Blizzard cancela o desenvolvimento do MMO “Titan”

Blizzard - Starcraft - Concept Art

Anunciado 7 anos atrás, o MMO Titan vinha cercado de uma alta carga de hype e expectativas, em uma época onde o World of Warcraft ainda estava no topo das paradas de sucesso dos jogos online. Apesar do jogo ainda estar entre os meus jogados do mundo, games como o League of Legends e as dezenas de MMOs gratuitos começaram a chamar mais a atenção, e aí o principal jogo online da Blizzard começou a perder terreno e assinaturas, chegando a ter 6.8 milhões de assinantes atualmente. Nesse meio tempo pouco se soube sobre o jogo, prometendo ser um MMO next-gen, mas eles nunca anunciaram de fato o jogo, com alguma cena em CG, gameplay, nada.

Então em 2013 a empresa chegou a anunciar que o jogo estava sendo reiniciado, apenas explicando que a empresa tinha encontrado problemas no projeto, e realocaram 70 dos 100 funcionários que estavam dedicados a ele. Os outros 30 ficariam pra reiniciar o projeto totalmente do zero, esperando lançar o game em 2016. A esperança é sempre a última que morre, e muitos jogadores e fãs da empresa sempre esperam algo top da Blizzard, pois ela nunca tinha pressa para lançar os jogos, e sempre lançava os jogos com qualidade.

Mas nem sempre a gente vê ela cancelando projetos, apesar deles terem feito isso com outros jogos. Segundo uma reportagem do Polygon, o jogo está oficialmente cancelado. Mike Morhaime, CEO da empresa e um dos fundadores, foi entrevistado pelo site e ele comentou que eles queriam fazer um jogo realmente ambicioso, mas eles não conseguiram.

“Nós não encontramos a diversão”, disse Morhaime. “Nós não encontramos a paixão. Nós conversamos sobre como colocamos ele em um período de reavaliação, e, na verdade, nós reavaliamos se esse é o jogo que realmente queríamos estar fazendo. A resposta é não.”

Já o Chris Metzen, vice-presidente de enredo e desenvolvimento de franquias, chamou esta decisão de “excruciante”. Morhaime concordou:

“É sempre muito, muito difícil tomar esse tipo de decisão. Foi difícil quando cancelamos Warcraft Adventures. Foi difícil quando cancelamos StarCraft Ghosts. Mas isso sempre resultou em trabalho de melhor qualidade”.

“A disciplina de saber quando parar é importante”, disse Metzen. “Estávamos perdendo a perspectiva e ficando perdido no mato um pouco. Tivemos que nos permitir dar esse passo para trás e reavaliar por que diabos estávamos fazendo aquela coisa, em primeiro lugar.”

Na entrevista eles também comentaram que eles prosseguiram nesse projeto por conta do sucesso do World of Warcraft, e fizeram uma reavaliação se isso era algo que eles realmente queriam fazer, pois pela empresa ter uma mentalidade de entregar o melhor produto possível, e o mais divertido possível, eles optaram pelo cancelamento. Também comentaram que querem dar suporte ao World of Warcraft quando puderem, e que não querem ser uma empresa que é identificada por um gênero, e sim uma empresa que está fazendo grandes jogos. Projetos “menores”, como o Hearthstone e o “não tão menor” Heroes of The Storm também mostraram a eles que eles não precisam criar um produto de uma certa escala para conseguir funcionar. E que eles querem também emocionar as pessoas.

Com o cancelamento de um MMO dessa magnitude (frisando que o jogo mal tinha informações sobre ele divulgadas) a Blizzard pode estar optando por fazer jogos com mais “pé no chão”, e um MMO invariavelmente é um projeto de larga escala e com mais riscos, ainda mais na situação atual, onde jogos como o Elder Scrolls Online e o Wildstar estão tendo dificuldades para emplacar. Não quer dizer que ela não possa fazer um MMO no futuro, mas acho que eles podem ter decidido esperar o lançamento da nova expansão do World of Warcraft, que acontecerá agora em novembro, para saber o que eles podem decidir quanto ao futuro do próprio jogo, que foi um dos mais bem-sucedidos do gênero. Pelo jogo estar perdendo assinantes ano após ano, o jogo ainda é altamente rentável, mas eles sabem que a situação não está tão confortável assim, e que eles precisarão virar o jogo para conseguir manter o World of Warcraft de pé.

Rodrigo Flausino

Editor de conteúdo do GameHall e do Select Game e desenvolvedor de softwares nas horas vagas. Meio ranzinza de vez em quando, mas é gente boa. Vivia reclamando. Gamer quase hardcore. Tem um PS3, um PlayStation 4 e um PC razoável que roda a maioria dos games atuais!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desabilite o Adblock para continuar acessando o site!