AnálisesGames

Análise – World of Warcraft: Warlords of Draenor

Depois de uma expansão que muitos jogadores não curtiram (e isso causou uma debandada enorme de muitos jogadores) a Blizzard conseguiu voltar ao eixo com o Warlords of Draenor, a nova expansão do “World of Warcraft“. Com bastante conteúdo (que deixarão os jogadores ocupados por meses) aliado a novos conteúdos hardcore que serão disponibilizados ao longo da expansão, a produtora fez diversas mudanças para agradar aos jogadores.

Primeiro que o jogo recebeu uma repaginação visual completa nos modelos dos personagens, um pedido antigo dos jogadores, além de trazer um visual gráfico impressionante em Draenor, o novo continente do game e que se passa em outra época temporal. Cenários atmosféricos e muito bonitos, efeitos de iluminação, os personagens…se o jogador tiver um PC que consiga rodar no Ultra (e não se preocupar tanto com FPS, se ele usar add-ons extras) ele verá um visual soberbo. Para um game mais antigo, aos poucos a Blizzard vai aumentando os requisitos mínimos, mas ainda mantendo o game leve para quem joga ainda em PCs mais antigos, mantendo alta a base de usuários.

Mas é no novo conteúdo que o game se destaca. A principal introdução é o sistema de guarnições. Logo no início da expansão o jogador começa a montar a sua própria guarnição, que servirá de “posto avançado”, fortaleza pessoal e o local onde você passará a maior parte do tempo. É nela que será a sua “central de operações”, pois você poderá construir edificações diversas com recursos de profissão, “novas” profissões como Serraria (que não é bem uma profissão oficial como é Couraria, Ferraria, etc), montar estábulos para treinar montarias, celeiros, e o novo sistema de seguidores, onde você recrutará soldados com habilidades diferentes e você poderá enviar eles em missões diversas pelo continente. As missões tem desde ouro, recursos de guarnição para você reformar as edificações, ganhar recursos que são usados como moeda de troca em alguns vendedores, adquirir equipamentos para você e para os seus seguidores, itens diversos, equipamentos de raide, entre outros.

World of Warcraft - Guarnições de Warlords of Draenor - Garrison

Os seguidores também tem experiência, começando no nível 90 e podendo chegar a 100, tendo depois o mesmo sistema de “item level“, Com isso o jogador vai “equipando” o servidor com upgrades, e quando o jogador consegue muitos seguidores com ilv acima de 645, surgem as missões de raide, podendo adquirir equipamentos mais poderosos da raide “Malho Imponente” e da “Fundição da Rocha Negra“, dependendo das progressões dos jogadores nas novas raides. A recompensa nessas missões contém um equipamento equivalente a dificuldade seguinte da raide: se o jogador mata muitos chefes no nível normal aparecem missões para conseguir equipamentos “heróicos“, se ele já faz raides heróicas podem aparecer missões para conseguir equipamentos de mítico, entre outros.

Outra mudança que veio em boa hora é o novo sistema de “saques” de monstros nas masmorras e raides, além de modificações durante a evolução do seu personagem. As missões normais de enredo, além delas serem linkadas linearmente (um sistema que foi introduzido no Mists of Pandaria) elas podem resultar em novos equipamentos para o jogador, ganhando o item de acordo com a sua especialização e classe.

Já nas masmorras, o novo sistema de “saque pessoal” definirá quem irá receber os itens eliminando a questão dos “ninjas”, que são jogadores que acabavam pegando determinados itens, mesmo que eles não o usassem, e quem precisaria mesmo do item ficaria chupando dedo. Com o sistema de saque pessoal, se você está com equipamentos mais fracos, nas primeiras masmorras você terá mais chances de adquirir novos equipamentos de acordo com a sua classe/especialização, ganhando eles automaticamente e já recebendo em seu inventário. Depois que você está melhor equipado, você ganha menos itens por masmorra, mas nessa altura, dependendo da sua progressão, você já estará fazendo masmorras heróicas, ou até mesmo o localizador de raides, já estando mais equipado para tentar, depois, entrar para algum “core” e jogar de maneira mais hardcore, acessando os conteúdos mais difíceis do jogo nas raides.

World of Warcraft - Warlords of Draenor - Grommash

Outro recurso que ficou mais em evidência é o sistema de mural e o novo sistema de loot das raides, facilitando pros jogadores que não tem cores ou que tem horários mais complicados de trabalho. Pois o jogador pode ingressar num grupo (ou criar um) e enfrentar alguns chefes num grupo pré-montado, que pode ter pessoas de outros países. Com isso, ele pode fazer as raides de maneira cadenciada, tendo 1 loot por chefe e podendo fazer partes da raide em dias diferentes. O jogador até consegue participar de diversos cores e jogar com amigos mesmo ele já tendo feito a raide na semana. Ele só não terá participação no loot, mas ele pode optar por usar um “Selo do Destino Temperado“, ganhando uma chance extra ao enfrentar o chefe novamente, ou usando o loot extra na primeira luta, tendo uma chance de conseguir algum equipamento poderoso daquele chefe. Os selos são limitados e dependendo da sorte e das escolhas de edificações (como inserir a Casamata Enâninca) ele pode ter de 3 a 5 moedas por semana, aumentando as chances de ter equipamentos poderosos a cada semana nas raides.

os jogadores que costumam jogar todos os dias, o game também oferece outros tipos de conteúdos e na guarnição terá diversas missões diárias, dependendo das escolhas do jogador. A estalagem, por exemplo, acaba sendo visitada por outras pessoas/NPCs, oferecendo recompensas para você ir numa masmorra e coletar algum item específico e concluir a localidade. Com um estábulo você poderá treinar montarias, matando monstros específicos montado nelas, e que depois se transformam em montarias definitivas, indo para a sua coleção. Jardins de herborismo, viveiros de mascotes, minas com minérios que recebem novos minérios por dia, você terá diversas opções dependendo do seu personagem.

