Análises

Análise | Sonic Forces: mais um bom jogo 3D do azulão

Esqueça tudo que te disseram, o jogo é legal sim!

Recentemente, a SEGA confirmou que disponibilizará alguns jogos de seu eterno mascote em serviços como o PlayStation Now e o Amazon Luna, sendo que um deles é o Sonic Forces, game que dividiu opiniões do público e da mídia, mas tem sua significativa legião de fãs e muitos defendem que no futuro será considerado mais um game injustiçado do azulão.

Forces retorna com a bem sucedida fórmula do Generations, trazendo o gameplay moderno e clássico novamente e dessa vez trazendo um personagem customizável com uma jogabilidade inédita, mas que combina com todo o espírito de “correr e pular” dos jogos do Sonic. Além disso, a Sonic Team também trouxe um clima mais sombrio e, mesmo contado de forma leve, temos um cenário em que o Dr.Eggman dominou o mundo inteiro e os personagens fazem parte de uma resistência (chuveiro elétrico) para reverter a situação.

Analisá-lo é relativamente simples, já que ele é bom em praticamente tudo: os gráficos são bem legais graças ao poder da Hedgehog Engine 2 que coloca efeitos de iluminação ainda mais realistas que o primeiro; traz uma historinha um pouco mais elaborada quando comparada aos últimos jogos do Sonic; a trilha sonora continua sendo ótima como é marca da série; apresenta um novo vilão: Infinite, que é cheio de carisma também. Some tudo isso a um jogo bem polido quanto a bugs e seu preço mais barato que os jogos tradicionais e temos um game que vale a conferida.

No entanto, o game tem alguns pontos de crítica e faz sentido muitas pessoas “torcerem o nariz” para ele, em especial a física, já que o gameplay não é tão fluido quanto o próprio Generations, e a duração das fases é “estranha”, passando a sensação de acabarem de forma abrupta, tendo começo e meio, mas não um fim. A inclusão do Sonic Clássico também ficou forçada e o nível de dificuldade é muito baixo mesmo no hard mode, o que decepciona bastante. Por fim, uma história mais elaborada merecia mais cutscenes, já que boa parte dela acaba “passando batida” pelos jogadores, já que é dublada no mapa do mundo.

Mesmo com alguns tropeços e tendo potencial para ter sido muito mais do que foi, Sonic Forces entrega uma experiência divertida e vale a pena uma conferida.

Artigos relacionados