AnálisesGames

Análise: World of Warcraft

Túnel do tempo: Esta análise refere-se à primeira versão de “World of Warcraft” e foi escrito em 2006, não incluindo nenhum tipo de expansão lançada até então. Vale como arquivo e memória dos ‘velhos tempos’.

A História de uma saga

MMORPGsque mundo fascinante eles nos dão. Podemos realizar diversas coisas, muitas das quais não temos como fazer na vida real. Matar monstros, lutar contra o mal ou até ser o próprio mal, conversar com pessoas de diversos cantos do mundo ou simplesmente se focar em ficar junto com um grupo fixo de amigos, que você conhece também na vida real. Os MMORPGs antigamente não tinham a ênfase que possuem hoje, e acreditem, eles vieram para ficar e ser o estilo de game dominante nos próximos anos.

World of Warcraft é um deles. Com certeza todos se lembram de quando o game foi anunciado anos atrás. Uma euforia se formava entre os gamers, especialmente os fiéis fãs da Blizzard Entertainment. Todos esperavam uma excelente produção dos criadores de Warcraft“, “Starcraft eDiablo, franquias que fizeram a empresa ser uma das mais bem sucedidas hoje em dia. E acreditem, vencer no mundo dos games como empresa não é uma tarefa das mais simples.

Sem a menor dúvida, World of Warcraftlogo quando saiu, fez sair lágrimas de alguns jogadores fãs da série. O game possuía tudo que um MMORPG deveria conter, e mais, você podia escolher a facção a qual iria pertencer. Seria você um destemido guerreiro da Aliança ou um feroz batalhador da Horda? Seja qual fosse a sua escolha, um mundo repleto de aventuras e desafios o aguardaria.

Dentro do game você tem a possibilidade de escolher entre as classes de Warrior, Mage, Hunter, Druid, Priest, Rogue, Warlock, Paladin e Shaman. Todas as classes possuem atributos únicos que fazem delas melhores para uma situação em específico. Por exemplo o Warrior serve para segurar o monstro, fazendo com que ele bata somente nele, enquanto os demais jogadores dão o dano principal, fazendo-o morrer. O Priest cura os aliados, o Mago tem o dano de área mais poderoso além de conjurar água e pão para os demais, e assim por diante. Você tem direito também a escolher entre as raças de Humano, Gnomo, Anão e Elfo Noturno caso você decida lutar pela Aliança ou Undead, Orc, Tauren e Troll, se o seu destino estiver “lincado” com a Horda. Feita a sua escolha, o game e a primeira de muitas aventuras tem início.

World of Warcraft - Imagem Clássica 01

Uma imersão fora do comum

Ao iniciar o game você tem uma breve introdução sobre a sua raça escolhida. Logo em seguida você se encontra, no nível 1, em um campo de aprendizado, para poder entender melhor a mecânica do game e como aprender suas habilidades e fazer as diversas quests que o game possuí.

Quests! Se tem uma coisa que não falta neste game é isso. São milhares e milhares, uma atrás da outra, para manter você bem ocupado enquanto desenvolve as habilidades do seu personagem. São aproximadamente 3000 quests, cerca de 1500 para cada facção. Algumas delas são chatas de se fazer e às vezes é necessário que você peça auxílio de um amigo ou desconhecido no game, para conseguir completá-la. É fácil conseguir ajuda para quests às quais muitas pessoas querem fazer, mas também não conseguem sozinhas. Logo, forma-se um grupo para executar esta tarefa e no final todos ficam felizes para sempre (^_^).

Muitas das quests dão itens extremamente bons que você pode usar no seu personagem, ou simplesmente vender, ou jogar fora se você assim o quiser. Várias delas dão também dinheiro e todas elas dão experiência, que é o mais importante, lógico, para que seu personagem chegue logo ao nível máximo.

Existem diversas coisas para serem exploradas no game. Você não é obrigado a ficar fazendo quests, que muitas vezes são chatas, para poder evoluir no game. Claro que não meu caro aventureiro! Você pode dar uma de chinês (nada contra os chineses!) e ficar somente matando os monstros que você encontra. Ao matar eles você consegue dinheiro, experiência e às vezes itens excepcionais que você pode usar, guardar ou até vender para outros jogadores, a preços exorbitantes ou não.

