AnálisesGames

Análise – Smite: A Arena dos Deuses

O crescimento dos games MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) nos últimos anos certamente é algo notório, com cada vez mais jogadores aderindo ao gênero e sendo um dos principais responsáveis pela popularização do termo “e-Sports” (competições de jogos eletrônicos). Seus grandes representantes atualmente são o “Dota 2” da Valve e “League o Legends” da Riot.

No entanto, em 2014 a Hi-Rez Studios resolveu entrar nesse mercado crescente e lançou “Smite: A Arena dos Deuses“, que no Brasil é distribuído pela Level Up Games totalmente em português. O título conseguiu conquistar o seu espaço entre os fãs por apresentar alguns diferenciais, como uma visão e jogabilidade em terceira pessoa, usando o teclado (as famosas teclas WASD) para se movimentar dentro do jogo ao invés do mouse, como é mais popular.

Outro elemento de destaque é que os personagens jogáveis aqui são deuses de diversas culturas e mitologias, o que dá ao jogo características bastante interessantes e únicas. Atualmente são quase 70 deuses disponíveis de diversas mitologias como a grega, chinesa, nórdica, egípcia, entre outras. Se você gosta dessa área, certamente vai adorar o que “Smite” tem a oferecer nesse campo.

Smite - Deuses

Os Deuses são divididos entre cinco classes distintas: Mago, Guerreiro, Caçador, Guardião e Assassino. Cada classe desempenha um papel na equipe, que pode variar entre 3 a 5 jogadores por time. O ideal, obviamente, é uma partida de 5v5, com cada jogador usando uma classe diferente. Confira abaixo o papel de cada um no campo de batalha:

– Magos: geralmente possuem ataques mágicos poderosos de longo alcance, mas em compensação possuem defesa frágil, podendo morrer mais facilmente. Também possuem habilidades de suporte, podendo curar ou fortalecer os aliados.

– Guerreiros: aqui o negócio é a força bruta e o combate corpo-a-corpo, sendo esta classe um meio termo entre os Guardiões e os Assassinos.

– Guardiões: são focados na defesa, com habilidades que servem para atrasar e atrapalhar os inimigos.

– Assassinos: possuem ótima mobilidade e ataques rápidos, mas sua defesa não é das melhores.

– Caçadores: e por fim os caçadores, focados em ataques à longa distância, podendo causar altos danos, mas que também possuem pouca defesa e vida.

Além das classes, cada personagem pode desempenhar uma função dentro do time, deixando claro o seu papel dentro de uma partida. Assim, temos os Suportes, que auxiliam os aliados com magias de cura ou proteção. Magos e Guardiões costumam desempenhar melhor este papel.

Smite - Panteão Maya - KeyArt

Os Tanques, que suportam grande quantidades de dano, indo na linha de frente para chamar o ataque inimigo em si mesmos e poupar os aliados. Guardiões e Guerreiros costumam ser usados como tanques.

Já os Carregadores são os Deuses usados para causar grandes quantidades de danos ou para eliminar adversários específicos no campo de batalha. Papel geralmente desempenhado pelos Caçadores.

Algo bem bacana é que além dos personagens principais, todos os cenários e demais criaturas do jogo são baseados nas mitologias, criando uma atmosfera bem envolvente. O jogo possui vários modos, como o clássico mapa com três rotas, selva e torres defensivas à arenas sem rotas, como se estivesse em uma arena de gladiadores ou até mesmo guerrear sozinho.

Assim como em outros MOBAS, em “Smite” também temos os “minions“, os pequenos soldados que nascem das torres defensivas, atacando o que estiver pela frente. Além deles, temos acampamentos espalhados com criaturas e monstros que, ao serem derrotados, podem dar bônus de Mana, Dano ou Velocidade, ou simplesmente garantir pontos de experiência.

A mecânica e jogabilidade do jogo são excelentes, com comandos precisos e que respondem rápido, mesmo na hora do aperto. Há uma grande variedade de opções, golpes e magias, tudo muito acessível e fácil de se executar, o que torna o jogo ainda mais atraente para jogadores novatos no gênero. A visão em terceira realmente concede um grande diferencial, assemelhando-se mais a um jogo de ação do que jogos de estratégia em tempo real dos MOBAs clássicos, como LoL e Dota.

Smite - Amaterasu

Em termos gráficos e visuais “Smite” é um show de bola, com personagens e cenários muito bem construídos e detalhados. Quanto mais potente for a sua máquina, mais belos os mapas serão, com destaque para os efeitos de luzes e iluminação empregadas nas habilidades especiais das divindades. Cada um dos Deuses possuem seus looks exclusivos, assim como movimentos, golpes, provocações e dublagens, que correspondem com a sua personalidade.

Conclusão: Você jogador veterano de “Dota” ou LoL que queira experimentar algo com uma pitada diferente dentro do gênero, ou você novato que gostaria de se iniciar nos MOBAs, “Smite” é o jogo certo para você! Muito bem feito, acessível para todos os jogadores, com vários modos, personagens e opções, ele certamente vai te divertir por muitas horas e merece a sua atenção.

Márcio Pacheco

Márcio Alexsandro Pacheco - Jornalista de games, cultura pop e nerdices em geral. Me add nas redes sociais (links abaixo):

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!