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Um fantástico jogo de RPG/Ação da era 16 Bits

Temos mais um RPG “old school” chegando aqui nas páginas do Gamehall, e o escolhido é o formidável “Beyond Oasis” – também conhecido como “The Story of Thor”.

As análises de RPGs antigos (especialmente os da era 16 Bits) sempre são muito bem-vindas, pois vamos ser sinceros…. naquele tempo é que se sabia fazer bons RPGs de verdade, em que o mais importante era o fator diversão. Os RPGs de hoje em dia se perderam em algum lugar na evolução dos consoles (claro, temos algumas excessões). Felizmente temos o passado glorioso de videogames como o Super Nintendo e o Mega Drive para nos lembrar de uma época melhor, ou para aqueles mais novos ficarem conhecendo.

Sem dúvida nenhuma, o Super Nintendo era o REI dos RPGs, com uma vasta biblioteca com grandes clássicos na história. Mas o Mega Drive também possuía algumas excelentes opções, como a série “Phantasy Star“, a série “Shining Force” e games isolados como “Arcus Odyssey” e o maravilhoso “Landstalker“.

No final de 1994, época em que os 16 Bits começavam sua decadência, era lançado para o Mega Drive mais um RPG genial: “Beyond Oasis“. Ele não era apenas mais um RPG, mas sim um jogo com inovações bem interessantes, com um estilo que misturava jogos como “Aladdin“, “Landstalker“, com uma pitada de “Streets of Rage” .

E não é que essa salada toda não resultou em jogo totalmente criativo e com um fator de diversão elevadíssimo? Era a boa e velha Sega fazendo o que sabia de melhor: games formidáveis. E não se engane, meu caro amigo leitor, “Beyond Oasis” é um game FORMIDÁVEL!!!

Ele não chega a ser 100% RPG, pois como eu disse antes ele possui vários estilos em sua jogabilidade, entre eles o RPG. Mas há também muita ação e pancadaria, que irá agradar a todos os gostos.

Leia abaixo nossa análise completa deste belo game que ficou no passado.

A História

O enredo do game é bem simples, mas cativante, sem grandes reviravoltas como é comum nos bons RPGs. Não espere uma lista de personagens complexos ou eventos paralelos.

Você é o jovem aventureiro chamado Ali, que gosta de sair por aí caçando tesouros perdidos. Em uma de suas aventuras, ele encontra um artefato mágico chamado Gold Armlet.

Ao colocar o artefato em seu braço, um espírito explica a ele que o Gold Armlet possui uma contraparte, o Silver Armlet. Ele diz que outra pessoa já encontrou o Silver Armlet, que possui o poder de levar o caos e a destruição na terra de Oasis.

O espírito confia a Ali os poderes do Gold Armlet, que pode controlar quatro espíritos sagrados, e junto com eles deter as ambições de quem está usando o Silver Armlet. Ele conta ainda que há muito tempo atrás os braceletes foram usados numa batalha entre dois magos poderosos, que acabaram destruindo um ao outro, e os braceletes ficaram esquecidos na história….. até hoje.

Assim começa sua nova aventura, você deve encontrar os quatro espíritos:

  • Dytto, o espírito da água;
  • Efreet, o espírito do fogo;
  • Shade, o espírito das sombras;
  •  Bow, o espírito das plantas.

Cada um desses espíritos possuem tipos de magias diferentes, e a medida que você os for encontrando, poderá acessar outros caminhos no mundo de Oasis.

Ali encontra o Gold Armlet

Gráficos

Os gráficos e visuais de “Beyond Oasis” são fantásticos, mesmo depois de todos esses anos ficam muito bem na tela e com certeza um dos pontos altos do game. Sprites grandes, super detalhados, cenários coloridos que pipocam na tela para o seus olhos vibrantes.

Com uma visão isométrica área, o game lembra um pouco “Aladdin“, com uma movimentação bem fluída dos personagens. Percebe-se o esmero que tiveram para cada área do game, tanto no uso das cores, como no design artístico e nos detalhes. Possui um visual que lembra um desenho animado. Tanto os personagens como cenários foram muito bem desenhados e animados, de forma a captar a essência de cada área e personagens.

Outra coisa legal são os chefes, que além de criativos são geralmente gigantescos na tela, como a aranha gigante ou o dragão dentro da caverna. Você vai se surpreender com os gráficos deste game, que são cristalinos e muito bonitos, com uma tendência Persa/Arábica, como podemos notar na arquitetura das construções e nas roupas dos personagens (sem falar que o nome do personagem principal é Ali). Excelente para dar uma quebrada no já manjado estilo medieval/fantasia que a maioria dos RPGs usa como tema.

Graficamente o mundo de Oasis é extremamente variado, indo de campos verdes, para longas enseadas, montanhas, cavernas, florestas, pântanos, templos. Tudo muito bem feito, com a atmosfera certa para deixar o jogador no clima. Como eu já disse, Ali possui uma movimentação muito bem feita e uma grande variedade de animações para os seus diferentes golpes, um show de bola!

um dos chefões do game

Os inimigos também estão de parabéns pelo seu design, são bem variados, de todos os tipos, formas e tamanhos, com um grau de detalhes de cair o queixo. E pra completar, o game possui uma abertura e o final com gráficos estilo anime, que dão um toque todo especial.

