Share Button
Reprodução

Chegou um dos momentos mais importantes do ano para os jogadores de Hearthstone, que traz não só uma nova expansão recheada de novidades, mas também o início de um novo ciclo, que dá adeus ao Ano do Corvo, preservando suas principais melhorias no jogo, e dá as boas vindas ao Ano do Dragão, que promete demais para essa temporada.

A nova expansão se chama Ascensão das Sombras e já se mostra uma das mais ambiciosas desde o lançamento do Hearthstone. O número de novidades impressiona, serão lançados 135 novos cards para colecionar, uma aventura que promete ser a maior de todas as que já foram entregues até o momento, um novo tipo de lacaio novos tipos de feitiço e muito, mas muito mais mudanças nos principais modos de jogo disponíveis. Se liga no que vem por aí:

Adeus ao ano do Corvo

Com o fim do ano do Corvo, teremos uma reformulação nos conjuntos modo de Jogo Padrão, com várias coleções indo para o modo de Jogo Livre para as novas tomarem o seu lugar. As expansões Jornada a Un’Goro, Cavaleiros do Trono de Gelo e Kobolds & Catacumbas agora não terão mais pacotes vendidos nas lojas e seus cards dão adeus ao Modo Padrão.

Como é comum também nessa época do ano, alguns cards são mandados para o Hall da Fama, dando adeus aos conjuntos Clássico e Básico. São eles: Demonarca, Naturalizar, Favorecimento Divino, Baku, a Devoradora da Lua, Genn Greymane, Cervo da Penumbra, Gato Preto, Mariposa Cintilante e a Enguia Faischarco. Essa é uma maneira de manter o jogo balanceado e remover os cards que estão poderosos demais.

Além das mudanças estruturais que de certa forma já estavam confirmadas, os desenvolvedores do jogo apresentaram os seus planos para o decorrer do ano. Entre os destaques está um trabalho mais dedicado na experiência solo, as aventuras que falaremos mais a frente e também uma oxigenação na Arena.

A Arena agora vai receber atualizações constantes, com mudanças nos conjuntos disponíveis para a hora de montar o deck. Mais precisamente, serão duas mudanças por expansão. A primeira já foi até anunciada, com o tema Maldade, onde os lacaios de conjuntos como Maldição de Naxxramas, Sussurros dos Deuses Antigos, Gangues de Geringontzan e Bosque das Bruxas vão compor junto com os Clássicos e Básicos o arsenal disponível para os jogadores.

E não para por aí. Como o Hearthstone tem uma comunidade ativa e desenvolvedores atentos, é comum que com o feedback dos jogadores, várias alterações pontuais sejam feitas ao longo do ano e que novos planos sejam colocados em prática. Portanto espere por novidades ao longo do Ano do Dragão.

As sombras vão ascender e mudar a forma de jogar

Em Ascensão das Sombras, os protagonistas da expansão serão os vilões mais emblemáticos do Hearthstone. A chamada Liga do Mal terá o comando do Arquivilão Rafaam e juntos prometem tomar a cidade mágica de Dalaran para mudar completamente o meta do Hearthstone.

Para deixar um gostinho do que está por vir, o Arquimago Vargoth, um novo card lendário, já está disponível para todos que logarem no Hearthstone, podendo ser incorporado em todos os decks nos modos Padrão e Livre.

Dentre as novidades que a expansão trará para o gameplay, um dos destaques é o novo tipo de lacaio chamado de Servo. Eles são colocados por cards do Mal na sua mão, possuem apenas 1/1 de corpo, mas contam com gritos de guerra capazes de mudar o campo de batalha.

Outro destaque importante são os feitiços, que ganharam duas novidades. A primeira são os chamados Estratagemas. Esses cards têm poder para mudar a partida e vão ficando cada vez mais fortes, dependendo do número de turnos que permanecerem na mão do jogador. Já os feitiços com a nova palavra chave “Feitiço duplo” criam uma cópia na mão do jogador para ser usada novamente quando ele quiser.

E claro 135 novos cards repletos de potencial para alterar todo o meta, que com a mudança nos conjuntos do padrão está em aberto e fica muito convidativo para todos que decidirem iniciar sua aventura pelo Hearthstone, bem como os que desejam voltar depois de algum tempinho fora.

Para os iniciantes inclusive vai rolar algumas boas novidades. A principal delas a melhoria no sistema de montagem de decks automáticos. O jogo agora conseguirá indicar cards que substituem os que o jogador não possui na sua coleção de forma a manter o deck equilibrado e fiel a sua estratégia. E não vai parar por aí, mais novidades vão vir para o Deck Builder, visando ajudar na hora de montar sua estratégia.

Aventura Memorável

A Blizzard aprendeu bastante com as aventuras da expansão do Ano do Corvo, onde experimentou com diferentes formas de progressão e também de recompensar os jogadores que chegassem no final de cada uma delas. Ouvindo todos os feedbacks atentamente, os desenvolvedores acreditam que chegaram em um ponto ideal.

A aventura vai beber bastante do formato de Masmorra, que foram um ponto alto da última temporada. A promessa é de ainda mais customização nos decks montados durante o percurso e uma variação ainda maior de inimigos, são 75 chefes confirmados, prontos para testar as estratégias mais exóticas dos jogadores.

Todos esses chefes estarão divididos em 5 andares, sendo o primeiro deles disponibilizado de graça. A cada andar superado o jogador será premiado com 3 pacotes e ao final de toda aventura ganhará um verso de card, um pacote clássico dourado e o card chamado Zayle em sua versão dourada.

A expansão Ascensão das Sombras está disponível gratuitamente em todas as plataformas que o jogo está presente, ainda sem o modo aventura, que chegará aproximadamente daqui um mês.

Este artigo foi desenvolvido em parceria com o Card na Manga, site da comunidade brasileira de Hearthstone.