GamesNotícias

Benoît Sokal, criador de Syberia, morre aos 66 anos

Benoît Sokal, o quadrinista belga e criador da franquia de jogos de aventura Syberia, morreu aos 66 anos. De acordo com uma declaração da distribuidora Microids, ele faleceu no dia 28 de maio devido a uma doença não especificada que ele já tinha há muito tempo.

Nos videogames, o primeiro trabalho de Sokal foi Amerzone, um título de aventura lançado pela Microids e inspirado em uma das histórias do Inspetor Canardo, um dos quadrinhos criado por ele. No jogo, um jornalista viaja até a América do Sul para provar a existência de uma espécie misteriosa de pássaro branco que não era vista desde 1932.

O sucesso veio com seus próximos projetos, Syberia (2002) e Syberia (2004), lançados numa época onde jogos de aventura do gênero “apontar e clicar” já não eram tão populares. Eles apresentam a advogada Kate Walker em uma jornada pela Europa e Rússia, mostrando o talento de Sokal para criar cenários com arquitetura e atmosfera incomuns.

Após trabalhar como diretor de arte na Microids, Sokal saiu de lá e ajudou a fundar a White Bird Productions, onde criou mais jogos de aventura, como Paradise e Nikopol: Secrets of the Immortals. No entanto, nenhum deles obteve o sucesso da série Syberia, para a qual ele voltou em 2017 com Syberia 3.

Syberia: The World Before, anunciado em 2019, estava sendo desenvolvido por 18 meses quando foi revelado. Segundo a Microids, Sokal continuou trabalhando no jogo com a Koalabs Studio nos meses que antecederam sua morte.

“Benoît contribuiu enormemente para o avanço dos games internacionalmente,” disse a Microids, “por meio de uma produção variada e prolífica nos últimos 25 anos.”

Via PC Gamer

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!