerando nas diversas ruas de Ventura Bay.
A escolha de peças e a forma de configuração de seu carro foram um pouco modificadas, sendo acrescentados diversos estilos de peças que trarão desempenho mais adequados aos estilos como drift, velocidade, resistência etc. É possível até alterar a pressão dos pneus! A cada modificação feita é exibido na tela qual efeito planejado na dirigibilidade do carro e ao sair da garagem fica claro que as mudanças surtem efeito.
A física do jogo está excelente e a cada manobra ou colisão os efeitos no ambiente e no próprio carro são perceptíveis.
A principal modificação na forma de jogo ficou a cargo da remoção da barra de “vida” do carro, ou seja, as batidas tem efeito menos direto na dirigibilidade, permitindo prosseguir após grandes batidas e terminar os desafios mesmo com o carro, supostamente, destruído.
Esta simplificação deixa o jogo mais dinâmico, entretanto perde-se um pouco da emoção e do risco de ter que tomar cuidado a cada curva para que o carro não quebrasse antes do final da missão.
Por conta desta mudança houve a retirada das modificações de defesa e ataque que, em Need for Speed Rivals, permitia destruir os carros adversários.
O modo online, utiliza um novo sistema chamado AllDrive. Com ele você poderá convidar amigos ou desconhecidos e formar equipes de até oito participantes para disputar corridas e missões, tudo isso utilizando servidores dedicados.
Para se comunicar dentro do jogo é utilizado um sistema de celular que também permite verificar as missões e é muito simples e intuitivo.
O novo Need For Speed aproveita as capacidades da engine Frostbite e melhorando toda a experiência do jogador com o mundo e com os carros. A diversão é garantida com as diversas possibilidades single e multi player.
Need for Speed está disponível para Xbox One e PlayStation 4 e em breve também para PC.