Em 2002, a extinta Continuum Entertainment (famosa por Outlive) em parceria com a Rede Globo e a Brasoft lançou para PC o jogo do Big Brother Brasil. Desenvolvido em apenas duas semanas por uma equipe pequena, o objetivo era promover o reality show.
Na época, eles também estavam desenvolvendo um game do No Limite, outro reality que é sucesso na emissora, então eles puderam diminuir o tempo e usar muitos recursos e modelos de personagens criados para ele.
“A sorte é que ambos os jogos tinham uma mecânica semelhante baseados em reality shows, com votações para eliminação, logo boa parte da engine de um jogo pode ser usado no outro (no fundo, ambos os jogos eram uma derivação da engine do Outlive)”, conta o ex-desenvolvedor, Alexandre Vrubel, em entrevista ao UOL em 2020.
Vrubel explica que o programa do BBB é baseado no relacionamento entre as pessoas, e por isso foi natural que o jogo acabasse parecendo com o The Sims, só que de modo bem mais simplório.
“Tiramos cochilos na frente do computador, nos revezando, mas conseguimos entregar o produto no prazo, sem bugs, e com razoável grau de diversão. Ficamos orgulhosos com o produto, principalmente devido às restrições que tivemos que superar para transformá-lo em realidade” – diz Vrubel, que acrescenta que a equipe ficava até 14 horas na frente dos computadores desenvolvendo-o.