Share Button

Saudações a você que está visitando esse post, para quem não me conhece meu nome é Márcio, sou jornalista e trabalho no GameHall há vários anos.

Alguns dias atrás coloquei um PlayStation 4 para vender no Mercado Livre (ML), o qual foi alvo de golpistas da internet. Por isso venho aqui registrar como tudo aconteceu para que sirva como um alerta para pessoas que estão vendendo mercadorias no Mercado Livre ou em outros sites do gênero, não sejam lesadas.

Apesar de há vários anos comprar no ML (nunca tive problemas), essa é a primeira vez que faço uma venda através do site. A falcatrua já começou logo após eu publicar meu anúncio, recebendo várias mensagens nas horas seguintes no próprio ML (imagens abaixo), todas de pessoas diferentes e escritas diferentes, mas com uma coisa em comum: todas pediam para eu entrar em contato em seus emails pessoais (lembrando que é regra do ML proibir publicação de contatos pessoais como emails, endereços, Whatsapp, etc).

Meu sentido de aranha começou a tilintar e já fiquei desconfiado de todas essas mensagens com apenas alguns minutos ou horas de diferença, afinal, o valor do produto estava um pouco acima de média e ninguém pechinchou ou reclamou do preço, inclusive alguns disseram que iam pagar a vista.

Ignorei todas as mensagens, pois além de ser contra as regras do ML, porque não tirar as dúvidas ali mesmo no chat do anúncio? Fui cuidar da minha vida e deixei as coisas correndo lá no ML.

Eis que, no dia seguinte ao abrir o meu email, veio a surpresa: dois emails do “Mercado Livre” dizendo que a venda tinha sido realizada e confirmando o depósito, com os títulos “Bom trabalho! Você vendeu!” e “Parabéns, sua venda foi aprovada!”.

Os emails falsificados são bem feitos e realmente parecem ser do próprio ML e podem facilmente enganar pessoas mais desatentas ou que não estejam acostumadas com as mecânicas do ML.

A primeira coisa que notei foi o email do remetente “Mercado Livre” <pagamentos.mercadolivre.adm@gmail.com>. Aquele @gmail.com pulou nos meus olhos, já que o correto deveria ser o @mercadolivre.com (que também pode ser falsificado).

Segunda coisa que eu fiz foi verificar a “Minha Conta” em meu perfil do ML e constatei que nada havia sido vendido.

Eu ainda recebi um terceiro email de remetente “Empresa AGMVR” (como conseguiram meu email é um mistério, já que eu não entrei em contato com ninguém) onde o indivíduo se apresenta como RODRIGO ORSINI MARQUES e pede urgência para o envio do produto e diz que o ML está bloqueando o dinheiro porque tenho poucas qualificações como vendedor e que será liberado após a envio/entrega do produto (as mesmas informações dos emails falsos). Ele também diz que enviou um valor de frete de 200 reais (um valor bem maior do real) e pede para mandar por SEDEX10, pois o videogame é um presente para o filho que vai passar por uma cirurgia neste fim de semana.

Segue abaixo o email do pilantra na íntegra:

Bom Dia, Sou Rodrigo efetuei a compra no mercado livre do produto anunciado por você, estou aguardando a postagem do produto via QUARTA FEIRA 10/01/18) as 9 horas de preferencia!

Já fiz o pagamento com o meu cartão e recebi um e-mail afirmando que esta APROVADO O ENVIO, porem no mesmo e-mail o mercado livre fala que esta bloqueado os valores da venda e frente (provisoriamente o saque do seu pagamento no sistema) o motivo que eles estão falando é que você tem poucas (qualificações como vendedor no site)

Esses valores tanto do frete que é de 200,00 como de venda só estarão LIBERADOS para saque no sistema após a entrega do produto no meu endereço.

O seu dinheiro só será liberado após a entrega do produto, Essa forma é segura pois o valor esta em uma conta jurídica do Mercado Livre, E após isso o Mercado Livre entrara em contato com você por E-mail pedindo que você forneça uma conta bancaria de sua preferência para ser liberado os valores da sua venda e do envio.

Esse valor a mais de 200,00 no produto é para que você possa me enviar por Sedex 10, se caso a sua Cidade não estiver trabalhando com Sedex 10 me mande por SEDEX NORMAL em ultimo caso ta bom!

O frete não chega a esses valores de 200,00 Mas como você só vai receber depois que o produto for entregue no meu endereço como falei, ai acrescentei 200,00 como juros para você

Você terá que fazer o envio do produto para mim por (SEDEX 10) e me fornecer o código de rastreio para que eu registre o envio do produto, eu vou registrar esse código no sistema do mercado livre para que eles esteja a ciente da entrega quando for entregue no sistema dos correios.

Aguardando a postagem e código de rastreio do SEDEX 10, Data para o envio QUARTA FEIRA (10/01/18) Peço que envie imediatamente pois tenho urgência porque meu filho vai operar agora nesse final de semana dia 13/01/18) e gostaria de presentear ele antes dessa operação, por esse motivo peço prioridade que me envie por SEDEX 10 imediatamente para que possa chegar aqui a tempo antes da operação.

Dados do envio ao destinatário

Nome: RODRIGO ORSINI MARQUES
CPF: 298.245.198-07
RG: 43.865.053-0
Rua: Augustin Louis Cauchy
Numero: 17
Bairro: Jardim Nordeste
CEP: 03690-050
São Paulo / SP

OBS NUMERO 1 : OLHE NA SUA CAIXA DE ( SPAM, LIXEIRA OU QUARENTENA ETC ) POIS AS VEZES O E-MAIL DO MERCADO LIVRE DE CONFIRMAÇÃO DE PAGAMENTO PODE ESTAR POR LA .

Resolvi então checar o endereço fornecido no Google Maps e apareceu isso aqui:

Lugarzinho meio estranho não é? Tentei pegar mais dados do golpista, respondi o email pedindo o Whatsapp pois queria incluir no pacote 10 jogos por um preço bem camarada. Ele respondeu apenas para enviar logo a mercadoria, tentei insistir e ele ainda teve a cara de pau de responder que eu não sou confiável por “ainda não ter qualificações” no ML! Após isso ele não respondeu mais nenhum email.

FIQUE ALERTA!!

Uma rápida pesquisa no Google e verificamos que várias pessoas já caíram em golpes semelhantes a esse, algumas com prejuízos bem altos, com valores de três a cinco mil reais – ou até mais.

Fizemos esse post para servir como um alerta para que ninguém mais seja vítima de golpes como esse. Algumas pessoas realmente entram em contato via email após a compra realizada, então sempre verifique no site oficial ou no aplicativo para celular se a transação realmente ocorreu.

Verifique os dados e qualificações do comprador/vendedor, desconfie de perfis feitos recentemente, que tem pouca informação, que pedem para entrar em contato em emails/whatsapp pessoais ou que estejam com muita pressa – NUNCA NEGOCIE VIA EMAIL OU WHATSAPP. Compre e venda seus produtos com calma e sempre utilize o Mercado Pago/Mercado Envios, que garantem mais segurança para quem compra e também para quem vende.

Passou por algo semelhante? Nos diga sua experiência na seção de comentários e ajude outras pessoas a não caírem nesse golpe, compartilhe esse artigo para o máximo de pessoas e nas redes sociais.