Análises

The Sims 4

O simulador de vida mais famoso do mundo chegou em sua quarta edição, lançada no início de setembro de 2014. E assim como nos anteriores, o principal destaque é o do jogador controlar seus Sims em atividades de nosso cotidiano e interagir com outros personagens, lugares e situações. Como novidade, “The Sims 4” conta com um leque de emoções mais complexos para os seus personagens, com novas e interessantes possibilidades de estabelecer relações, semelhantes à vida real. Curioso com o game? Confira abaixo o que esperar dele.

The Sims 4 - Festa

Já no início percebemos que as ferramentas de criação de personagens é a mais robusta da série, permitindo a criação de Sims dos mais diversos formatos e cores – se quiser pode até fazer um primo do Hulk. A jogabilidade se concentra no mouse, e com apenas alguns cliques é possível mudar radicalmente a aparência física de seu avatar, como se fosse uma massinha de modelar.

The Sims 4

várias opções de customização do seu Sim

Jogadores veteranos irão perceber que as emoções dão um novo gás para o simulador de vida da Maxis. Podemos escolher traços de personalidades para os nossos Sims, que irão influenciar nas personalidades emotivas, fazendo com que eles fiquem animados, confiantes, inspirados, paqueradores, nervosos, e aí por diante.

Por exemplo, se o seu Sim tiver a criatividade como um traço de personalidade, ele terá momentos de inspiração mais frequentes do que os outros Sims. Ao ouvir uma música, assistir um programa de TV ou comer uma deliciosa refeição ele pode ficar “inspirado” e terá uma disposição maior para fazer outras atividades, que por sua vez pode desencadear novas atividades e opções de ação e interação, tanto positivas como negativas.  As possibilidades e consequências nesse aspecto em “The Sims 4” parecem ser infinitas, o que deixam o game ainda mais agradável de se jogar.

The Sims 4 - Screenshot

construir uma casa como essa é fácil e prático, basta ter dinheiro

Outra novidade de destaque é a, além da já tradicional jogabilidade, capacidade dos Sims fazerem multitarefas, podendo praticar várias atividades ao mesmo tempo. Peguemos outro exemplo, o seu Sim está entediado, com fome e se sentindo solitário dentro de casa. Você pode escolher passear e ir num barzinho, fazer um lanchinho por lá e paquerar alguma gatinha. As suas barras de “fome“, “diversão” e “socialirão subir ao mesmo tempo, matando três coelhos numa cajadada só – são seis barras sociais no total que vão diminuindo e devem ser carregadas constantemente, as outras três são “bexiga”, “energia” e “higiene”.

Todos os ambientes, seja em casa, na balada, na academia, permitem essas interações múltiplas, o que deixa a experiência mais dinâmica e real. Outro ponto interessante e novo no jogo é a opção de passear em outras vizinhanças, conhecendo assim novas pessoas, ambientes diferentes, podendo até se mudar de bairro, e assim ampliando o leque de interações. O jogo recompensa os jogadores que forem cumprindo objetivos, como objetos, roupas, itens colecionáveis e desbloqueando conquistas.

The Sims 4

Várias opções de interação

Fãs de “The Sims 3” vão notar uma redução drástica no universo do game, já que o antecessor permitia uma exploração em mundo aberto, e agora somos limitados por vizinhanças, mas que pelo lado positivo, reduziu consideravelmente o tempo de carregamento de telas (algo que era bem irritante). Além disso, esse fator não causa problemas na diversão, já que o jogo apresenta uma atmosfera mais viva e orgânica do que antes, e que melhor simula a vida real. O smartphone, por exemplo, é um item essencial em “The Sims 4“, tal qual o aparelho que ocupa o seu bolso nesse momento. Através dele é possível fazer ligações, mandar mensagens, procurar emprego, programar viagens, jogar, tirar uma selfie com a gata na balada, enfim, quase tudo o que a versão física nos permite fazer.

Claro, o jogo não é livre de defeitos, sendo criticado principalmente pela falta de conteúdos e o seu sistema limitado de vizinhanças, em relação aos jogos anteriores. Mas esse é um problema com resolução já previsível: a EA lançará atualizações e pacotes de expansões com vários tipos de conteúdos, desde tarefas de casas (com piscina e tudo, esse já confirmado), aparição de fantasmas (já disponível), até construção de sua própria vizinhança e donos de sua empresa de sucesso (ou carreira famosa como celebridade – esses ainda rumores). Tudo é possível, depende de quanto você está disposto a pagar.

a azaração não foi esquecida em TS4

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!