Análises

Atom Zombie Smasher

Atom Zombie Smasher

Dentre monstros e outras criaturas criadas pela imaginação de autores de livros e filmes, talvez a mais adorada pelo público no momento são os zumbis que inclusive são muito bem representados em universos fantásticos como em The Walking Dead. Aproveitando-se dessa “infestação” a Blendo Games lança sua versão de seus zumbis, que podem não ter aparência tão boa quanto em games como Left 4 Dead, mas divertem muito com seus pixelados zumbis.

Salve Nuevos Aires

Com uma premissa diferente do que se costuma ver em jogos envolvendo zumbis, aqui você assume o país Nuevos Aires e deve tentar salvar o máximo possível de cidades dos ataques dos Zeds, o que acaba em uma competição por pontos entre você e os zumbis.

Cada território em seu país é atacado aleatoriamente pelos terríveis monstros comedores de gente e cabe a você decidir qual deles defender, sendo possível triunfar por salvar um determinado número de cidadãos ou acabar com todos os Zeds antes que anoiteça, o que lhe garante controle sobre o território e pontos permanentes a cada rodada.

Os pontos são computados durante o meta jogo na “Linha da Vitória”, contando o resultado da partida que terminará e nos territórios que cada um controla. Conforme for acumulando pontos, tantos os Zeds quanto o jogador vão liberando melhorias, por parte dos jogadores são contratos com mercenários, liberando novas unidades além das melhorias que podem ser compradas com “cientistas”, como as Lama Bombs capazes de eliminar qualquer infestação nas diversas cidades de Nuevos Aires.

Os Zeds não ficam para trás aumentando o nível de infestação nas cidades conforme ganha mais pontos, sendo o nível máximo 4, onde todos os cidadãos foram transformados em Zeds ou viraram comida para os mesmos. Nesses estágios o objetivo é acabar com tudo que se move na cidade antes que anoiteça.

Diversão Garantida

Falando da jogabilidade, o jogador deve usar de todas as unidades disponíveis para tentar salvar o máximo possível de civis e cientistas de cada cidade ou tentar matar todos os Zeds antes que anoiteça.

Com uma mecânica de jogo baseada em um RTS e pegando emprestado alguns elementos de Tower Defense, é fácil familiarizar-se com o jogo da Blendo, que facilita para o jogador na hora de posicionar e controlar suas unidades durante os ataques dos Zeds, com uma interface limpa e ágil, usando de forma inteligente os atalhos do teclado além do bom e velho mouse.

A diversão é garantida com cidades que formam verdadeiros labirintos entre os vários arranha-céus, com muitos caminhos para os inimigos avançarem. Bolar sua defesa inicial e encarar os zeds é uma tarefa divertida e recompensadora.

É claro que não seria possível montar uma boa defesa sem um ótimo arsenal e o jogador tem um belo poder de fogo, com Snipers, unidades móveis armadas com metralhadoras, barricadas, minas, dinamites, canhões e entre outras o helicóptero de evacuação. Cada unidade recebe pontos de experiência conforme sua efetividade em cada rodada, podendo melhorar alguns de seus atributos, como maior capacidade de pessoas que o helicóptero pode carregar.

Os Zeds por sua vez contam com várias hordas conforme o nível de infestação e o tamanho das cidades que variam também nos labirintos, sempre entregando um cenário diferente. Vale citar que cada civil morto pelos Zeds torna-se um zumbi, então o que era apenas um único zumbi pode virar uma gigantesca horda.

Completando o pacote temos gráficos simples, porém com bastante charme. Há efeitos bacanas de luzes e explosões, fases na chuva são bonitas com efeitos de raios e trovões caindo além dos bons efeitos sonoros que garantem um bom desempenho técnico ao jogo. E o que poderia ser um ponto negativo, que são civis e Zeds em forma de pixels acabam dando charme e toque único ao game desenvolvido por Brendon Chung.

Mensagem do Desenvolvedor e Fator Replay

Ao finalizar a campanha há uma bacana mensagem do desenvolvedor, com quatro páginas contando sobre o desenvolvimento de Atom Zombie Smasher, nada de muito diferente, mas que pode ser útil para quem está tentando ou quer tentar desenvolver seus próprios jogos.

Como dito na mensagem de Chung, Atom Zombie Smasher possui um bom fator replay graças à facilidade para receber mods criados pela comunidade, além da campanha ser totalmente personalizável, tanto em dificuldade quanto nos seus próprios elementos, como já começar com todas as unidades liberadas, garantindo uma boa vida útil ao título.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!