O jogo teve produção da empresa de Yuzo Koshiro (isso, aquele compositor famoso que fez a trilha sonora de Streets of Rage e Revenge of the Shinobi), a Ancient, com supervisão da Sega. A irmã de Yuzo, Ayano Koshiro, foi a responsável pelo design dos personagens, então agradeçam à moça pelo excelente trabalho (assim como ela o fez em Streets of Rage, Actraiser, entre outros).

quem será esta bela garota? Uma surpresinha que te aguarda no final do game

Músicas

E já que falamos no mestre da composição, vamos avaliar o trabalho de Yuzo Koshiro na trilha sonora do game. Infelizmente não é um dos seus trabalhos mais inspirados, ficando anos luz da perfeição que foi “Streets of Rage 2” ou ainda “Shinobi“, seu primeiro trabalho no Mega Drive.

Mas possui umas músicas bacanas que se alteram dependendo da situação. Por exemplo, quando Ali está perto do castelo da família, podemos ouvir uma música no estilo fanfarra para recebe-lo, quando está num deserto a música é mais relaxada, ou quando está numa batalha a música fica mais intensa para dar mais atmosfera ao combate. E assim vai em outros cenários, como castelos, cavernas, templos, em que a música muda constantemente dependendo do que está acontecendo no contexto geral.

Isto é um excelente elemento que funciona bem com o estilo do jogo, mesmo que ele não tenha aquelas composições memoráveis. O que se destaca mesmo são os efeitos sonoros, que estão muito bem feitos e são super variados, com barulhos de espadas, rochas, gritos, magias, itens, armas e a lista vai embora.

esse maluco vai te atormentar pelo caminho várias vezes

Jogabilidade

Além dos gráficos, outro ponto forte do game é a sua jogabilidade, que é bem variada e por vezes complexa. Ali pode pular, correr, andar abaixado, dar golpes simples, especiais e usar os seus quatro espíritos, que também possuem golpes especiais para atacar ou proteger Ali de seus inimigos.

Como em um RPG, você poderá explorar um vasto mapa, procurar itens, passagens secretas, fazer alguma interação com personagens NPCs, subir de level enquanto mata os seus inimigos e ainda resolver alguns puzzles para poder prosseguir em sua jornada. Você possui duas barras de energia, uma para a sua vida e outra para invocar os espíritos. A barra de “magia” vai descendo enquanto você usar os espíritos, ela pode ser recarregada através de itens especiais ou através do sol, assim como a sua barra de vida (opção liberada mais além no jogo).

resolva os puzzles para seguir em frente

As batalhas são em tempo real e bastante enérgicas. Você pode descer porrada nos inimigos como em um game de luta estilo Streets of Rage, podendo inclusive fazer alguns combos durante os seus ataques. Além dos golpes há uma grande variedade de armas, como espadas (quatro tipos diferentes), bestas (quatro tipos diferentes) e bombas (três tipos diferentes), que variam entre o tamanho e a quantidade de energia que tiram dos inimigos. Todas as armas possuem uso limitado, mas há cinco tipo de armas especiais (três bestas, uma bomba e uma espada) chamadas de Infinite Weapons, que como o nome já diz, possuem uso ilimitado. Mas elas são bem difíceis de se conseguir, estão muito bem escondidas e geralmente em uma side-quest. Ali possui uma grande variedade de golpes que pode ser acionados pelo direcional, que explicarei com mais detalhes daqui a pouco.

até aqui os zombies aparecem…. pau na zumbizada!

O jogo tem esse equilíbrio entre os momentos de ação intensa e os momentos para botar a “cachola para pensar“. Você vai dar muita cacetada nos monstros, mas vai também ter que resolver os puzzles até chegar no final, especialmente nos templos onde se encontram os espíritos (e os puzzles variam, desde os mais simples até os mais cabeludos). E falando nos espíritos, eles serão de essencial ajuda para você conseguir acessar certas áreas do mapa ou ganhar itens escondidos. Por exemplo, algumas partes do mapa tem o acesso bloqueado por uma rocha de gelo, que você só pode destruir quando conseguir o Efreet. Você pode acessar os espíritos apertando A em locais que tenham o elemento deles, como a água e fogo.

Armas – ESPADAS

 Ali Knife – Dano (10)

 Sword – Dano (50)

 Broad Sword – Dano (60)

 Death Sword – Dano (70)

 Omega Sword – Dano (80)

BESTAS

 Bow – Dano (30)

 Fire Bow – Dano (40)

 Metal Bow – Dano (50)

 Atomic Bow – Dano (80)

BOMBAS

 Bomb – Dano (50)

 Power Bomb – Dano (60)

 Hyper Bomb – Dano (80)

INFINITE WEAPONS

        

Veja abaixo o que cada espírito pode fazer:

Dytto

Magic Bubble: Aperte A uma vez

Healing: Aperte A duas vezes

Magic Storm: Segure A e solte

Efreet

Flame Breath: Aperte A uma vez

Fireball Attack: Aperte A duas vezes

Melt Bomber: Segure A e solte

Shade

Dark Claw: Aperta A uma vez

Doppleganger: Segure A e solte

Bow

Bite Attack: Aperte A uma vez

Move Underground: Aperte A duas vezes

Poison Pollen: Segure e solte A

Golpes de Ali

Stab Aperte B
Slash Segure e solte B
Multi Kick Aperte B várias vezes
Jump Kick C, então B (no ar)
Jumping Slash C, então B (no ar)
Spin Attack Segure B, faça um círculo no direcional e então solte B
Flip Attack Segure B, pressione para frente, para trás, para frente, solte B
Running Slash Frente, frente, B
Running Stab Frente, frente, frente, B
Quick Flips Frente, direita, trás, esquerda, frente, trás, frente, B (aperte B 2 ou 3 vezes para aumentar o golpe)
Sword Melee Frente, direita, trás, esquerda, frente, trás, frente, B

Gold Armlet, simbol of knowledge – Silver Armlet, simbol of power