World of Warcraft - Anão Clássico e seu grifo fiel de montaria

Um fator que prende muito o jogador é ficar explorando os locais que ainda não visitou. Cada monstro novo, cada paisagem nova, abrem novas possibilidades para que sua diversão continue sempre aumentando. E acredite, você vai ficar muito tempo mesmo jogando isso para que possa aproveitar tudo, ou quase, do que o game tem a oferecer.

Nas cidades do game, você pode reparar seus itens, comprar comida, água, pegar quests novas, conversar com outros jogadores, vender os ganhos das batalhas e começar a faturar um pouco, enfim. Nas cidades principais existem as Auction Houses (Casas de Leilão), que é basicamente um Mercado Livre dentro do game. Você acha um item e quer vender ele, ao invés de você ficar anunciando o item no chat, você o pega e coloca na Auction House, por duas, oito ou vinte e quatro horas, para que algum jogador o compre por lá. Claro que, assim como na vida real, você paga uma taxa para poder colocar o item lá, que é um valor calculado de acordo com a raridade do item. Ao vender o item, você recebe os lucros dentro de sua Mailbox, que é sobre o que vamos falar a seguir.

Na Mailbox você manda itens para outros jogadores, dinheiro, presentes e até mesmo cobranças. Digamos que você venda um item para alguém, mas ele não está na mesma cidade que você. Então, você pode mandar um COD, que é basicamente um SEDEX à Cobrar, para o jogador que comprou o item de você. Ele então recebe o item na Mailbox dele e só o retira pagando o valor estipulado por você. O valor pago é mandado na mesma hora para você.

Existem diversas cidades no universo de World of Warcraft. Chegar nelas não é uma tarefa das mais fáceis no início de suas jornadas. Você anda a pé, não tem dinheiro e poucas pessoas ajudam jogadores iniciantes. Para certos locais, existem os Flight Paths, que são basicamente montarias aladas que o levam de um lugar para outro em poucos minutos. Claro que, para poder usufruir disso, primeiro você precisa ir na cidade que tem o Flight Path, a pé, pela primeira vez. E vou lhes dizer uma coisa, algumas delas levam muito tempo para se chegar andando!

Graficamente o game tem um visual mais modesto do que digamos, “Everquest 2″ ou “Dungeons & Dragons Online”, mas mesmo depois de 1 ano e meio, o gráfico continua bonito. Além do mais, a Blizzard foi lançando patches que atualizavam o conteúdo do game, procurando fazer com que mais opções gráficas fossem adicionadas, para meio que tentar acompanhar a tecnologia gráfica que melhora a cada dia que passa. E não se deixe enganar pelas configurações mínimas exigidas para rodar o game. Se você quiser ficar livre de lentidões, precisará de um PC com pelo menos a configuração recomendada, e 1 GB de RAM é essencial, especialmente se você for conferir o conteúdo final de “World of Warcraft, sobre o qual falaremos mais a seguir.

A parte sonora do game contém uma trilha musical variada e dependendo da situação ou monstro que você estiver enfrentando, ela muda completamente, para alguma coisa única, que somente é mostrada naquele instante durante todo o game. Os efeitos sonoros foram bem trabalhados e absolutamente nada no game em relação ao som deixa a desejar. Os chefes do game, por assim dizer, apresentam até mesmo vozes nos diálogos deles, tornando o encontro com eles ainda mais imersivo e emocionante, ainda mais na primeira vez que você os vê e os enfrenta.

A jogabilidade é indiscutivelmente boa. Com certeza é o melhor atributo do game. Além de possuir uma variada quantidade de coisas customizáveis, para que você se adapte de acordo com seu estilo de jogo, há também a possibilidade de instalação de add-ons, que melhoram a UI (Interface) do game, fazendo com que a jogabilidade fique ainda melhor e mais fácil, mas sem comprometer o game em si. Claro que, para usar tais add-ons, é necessário ter bastante memória RAM e virtual disponível em seu PC. Quanto mais add-ons, mais memória o game vai usar para gerenciar elas, o que faz com que você acabe perdendo um pouco de performance, dependendo da sua máquina.