Você também terá incursões a determinados locais no mundo, atacando cidades como Shatratt, e ganhando “cristais apexis“, que poderão ser trocados futuramente por equipamentos mais poderosos. Dependendo da quantidade de inimigos que você mata de um tipo (por exemplo, fazer muitas missões contra orcs da Horda de Ferro ou do clã da Lua Negra) a sua guarnição pode ser invadida, com você tendo de defender ela das investidas dos inimigos. Nesse momento você pode tentar defender sozinho ou chamar mais 2 jogadores, te ajudando na tarefa, aumentando a chance de conseguir mais pontos e obter a classificação “ouro”, contendo bolsas com itens melhores, desde ouro e cristais apexis a equipamentos 645 e montarias, dependendo da sorte do jogador.

World of Warcraft - Warlords of Draenor - Imagem de Serra Gris

Já o PvP (Jogador x Jogador) também ganhou uma melhoria similar ao sistema de saque pessoal das masmorras. Dependendo do desempenho dele na partida ele ganha uma cofre, que tem desde ouro, pontos de honra e equipamentos. Numa vitória de alguma partida ele tem a chance de conseguir um cofre de ouro, tendo desde equipamentos mais poderosos e uma chance pequena de conseguir equipamentos de “Dominação”, a escala final desse início de expansão (tendo equipamentos de item level de 660 e que escala para 690 nas partidas PvP). Para quem curte o PvP está mais fácil de se equipar, pois o jogador pode optar por comprar os equipamentos com pontos de honra, e ter a chance de dropar itens equivalentes ao final das partidas.

Também tem as partidas de PvP “mais hardcore”, como arenas e campos de batalha ranqueados, dando pontos de Dominação e podendo adquirir os equipamentos de PvP mais poderosos do game até o momento.

Claro que a expansão também tem alguns problemas. Após o jogador alcançar o “conteúdo high-end“, as diárias das masmorras deixam de ser interessantes. No começo as diárias da estalagem concedem desde brinquedos, mascotes, equipamentos e fazem parte de uma conquista, mas por conta da demora em entrar em uma masmorra, acabava sendo um pouco desanimador fazer elas. Nos primeiros dias da expansão demorava de 40 minutos a mais de 1 hora para juntar um grupo, e com isso a Blizzard inseriu um premio extra para que mais tanques e healers tenham interesse em ir, diminuindo o tempo de espera. Mas muitos jogadores desanimam de ir numa masmorra, pois chega uma hora que só dropa ouro, cristais apexis e um ou outro equipamento, que acaba sendo vendido para um vendedor, pois você não equiparia mais eles (caso você esteja fazendo raides regularmente e tenha conseguido itens melhores). No patch 6.1 (que deve sair nas próximas semanas) teremos mais conteúdo e melhorias nesse ponto, pois muitos jogadores desistiram de ir nas masmorras normais/heróicas, aumentando o tempo de espera da fila de outros jogadores que tenham interesse em ir para se equipar ou conseguir algum ouro extra na primeira dungeon aleatória do dia.

Outro ponto que muitos reclamaram foi na “morte” de algumas profissões, como Mineração. Com um lugar dentro da guarnição para minerar, muitos jogadores sem mineração conseguem minérios usados em Draenor, e com mais gente craftando, menores são os preços dos itens e é muito mais fácil acumular itens que não são usados. Muitos jogadores até removeram a profissão, outros jogadores optam por acumular itens e muitos vendem por valores baratos. A Blizzard também pretende arrumar isso e inserir vendedores no novo patch, para que os jogadores possam arrumar outros itens que são usados como moeda de troca (como os Espíritos Primevos), o que deve dar mais utilidade para as minas e aumentar o preço dos minérios nas casas de leilões, para a profissão voltar a ter alguma evidência/utilidade na expansão para crafting.

World of Warcraft: Warlords of Draenor” é uma das melhores expansões que o jogo já recebeu, trazendo muito conteúdo para os jogadores mais casuais e hardcore, modificações para deixar o game mais amigável, e ainda atendendo o público hardcore com as raides, que estão sendo liberadas aos poucos durante a expansão. Para quem curte o game e joga com regularidade, a expansão é altamente recomendada!

Rodrigo Flausino

Editor de conteúdo do GameHall e do Select Game e desenvolvedor de softwares nas horas vagas. Meio ranzinza de vez em quando, mas é gente boa. Vivia reclamando. Gamer quase hardcore. Tem um PS3, um PlayStation 4 e um PC razoável que roda a maioria dos games atuais!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!