Share Button

Em 2014, o ex-designer gráfico da Taito, Atsushi Iwata, publicou uma imagem (acima) de um aparelho que ele usava para desenhar gráficos pixelados, ponto a ponto. Esse joystick enorme era conectado a um computador X68000, utilizado como estação de trabalho por muitas empresas de videogame japonesas até a metade dos anos 90. Entretanto, haviam companhias como a Sega e Westone que usavam um PC-98 para desenvolver alguns, se não todos os seus jogos durante este período.

Este joystick possuía 20 botões, cada um com sua própria função mostradas no painel dele. O software que a Taito usava com ele chamava-se Taito Animator.

Utilizar este aparelho não era algo incomum. Um desenvolvedor desconhecido, Hayato Takano, postou recentemente uma imagem de um dispositivo similar e disse que alguns desenvolvedores ainda estavam usando a versão X68000 dele até 1998, época na qual o Windows 95 era o sistema operacional padrão no mundo, incluindo Japão. Uma versão compatível com Windows foi feita, assim como uma versão PC-98.

Há alguns anos, Spoon, um membro do The Madman’s Cafe postou uma mensagem na qual ele recontou a história que um de seus colegas de trabalho lhe havia dito.

“O editor de sprites usado por artistas em um número de jogos de luta da SNK (Art Box) foi desenvolvido para o Neo Geo, e usa o Neo Geo como sua interface. Dentro dela, você usaria o joystick e os botões para desenhar o sprite. Ele não acreditou nisso quando começou [a trabalhar] lá, até que um dos funcionários sênior lhe mostrou uma das máquinas e desenhou nela um sprite incrível de Robert Garcia em cerca de 10 minutos.”

Por que será que as empresas preferiam usar um joystick para desenhar? As hipóteses são que devia ser mais rápido do que usar um mouse e mais barato do que adquirir uma caneta digital naquela época.

Outro desenvolvedor, Tonya_Plan, postou uma imagem de um teclado usado para criar gráficos em meados de 1992.

Via Video Games Densetsu