Existem também as profissões do game, que vão sendo atualizadas mais e mais a cada novo patch que sai. São diversas, desde a pescador à costureiro. Com elas você faz itens que lhe serão incrivelmente úteis nas suas jornadas e às vezes até indispensáveis, como uma poção que aumenta resistência ao fogo contra um chefe baseado em ataques de fogo por exemplo. Elas também servem para você ficar ocupado, digamos, aprendendo a cozinhar, quando você estiver cansado de matar monstros e coisas assim. E acredite em mim quando digo que você vai querer aprender a cozinhar no game!

World of Warcraft - Profissões - Professions

Sobre a IA do game, há muito a se falar, cada monstro tem suas habilidades específicas e alguns deles as sabem usar com bastante eficácia, tornando sua vida um pouco mais difícil. Digamos que você esteja atacando um monstro Shaman. Como todo bom Shaman, ele pode se curar além de jogar magias elementais em você. Ao estiver morrendo, ele automaticamente se cura. Existem monstros que dão até golpes fatais em você, quando sua vida está baixa. Ou então aqueles que ao morrerem, resolvem deixar alguma surpresa, para tentar levar você junto com ele para o além.

Os chefes do game muitas vezes requerem estratégias extremamente eficazes, onde cada membro do grupo precisa executar uma determinada tarefa, para que o monstro seja derrotado. Tais estratégias requerem muita paciência e bastante treinamento, para que uma hora o grupo inteiro esteja a par dela, e a execute sem problemas.

Ufa…falou-se um monte aqui, sobre matar monstros, quests, mas e o PvP? Ele certamente não foi esquecido! Existem diversos meios para você se divertir matando os outros jogadores, mesmo se você estiver jogando em um servidor aonde o PvP é opcional e não obrigatório.

O mais comum deles é o PvP livre. Simplesmente chegar em um jogador da facção oposta e matar ele. Puro e simplesmente. Ao matar outro jogador, você ganha uma morte honrosa que vão se acumulando a cada jogador que você mata. De semana em semana, essas mortes são contabilizadas, e de acordo com o nível, rank PvP dos inimigos mortos, você ganha uma certa quantidade de pontos de honra, que sobem seu rank PvP. Quanto maior seu rank PvP, mais itens você pode adquirir com ele. E acreditem, os itens de PvP épicos são excepcionais, claro que para pegá-los há a necessidade de muito empenho, até demais.

Outro meio para se brincar de PvP, são os Battlegrounds. Eles consistem de campos de batalha, como o nome traduzido diz, aonde grupos das duas facções se enfrentarão e o grupo que conseguir completar os objetivos impostos e derrotar o outro grupo, se sagrará campeão. Vencer as partidas do Battlegrounds garante um número razoável de pontos de honra, além do fato de quanto mais você ganhar, mais reputação irá conseguir com os Battlegrounds, e isso lhe dará acesso a itens exclusivos disso e de qualidade muito boa.

A vida no WoW após o Level 60

Ao contrário da maioria dos MMORPGs, neste aqui você somente pode chegar ao nível 60. Mas nem vá pensando que o game acaba. Muito pelo contrário, é agora que ele realmente irá começar. Bom, em World of Warcraft existem as Instances, que são locais aonde existem monstros de nível elite, que você só consegue derrotar com ajuda de outros jogadores, que também estarão fazendo a instance com você. Após chegar no nível máximo, esses locais se tornam o local aonde mais você irá, devido aos itens excepcionais que lá se encontram.

As mais difíceis são as raid instances. Nelas, grupos de 20 ou 40 jogadores devem enfrentar diversos desafios, enfrentar chefes extremamente poderosos, para que você tenha acesso aos itens épicos e até mesmo legendários que eles derrubam. Claro que, para chegar a fazer tais instances, é necessário uma guilda.

