Share Button

O microcomputador de 8 bits ZX Spectrum, lançado originalmente em 1982 pela britânica Sinclair Research Ltd e que completa 35 anos de lançamento, está no caminho para receber um novo modelo chamado “ZX Spectrum Next“, através de uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter.

O mais impressionante é que, a campanha que começou alguns dias atrás, já atingiu a sua meta de 250 mil libras (mais de R$ 1 milhão, na cotação do dia) – no momento está com 297.979 libras – o que revela como o aparelho ainda tem uma grande legião de fãs.

De acordo com a descrição, o objetivo é fazer uma máquina totalmente nova, aprimorada e atualizada, que seja compatível com os jogos e dispositivos antigos e ao mesmo tempo tenha várias melhorias e expansões – ou seja, vai agradar tanto os antigos fãs como aqueles que esperam jogos mais avançados para o sistema.

O projeto nasceu das mentes dos brasileiros Victor Trucco e Fabio Belavenuto, grandes fãs do sistema há mais de 20 anos, que desenvolveram o hardware/software inicial, então chamado de TBBlue. Foi quando Rick Dickinson, o designer original do Sinclair Spectrum, juntou-se à equipe, junto com o também brasileiro Henrique Olifiers (um dos cofundadores do Bossa Studios) e Jim Bagley, que desenvolveu jogos para o Spectrum nos anos 80/90.

Para quem está surpreso com tantos brasileiros no grupo, o ZX Spectrum foi/é bem popular no Brasil com os genéricos TK-90X e TK95.

Quem quiser garantir uma unidade do novo ZX Spectrum Next, que tem data de lançamento prevista para janeiro de 2018, deve fazer um lance de no mínimo 175 libras (cerca de R$ 700 reais).

Para mais informações sobre o projeto, acesse sua página oficial no Kickstarter.