Guildas no World of Warcraft são indispensáveis se você quiser experimentar o conteúdo final do game. Com a ajuda da guilda, você irá ajudar os outros jogadores a conseguir seus itens e a completar quests épicas, e eles também o ajudarão da mesma forma. Claro que nem todas as guildas conseguem ter acesso a esse tipo de conteúdo, pois é necessário muito treinamento dentro do game e acima de tudo disciplina e paciência na hora das batalhas. A necessidade de softwares para comunicação com o resto da guilda através de microfone é algo indispensável para se suceder nesta parte do game, como o Ventrilo, que é o mais usado.

World of Warcraft Clássico - Classic Screen - Portal

Esse tipo de coisa irá manter você ocupado por muito tempo dentro do ambiente criado no mundo de Azeroth. Claro que, nada dura para sempre. E é por isso que a Blizzard vive adicionando sempre novos conteúdos para dentro do game, para manter os jogadores sempre interessados em jogar. E acreditem, muita, mas muita coisa mudou desde que o game saiu. Alguns acreditam que o game está pior, mas a grande maioria, creio eu, acredita que o game só melhora. E parece que eles estão certos pois a quantidade de assinantes só aumenta. No meu caso, eu vi que ele melhorou em alguns aspectos e piorou em outros. Vamos falar disso a seguir!

O outro lado da moeda

Uau… quase todos devem estar bem interessados em saber porque eu disse tal coisa, certo? O game tem seus pontos negativos sim, como qualquer outro. No caso de World of Warcraft“, o pior deles é o fato de que você precisa se dedicar muito ao game para poder usufruir tudo que ele dispõe.

Se você é um jogador casual, poderá se divertir também é claro, mas ter acesso ao melhor conteúdo (leia-se itens) do game, bom, aí já é outra história. Jogadores casuais só começaram a receber um pouco de atenção recentemente, e mesmo assim, foi bem pouca. Um jogador casual dificilmente terá acesso a itens épicos facilmente como um jogador hardcore.

Eu conheci casos de pessoas que até mesmo romperam noivado ou quase chegaram a se separar devido ao game. Não estou brincando pessoal! World of Warcrafté tão viciante, que este acaba se tornando também o ponto negativo. Quero dizer, veja por exemplo o PvP. Para se conseguir o rank máximo nisso, você tem que ficar jogando nos Battlegrounds por várias horas, pelo menos umas 8 horas por dia. Existem muitos casos em que mais de uma pessoa joga com o personagem para obter o rank máximo e outros casos em que pagam outros jogadores para subir de nível com sua conta.

Todas as guildas tem um calendário que os membros devem seguir, para que continuem avançando no conteúdo e, por conseqüência, continuem equipando seu personagem com itens melhores. E você pensa que o item caiu, você quer ele, daí o terá imediatamente? Nada disso! Todas as guildas usam um sistema chamado DKP, o qual você vai acumulando pontos a cada raid que você for. Então, você troca estes pontos pelos itens que caem nas instances.

World of Warcraft - Raças e Montarias

One MMORPG to rule them all

Vou ser sincero com vocês. Eu não jogo mais o game, Até vendi a minha conta. Vi que estava passando muito do meu tempo livre lá e acabava não aproveitando ele bem. Joguei ele desde o seu lançamento e bom, um dia todo mundo há de parar não é mesmo?

Mas enfim, apesar de alguns pontos negativos, World of Warcraft é definitivamente o melhor MMORPG já criado. Com a expansão dele a caminho, isso só tende a aumentar o grau de popularidade da franquia. Blizzard acertou em cheio. Não me lembro de um game viciar tanto quanto esse, em todos os aspectos. A quantidade de coisas que você pode fazer dentro dele é quase infinita e demora muito até você ficar enjoado de jogar. Se você é fã da série ou simplesmente gosta do gênero, recomendo que este seja seu game. Mas cuidado, os efeitos colaterais poderão acabar com a sua vida social e se você não se precaver, poderá perder bem mais do que isso. Acreditem, já vi acontecer! Sabendo controlar sua vontade jogar, é um prato cheio de divertimento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!